Viseu: iniciativas da Feira Franca e concerto de Marisa Liz cancelados devido aos incêndios

Devido aos diversos incêndios que continuam a devastar a região de Viseu, o Município de Viseu decidiu cancelar todas as atividades e iniciativas previstas na programação da Feira Franca de Viseu até sexta-feira, 20 de setembro. Também o concerto de Marisa Liz, agendado para sexta-feira, pelas 22h00, no Adro da Sé, foi cancelado, numa decisão conjunta da Viseu Marca e da autarquia viseense. 
“Estamos solidários para com todos os concelhos e comunidades vizinhas que, neste momento, estão a lidar com estes incêndios, mas também com todo o país. Estamos alerta e atentos a todos e quaisquer desenvolvimentos, através do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil, para que possamos agir prontamente e evitar ao máximo o impacto dos incêndios no nosso concelho”, dá conta o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
“Endereço uma palavra de especial agradecimento e reconhecimento aos bombeiros e a todas as instituições e entidades que se encontram no terreno, mais uma vez arriscando as suas vidas em prol da segurança de pessoas e bens. Expresso as minhas condolências aos familiares das vítimas afetadas por esta tragédia e as rápidas melhoras a todos os feridos”, sublinha o autarca.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-09-18 16:33:46

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Tondela associa-se às Jornadas Europeias do Património, entre esta sexta-feira e domingo

O Município de Tondela associou-se às Jornadas Europeias do Património que se celebram entre sexta-feira e domingo (de 20 a 22 de setembro), organizando uma iniciativa na manhã de sábado na Igreja Velha de Canas de Santa Maria.
O programa das jornadas tem início marcado para as 09h15, com a sessão de abertura a cargo do vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro da cultura, João Carlos Figueiredo.  Segue-se, às 09h30, a apresentação dos resultados dos trabalhos de arqueologia realizados no templo religioso que datará do século XII por Jorge Arrais do gabinete de arqueologia e património da Câmara Municipal de Tondela, Nuno Barraca da GeoAviz e Gabriel Pereira da Nexo – Património Cultural.
A Igreja Velha de Canas de Santa Maria, cuja fachada é Monumento Nacional desde 1926, começou a ser intervencionada em 2019 pelo município. As obras incidiram principalmente em reparações estruturais e na requalificação do espaço exterior. Além dos trabalhos de arquitetura, no âmbito da arqueologia, foram realizadas algumas sondagens cujos resultados serão agora tornados públicos. 
Após a apresentação realizar-se-á, pelas 11h00, uma visita a uma exposição que dá a conhecer o projeto de reabilitação realizado no tempo religioso e que custou 198 mil euros.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que envolve vários países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus, para a importância da salvaguarda do património.
Sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras é o grande objetivo desta atividade, que procura ainda valorizar o mosaico cultural europeu.
“Rotas, Redes e Conexões” é o tema escolhido para esta edição 2024.

Local/Regional

Mangualde acolhe, no sábado, iniciativa que 'ensina' município a ser mais sustentável

A cidade de Mangualde vai acolher, no sábado (21 de setembro), a iniciativa “Viagem pelo Clima”. Um projeto promovida pela Get2C, ao qual Mangualde se associou, com o objetivo de promover ações de consciencialização sobre as alterações climáticas e os desafios enfrentados pelas comunidades na adaptação a um futuro mais sustentável. A iniciativa está a percorrer, até 01 de outubro, oito municípios parceiros.
Durante a viagem, a Equipa Ar, Equipa Terra e Equipa Água promovem atividades que permitem à população refletir sobre o impacto das escolhas no clima e na vida comunitária, enfrentando diversos desafios em cada município.
Mangualde acolhe a Equipa Ar, no sábado, com o desafio “Mangualde? Já precisa de balde!”.
De acordo com a organização, consiste numa atividade interativa e educativa que pretende sensibilizar a comunidade mangualdense sobre a importância da separação correta e posterior entrega dos bio resíduos de forma a garantir o sucesso do projeto piloto a ser implementado.
“Os participantes irão ter de passar por diferentes estações onde aprenderão sobre a definição de bio resíduos e a importância de sua gestão adequada. Esta ação visa apoiar a divulgação do projeto piloto de recolha porta a porta de bio resíduos no município”, explica.
Os principais objetivos do desafio são sensibilizar a comunidade para a importância da separação e entrega dos bio resíduos. Divulgar o projeto piloto de recolha porta a porta de bio resíduos em Mangualde. Promover a participação ativa da sociedade civil em iniciativas ambientais. Criar uma atividade lúdica que envolva diferentes faixas etárias, promovendo a educação ambiental de forma divertida.
As três equipas Ar, Terra e Água vão executar diferentes rubricas para impactar o município. Na Rota da Sustentabilidade Municipal vão desafiar os negociantes locais a calcular a sua pegada de carbono através da aplicação Get2ZeroforPeople. Na rubrica Climate Stories, as equipas vão visitar e entrevistar pessoas e entidades locais que se destacam pela sua contribuição para a sustentabilidade.
A equipa que vencer a competição terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, em novembro deste ano, e participar na COP 29, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

País

Esta sexta-feira é Dia de Luto Nacional pelas vítimas dos incêndios

Esta sexta-feira (20 de setembro) é Dia de Luto Nacional pelas vítimas dos incêndios que fustigaram várias regiões do país, incluindo o distrito de Viseu. Uma deliberação do Governo aprovada pelo Conselho de Ministros, que reuniu esta quinta-feira.
Os últimos dias foram de tragédia para muitas famílias com a perda de bens materiais, mas também de familiares. Portugal regista sete mortos, dos quais três são bombeiros e dois sem consequência direta dos fogos. Um destes casos aconteceu em Almeidinha, no concelho de Mangualde.
No total, há a registar 166 vítimas, sendo 71 pessoas assistidas (sem necessidade de tratamento hospitalar), 78 feridos ligeiros e 12 feridos graves.
Também dezenas de habitações e empresas foram destruídas ou parcialmente afetadas.

Local/Regional

Nelas: autarquia presta apoio e faz levantamento das necessidades da população afetada no concelho

A Equipa multidisciplinar do Município de Nelas de Apoio Social e Comunitário está em contacto com a população local com o objetivo de prestar apoio a que foi afetado pelos incêndios, mas também para proceder ao registo de prejuízos e danos e para fazer um levantamento das necessidades.
Na quarta-feira (18 de setembro), a Equipa Municipal, composta pelos serviços de Ambiente, Ação Social, Saúde e Educação do Município de Nelas, esteve na Freguesia de Senhorim. De acordo com a autarquia, nas aldeias de Cagunça, Carvalhas, Casal Sandinho, Fonte do Alcaide, Igreja, Moinhos, Quinta do Lila e Vila de Senhorim as perdas são bastante significativas, sobretudo na parte agrícola, alfaias, tratores, automóveis, lenha, bem como destruição de floresta, vinhas, olivais e árvores de fruto e de infraestruturas.
"Os danos causados pelo incêndio nas freguesias de Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo serão igualmente objeto de levantamento de necessidades e apoio da equipa e dos serviços de Proteção Civil do Município", refere a Câmara Municipal de Nelas.
"Além desta equipa de apoio que se encontra no terreno, os munícipes que tenham prejuízos decorrentes dos incêndios podem dirigir-se à sua Junta de Freguesia para reportar os prejuízos sofridos: Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim, Lapa do Lobo, Nelas e Senhorim" apela.

Linha de Apoio Municipal: 963 633 682 e 232 944 842.

Desporto

Incêndios levam Associação de Futebol de Viseu a cancelar os jogos deste fim-de-semana

Devido aos incêndios que, nos últimos dias, têm afetado o distrito de Viseu, a Associação de Futebol de Viseu (AFV) decidiu adiar os jogos agendados para este fim-de-semana (20, 21 e 22 de setembro).
A associação justifica a medida com a falta da realização de treinos pelo perigo da inalação de fumos que se mantém na região, também o encerramento de diversos espaços desportivos municipais, também pelo facto de a comunidade, entre alguns agentes desportivos, estarem envolvidos no combate aos incêndios.
Em comunicado, a organização manifesta “apreço e admiração pelo trabalho inexcedível que tem vindo a ser desenvolvido pelos Bombeiros, pela Proteção Civil, pelos Municípios, e população em geral, desejando que a breve prazo se consiga resolver a situação de calamidade na qual o País e o nosso Distrito lamentavelmente se encontram”.
Os jogos cancelados para este fim-de-semana serão reagendados em datas futuras, mas para os jogos agendados o fim-de-semana seguinte serão precedidos por um minuto de silêncio.

Local/Regional

Viseu: Desfile Nacional do Traje Popular Português adiado para 2025. Estava agendado para domingo

Para além das atividades programadas na Feira Franca, em Viseu, que foram já canceladas previamente, a Federação do Folclore Português, numa decisão conjunta com o Município de Viseu, decidiu adiar, para o próximo ano, o XXVII Desfile Nacional do Traje Popular Português, que estava agendado para sábado (21 de setembro), no Campo de Viriato.
De acordo com a autarquia viseense, a decisão foi tomada tendo em conta o estado de calamidade decretado em muitos municípios, a previsão de chuva para sábado e a incerteza quanto ao desenvolvimento dos incêndios. A autarquia acrescenta que “deslocar perto de 1200 pessoas para uma região tão afetada do país não era prudente, tendo sido relevada a segurança dos participantes e dos visitantes do evento”.