Fogo de Mareco já passou ao concelho de Mangualde. Em Nelas estão dois fogos ativos

As chamas não dão tréguas no concelho de Penalva do Castelo. Desde as 00h00 desta segunda-feira (16 de setembro) que um incêndio lavra em Mareco, em zona de mato. Segundo informações das autoridades, o incêndio de Mareco já passou para o concelho de Mangualde. No local estão mais de 130 operacionais de diversas corporações de bombeiros apoiados por 45 viaturas e sete meios aéreos.
Ainda no concelho penalvense, outro incêndio ativo, esta manhã de segunda-feira na aldeia de Valamoso. Incêndio que deflagrou no domingo.
A situação também é crítica no concelho de Nelas, com dois incêndios ativos. Em Folhadal onde estão mais de 20 operacionais e cinco viaturas. Já em Senhorim, combatem as chamas mais de 60 operacionais apoiados por 15 viaturas e um meio aéreo. 
Às 12h30, e segundo informações do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, não havia habitações em risco. 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-09-16 12:39:18

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Distrito de Viseu ainda com vários incêndios ativos ao final da tarde desta quarta-feira

Às 17h30 desta quarta-feira (18 de setembro) ainda se mantinham ativos vários incêndios no distrito de Viseu. 
No concelho de Mangualde estão quase 300 operacionais no combate às chamas nas freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, Freixiosa e Abrunhosa-a-Velha.
Devido ao incêndio que deflagrou no concelho de Nelas, no Folhadal, e que se estendeu a Carregal do Sal ainda mobiliza quase 200 bombeiros e em S. Pedro do Sul ainda estão ativas várias frentes com 176 operacionais e mais de 50 viaturas.

Local/Regional

Mangualde: incêndio de Póvoa de Cervães está mais calmo depois de dois dias difíceis (c/ áudio)

Cerca de 80 por cento da freguesia de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, no concelho de Mangualde, foi afetada pelas chamas, esta terça e quarta-feira (17 e 18 de setembro).
O dia mais crítico foi esta quarta-feira, com mais de uma centena de operacionais no combate ao fogo. Às 17h00, o presidente da União de Freguesias fez o ponto de situação à Dão Digital. Rui Valério disse que a situação está mais calma, mas ainda se verificam alguns reacendimentos.

Local/Regional

Viseu: iniciativas da Feira Franca e concerto de Marisa Liz cancelados devido aos incêndios

Devido aos diversos incêndios que continuam a devastar a região de Viseu, o Município de Viseu decidiu cancelar todas as atividades e iniciativas previstas na programação da Feira Franca de Viseu até sexta-feira, 20 de setembro. Também o concerto de Marisa Liz, agendado para sexta-feira, pelas 22h00, no Adro da Sé, foi cancelado, numa decisão conjunta da Viseu Marca e da autarquia viseense. 
“Estamos solidários para com todos os concelhos e comunidades vizinhas que, neste momento, estão a lidar com estes incêndios, mas também com todo o país. Estamos alerta e atentos a todos e quaisquer desenvolvimentos, através do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil, para que possamos agir prontamente e evitar ao máximo o impacto dos incêndios no nosso concelho”, dá conta o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
“Endereço uma palavra de especial agradecimento e reconhecimento aos bombeiros e a todas as instituições e entidades que se encontram no terreno, mais uma vez arriscando as suas vidas em prol da segurança de pessoas e bens. Expresso as minhas condolências aos familiares das vítimas afetadas por esta tragédia e as rápidas melhoras a todos os feridos”, sublinha o autarca.

Local/Regional

Nos próximos dias aumentam as nuvens e pode chover na região de Viseu

A partir desta quinta-feira (19 de setembro), as temperaturas vão começar a baixar na região de Viseu. No distrito de Viseu, e de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a máxima vai variar entre os 24 e os 29 graus.
Na sexta-feira, a temperatura volta a descer entre 03 a 05 graus e podem ocorrer aguaceiros acompanhados de trovoada.

Local/Regional

Cine Clube de Viseu retoma as sessões de cinema esta quinta-feira à noite

As sessões de Cinema do Cine Clube de Viseu estão de regresso às noites de quinta-feira. As sessões, que acontecem no IPDJ, recomeçam, esta quinta-feira (19 de setembro), com o filme “One From the Heart”, numa nova versão pelo realizador Francis Ford Coppola, a que deu sub-título "Reprise".
Nas próximas semanas segue-se o “Grand Tour” de Miguel Gomes, a primeira obra portuguesa a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 18 anos, e cinema italiano com uma representação de peso, “O Milagre de Milão” de Vittorio De Sica, e “A Quimera” de Alice Rohrwacher. 
As sessões estão agendadas para as 21h00.

Local/Regional

Mangualde com cerca de 10 casas afetadas e mais de cinco mil hectares de área ardida (c/ áudio)

Números provisórios da Câmara Municipal de Mangualde apontam para cerca de uma dezena de casas afetadas, no concelho, pelos incêndios dos últimos dias.
Depois de uma reunião com o Ministro-adjunto da Coesão Territorial, o autarca, Marco Almeida, referiu que, até esta quarta-feira, arderam mais de cinco mil hectares de área ardida, desde floresta até terrenos agrícolas.
Segundo o autarca mangualdense, estes incêndios, desde segunda-feira (16 de setembro), já são considerados mais graves do que os registados em outubro de 2017. Marco Almeida acrescenta que ainda não é possível à autarquia avançar com números concretos da destruição no concelho, uma vez que ainda há frentes ativas de fogo.