Instituto Politécnico de Viseu com acreditação validada por mais seis anos

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) viu a respetiva acreditação validada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES, por mais seis anos.
O processo de avaliação do Instituto Politécnico de Viseu, iniciado em março de 2023, termina agora com a notificação sobre a atribuição da acreditação por um período de seis anos, o máximo possível de conceder.
Segundo o presidente da instituição de Ensino Superior, José dos Santos Costa, o IPV é merecedor da distinção concedida e reflete o sério compromisso de toda a comunidade académica com a política da qualidade e com os valores institucionais.
“A avaliação institucional ocorre de seis em seis anos e incide sobre a estratégia e modelo de governo, sobre o ensino, a investigação e transferência de conhecimento, a internacionalização e cooperação e sobre os recursos disponíveis (recursos humanos – docentes, investigadores e técnicos, administrativos e gestores, instalações e equipamentos e sustentabilidade institucional)”, explica o IPV.
Para além destes assuntos, foi solicitado que cada instituição desenvolvesse um tema à escolha, tendo o IPV “optado pelos valores assumidos na instituição no que diz respeito à democracia, ao diálogo, ao respeito mútuo e à transparência, que definem a área da responsabilidade social como um pilar transversal a toda a academia”.
A avaliação pretende capacitar as instituições na apreciação do desempenho, em comparação com os padrões e linhas de orientação para a garantia da qualidade no espaço europeu do ensino superior (ESG – standards and guidelines for quality assurance in the european higher education area), identificando pontos fortes e fracos, instâncias a necessitar de desenvolvimento, e prestando regularmente informação fundamentada à sociedade. Uma prática promotora da qualidade das instituições, e facilitadora do reconhecimento de graus e de mobilidade no seio da Europa.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-07-15 10:12:39

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

CIM Viseu Dão Lafões reforça aposta na separação de biorresíduos e celebra contratos com autarquias

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões celebrou novos contratos com as autarquias da região, no âmbito do Programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”.
De acordo com a CIM, o programa “RecolhaBio”, financiado pelo Fundo Ambiental, tem como principal objetivo aumentar a quantidade e a qualidade da recolha e reciclagem de biorresíduos, nomeadamente resíduos alimentares e resíduos biodegradáveis provenientes de jardins e parques.
“A iniciativa pretende promover a reciclagem dos biorresíduos na sua origem, evitando a deposição em aterros e potenciando assim os benefícios ambientais e económicos desta prática", explica a organização.
Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “a gestão sustentável dos biorresíduos é cada vez mais importante para a transição verde do nosso território. Este programa, que assinámos com os autarcas da região, permite-nos otimizar a recolha seletiva e transformar o que antes era desperdício num recurso económico, ao mesmo tempo que evitamos os custos decorrentes da necessidade da sua eliminação. A CIM Viseu Dão Lafões continuará a investir em soluções que coloquem a região na vanguarda da sustentabilidade e da competitividade económica”.
O Programa “RecolhaBio” tem como metas específicas apoiar iniciativas que aumentem a capacidade dos municípios para desviar e recolher de forma seletiva os resíduos urbanos, com foco nos biorresíduos. Contempla a aquisição de equipamentos e infraestruturas para a recolha seletiva, projetos de compostagem comunitária, assim como a sensibilização da população geral para esta temática.
O financiamento do Programa “RecolhaBio” para a região Viseu Dão Lafões ascende, nesta fase, a 350.000 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 100%.

Local/Regional

Quatro municípios do distrito de Viseu recebem galardão de 'Autarquia Familiarmente Responsável'

Os municípios de São Pedro do Sul, Viseu, Cinfães e Tarouca foram premiados, mais uma vez, com a Bandeira Verde pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, em reconhecimento às medidas de apoio às famílias. A distinção é atribuída  pleo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
A cerimónia de entrega decorreu, esta quinta-feira (17 de outubro), em Coimbra. A atribuição do galardão tem por base uma avaliação das políticas implementadas pelas autarquias, que abrangem diversas áreas, incluindo educação, ação social, desporto, cultura, habitação, transportes, entre outras.
De acordo com o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, no total, são 110 os municípios que receberam a distinção, que reconhece as autarquias com práticas efetivas de apoio às famílias, com dados reportados a 2023.

Local/Regional

Viseu: 'Há Música no Mercado' volta, esta sexta-feira, ao Mercado 2 de Maio com o grupo Gin Sónico

Esta sexta-feira, dia 18 de outubro, o Mercado 2 de Maio, em Viseu, volta a contar com música e animação, desta vez com o grupo Gin Sónico, a partir das 18h00. A iniciativa "Há música no mercado" é quinzenal e pretende, segundo a autarquia viseense, levarartistas locais ao centro da cidade de Viseu. O projeto arrancou no dia 04 de outubro. Segundo a Câmara Municipal, há atuações marcadas ainda para os dias 01 e 15 de novembro.

Local/Regional

Prémio 'Viver em Igualdade' foi atribuído, este ano, a seis autarquias do distrito de Viseu

Seis Câmara Municipais do distrito de Viseu foram distinguidas com o prémio "Viver em Igualdade" pelas boas práticas no âmbito da Igualdade de Género, Cidadania e Não Desciminação.
Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Carregal do Sal, Lamego e Armamar são as autarquias reconhecidas. Em causa está a organização e funcionamento do município e as atividades desenvolvidas em matéria de Igualdade entre mulheres e homens, na prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais.
A entrega do prémio está agendada para Vila de Rei, na próxima quinta-feira (24 de outubro), dia em que se comemora o Dia Municipal para a Igualdade.
O Prémio Viver em Igualdade é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) Portugal + Igual.
Este ano são premiadas 58 Câmaras Municipais, entre as quais Nelas, duas Comunidades Intermunicipais e uma Junta de Freguesia.

Local/Regional

Pepe deixou a bola para subir à Serra da Estrela, em bicicleta

Depois de em agosto ter anunciado o fim da carreira como jogador de futebol, Pepe, esteve esta semana na Serra da Estrela, onde, em plena aventura, percorreu vários quilómetros de bicicleta. O antigo jogador e ex-capitão do FC Porto, de 41 anos, publicou nas redes sociais várias fotografias do percurso que efetuou entre a cidade de Seia e o ponto mais alto de Portugal Continental.
“Corpo, mente, vida” foi a descrição que fez o antigo jogador do FC Porto, do Besiktas, do Real Madrid e ainda do Marítimo.
A Câmara Municipal de Seia já reagiu, também nas redes sociais. “Obrigado pela visita Pepe. Volta sempre, estaremos de braços abertos para te receber”, pode ler-se.

Arte e Cultura

Mangualde: esta sexta-feira, à noite, há teatro para ver na Biblioteca Municipal

No âmbito da programação “Dias de Festa” da Câmara Municipal de Mangualde, esta sexta-feira, 18 de outubro, as companhias Teatro da Palmilha Dentada e o Teatro da Serra do Montemuro, apresentam às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a peça “A cidade e as serras” (não é Eça). Um espetáculo que chegou a estar agendado para setembro, mas devido aos incêndios que assolaram o concelho de Mangualde, o mesmo foi adiado.
A história da peça passa-se numa aldeia, Terras de Sol Posto, no meio da serra, com dois habitantes, que tratam de uma única ovelha, já que o resto do rebanho mudou-se para a cidade, em busca de uma vida melhor.
Um dia chegam à localidade duas pessoas com a promessa de desenvolvimento. Um empreendedor pretende criar um lar e, por outro lado, uma estudante quer explorar uma mina de lítio. Com tanta promessa de progresso, a comunicação social fica curiosa. Para ver às 21h30 desta sexta-feira.