Mangualde: livro 'O líder afetuoso', de Paulo Girão Costa, é apresentado, este sábado (c/áudio)








“O líder afetuoso” é o título do livro do mangualdense Paulo Girão Costa, que é apresentado, este sábado à tarde (15h00), na Biblioteca Municipal de Mangualde. A obra, destinada a crianças e jovens, aborda a questão da liderança humanizada, como o próprio contou à Dão Digital.
Para o autor, o objetivo do livro passa por abordar a liderança com uma linguagem mais acessível. 
O livro apresentado este sábado é a segunda obra de Paulo Girão Costa sobre o tema. Em 2021 lançou “O líder”. Para além dos dois livros, o mangualdense também já editou uma música sobre a temática.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-09-06 14:17:19

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Quase 300 bombeiros combatem os incêndios no concelho de Nelas

No concelho de Nelas, a situação dos incêndios mantém-se crítica. Às 17h30, a situação mais complicada era em Folhadal, onde estavam 240 operacionais apoiados por 66 viaturas e um meio aéreo. Em Vale de Madeiros algumas habitações estiveram em perigo. Próximo de Canas de Senhorim, as chamas também estiveram muito próximas de algumas fábricas.
Em Senhorim, e de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 17h30 estavam no combate às chamas 76 operacionais apoiados por 20 viaturas.

Local/Regional

Município de Viseu abriu candidaturas para bolsas de estudo nas áreas da Música, Dança e Teatro

Com o objetivo de encorajar e desenvolver os valores da cultura, solidariedade social e apoio aos jovens que despontem nas áreas da Música, Dança e Teatro, o Município de Viseu abriu as candidaturas para a atribuição de bolsas de estudo a alunos a frequentar o Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, na área da Música, e a Escola de Dança Lugar Presente, nas áreas de Dança e Teatro.
Segundo a autarquia viseense, são dez as bolsas a atribuir, em cada escola, tendo em conta critérios específicos como situação socioeconómica do agregado familiar, potencial artístico do candidato e naturalidade/residência no concelho de Viseu. As bolsas têm a duração de dez meses durante o ano letivo 2024/2025, e as candidaturas estão abertas até dia 27 de setembro.
Toda a informação está disponível no site: https://www.cm-viseu.pt/pt/areas-servicos/cultura/bolsas-de-estudo-nas-areas-da-musica-da-danca-e-do-teatro/

Local/Regional

Viatura de combate aos incêndios, dos bombeiros de Penalva do Castelo, ardeu em Mareco

Uma viatura pesada dos Bombeiros de Penalva do Castelo foi destruída pelas chamas, na manhã desta segunda-feira (16 de setembro), durante o combate ao incêndio em Mareco. Resultou ainda um ferido considerado leve.
Às 15h45, mantinham-se ativos, no concelho, dois incêndios. Um em Mareco e outro em Valamoso. No total estão no terreno 200 operacionais, apoiados por 60 viaturas e quatro meios aéreos.
Os bombeiros locais apelam a que a população tente manter os terrenos húmidos à volta das habitações.

Local/Regional

Tempo quente e seco na última semana de verão. IPMA alerta para prevenção de incêndios

O tempo quente e seco mantém-se até quinta-feira (19 de setembro), na região de Viseu. A temperatura desce apenas no final da semana.
De acordo com a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento também vai continuar a soprar forte. A meteorologista alerta para uma maior prevenção e vigilância aos incêndios durante estes dias.

Local/Regional

Fogo de Mareco já passou ao concelho de Mangualde. Em Nelas estão dois fogos ativos

As chamas não dão tréguas no concelho de Penalva do Castelo. Desde as 00h00 desta segunda-feira (16 de setembro) que um incêndio lavra em Mareco, em zona de mato. Segundo informações das autoridades, o incêndio de Mareco já passou para o concelho de Mangualde. No local estão mais de 130 operacionais de diversas corporações de bombeiros apoiados por 45 viaturas e sete meios aéreos.
Ainda no concelho penalvense, outro incêndio ativo, esta manhã de segunda-feira na aldeia de Valamoso. Incêndio que deflagrou no domingo.
A situação também é crítica no concelho de Nelas, com dois incêndios ativos. Em Folhadal onde estão mais de 20 operacionais e cinco viaturas. Já em Senhorim, combatem as chamas mais de 60 operacionais apoiados por 15 viaturas e um meio aéreo. 
Às 12h30, e segundo informações do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, não havia habitações em risco. 

País

Desde o início deste ano, a GNR deteve, no país, 26 suspeitos do crime de incêndio florestal

Desde 01 de janeiro e até ao dia 12 de setembro, deste ano, a GNR realizou, a nível nacional, mais de 38 251 patrulhas, que resultaram na identificação de 361 suspeitos e na detenção de 26 indivíduos pelo crime de incêndio florestal. Ainda neste âmbito, a foram registados, pela GNR, 5 049 incêndios rurais, os quais resultaram em 15 070 hectares de área ardida.
Do total de incêndios investigados pela GNR, no que diz respeito às causas, 28% são devidos ao uso negligente do fogo (queimas, queimadas, entre outros), 26% são causas indeterminadas, 25% são devidos a incendiarismo, 13% devem-se a causas acidentais (transportes e comunicações), 4% são derivadas de reacendimentos, 1% são causas naturais e 1% devem-se a causas estruturais (caça e uso do solo).