Lamego: albergue para peregrinos de Santiago inaugurado em Magueija

A antiga Escola Primária de Magueijinha, no concelho de Lamego é o primeiro albergue, constituído oficialmente no concelho, de apoio aos peregrinos do Caminho Português Interior de Santiago. O novo alojamento tem capacidade para 12 pessoas e já está aberto ao público.
A infraestrutura é gerido pela junta de freguesia local.
“Os Caminhos de Santiago dinamizam os territórios que atravessam e contribuem para a diversificação da oferta turística local ao longo do ano. Possuímos muitas riquezas que têm de continuar a ser exploradas, como a hospitalidade e a bondade das nossas gentes. Magueija tem uma dinâmica muito própria ligadas às tradições e uma paisagem idílica que deslumbra quem passa por estas terras. É vontade da autarquia promover a abertura de novos albergues noutros pontos do concelho”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes.
Localizado junto à EN2, o novo albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago possui um dormitório, uma cozinha, uma zona reservada a sala de convívio e sanitários completos. Tem ainda um logradouro muito aprazível para descanso dos peregrinos. A criação do novo equipamento enquadra-se na candidatura "Valorização do Caminho Português Interior de Santiago", apresentada pelos oito municípios que compõem este Caminho ao Turismo de Portugal.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-17 13:46:27

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Futsal: Fábio Neves está de regresso ao Viseu 2001

O Viseu 2001 chegou a acordo com o atleta Fábio Neves, para representar a equipa sénior de futsal na próxima época 2024/2025, no Campeonato Nacional da 3ª Divi­são de Futsal.
O clube lembra que se trata de um regresso do jogador de 21 anos ao Viseu 2001, onde fez parte da formação e que incluiu a convocatória à Seleção Nacional Sub-19 .
O atleta junta-se assim a Gustavo, Rafa Marques, Pedro Ferraz, Andrade, Breno, Gabriel e ao recente reforço Couceiro.

Desporto

Rally de Portugal: contrato-programa que oficializa passagem da prova na região foi assinado

A Turismo Centro de Portugal, o ACP - Automóvel Club de Portugal e os municípios do Centro de Portugal que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram esta terça-feira (30 de abril), o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região.
“O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional. Por outro lado, o rali cria laços afetivos entre as pessoas, em cada um dos locais por onde passa. E estes laços afetivos são essenciais para o turismo, porque fazem os visitantes quererem voltar onde foram felizes. Por tudo isto, a Turismo do Centro não poderia deixar de estar presente neste rali”, sublinhou Jorge Sampaio, membro da comissão executiva,
O dirigente da Turismo do Centro acrescentou que é graças ao esforço conjunto de várias entidades que a região tem conseguido receber, ano após ano, o Vodafone Rally de Portugal: “A possibilidade de recebermos o rali resulta de algo que estamos muito habituados a fazer, que é trabalhar em conjunto. A Turismo Centro de Portugal, as CIMs, as diversas entidades e os municípios da região têm esta capacidade de se juntarem e trabalharem em conjunto”.
Também presente na cerimónia, o presidente do ACP, Carlos Barbosa, agradeceu o esforço feito pelos municípios para receberem a competição. “Agradeço às Câmaras o esforço que têm feito todos os anos para mantermos o rali na região Centro. É muito importante o apoio das Câmaras para que o rali se consolide neste território”, salientou Carlos Barbosa.
Assinaram o contrato-programa, além de Jorge Sampaio e Carlos Barbosa, o diretor de operações do ACP, João Mendes Dias, e os autarcas representantes dos municípios. Anabela Tabaçó, vice-presidente do Município da Figueira da Foz; Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil; Rui Sampaio, presidente do Município de Góis; Ricardo Pardal, presidente do Município de Mortágua; Francisco Veiga, vice-presidente do Município de Coimbra; e João Santos, vereador do Município da Lousã.
O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00 de dia 09 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

Local/Regional

Bombeiros de Mangualde dão formação em empresas do concelho (com áudio)

Com o objetivo de capacitar a comunidade, os Bombeiros Voluntários de Mangualde estão a desenvolver ações de formação e workshops em diversas empresas do concelho. De acordo com o Comandante da corporação, Márcio Teles, a iniciativa abrange as áreas de primeiros socorros, combate a incêndios em edifícios, e processos de evacuação. 
No total, já mais de 150 colaboradores das empresas aderentes fizeram formação. De acordo com o responsável, é uma mais valia no contributo para a prestação do socorro.
Márcio Teles dá o exemplo de situações de paragens cardio respiratórias, que este ano, já ultrapassaram as 20 no concelho de Mangualde. Nestes casos, ter conhecimentos de Suporte Básico de Viseu pode ajudar a salvar vidas. 

Local/Regional

Panteão Nacional tem patente exposição sobre Aquilino Ribeiro, escritor natural de Sernancelhe

No mês em que se assinalaram os 60 anos da Morte do Escritor Aquilino Ribeiro, o Panteão Nacional, em Lisboa, recebe uma exposição de homenagem aquele que é considerado o Mestre das Letras Portuguesas do séc.XX. Intitulada “Aquilino e as Suas Paisagens Literárias – Uma Viagem pelos Concelhos de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva”, a exposição, composta por 19 painéis, está patente ao público no Coro Alto do Panteão até final de maio. A mostra destaca as paisagens, o património, a cultura e as vivências das localidades onde o escritor nasceu (Sernancelhe), onde foi batizado (Vila Nova de Paiva), e onde viveu (Moimenta da Beira e Paredes de Coura).
A exposição enquadra-se no Programa das Comemorações dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro, concretizado desde maio de 2023 pelas câmaras municipais de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Paredes de Coura, conjuntamente com o neto do escritor, Aquilino Machado, a Fundação Aquilino Ribeiro e Bertrand Editora. Comemorações que terminam no dia 25 de maio com uma cerimónia de homenagem aos prefaciadores das reedições das obras de Aquilino Ribeiro, a apresentação da reedição da obra “Geografia Sentimental” e ainda um Concerto pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Sernancelhe.

Arte e Cultura

Viseu: Teatro Viriato apresenta programação variada durante o mês de maio

O mês de maio, no Teatro Viriato, em Viseu, vai contar com performances sobre o papel e o futuro da mulher na sociedade, peças de teatro que abordam o corpo, oficinas de música, novo circo e espetáculos de teatro para famílias, concertos de bateria, seminários sobre cinema vanguardista e espetáculos de teatro.  
A começar por sexta-feira, dia 03 de maio, às 21h00, o Teatro Viriato recebe o concerto “Sangue Suor”, um projeto a seis mãos e três baterias composto pelos músicos Rui Rodrigues, Susie Filipe e Ricardo Martins. 
A companhia Amarelo Silvestre estreia, nos dias 10 e 11 de maio, o espetáculo “Corpo Título”.  Com direção artística de Rafaela Santos, este é um espetáculo que conta com a participação da Dançando com a Diferença, numa coprodução com o Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente e Cineteatro Louletano. Um espetáculo sobre o Corpo. Para os mais novos, bebés, crianças e famílias, dia 11 de maio traz novamente ao Teatro Viriato a oficina de música “Tatabitato”, de Ana Bento e Bruno Pinto. 
Também no campo da programação para famílias, Cláudia Gaiolas regressa a Viseu, nos dias 17 e 18, para mais um espetáculo do ciclo Antiprincesas. Desta vez, dão a conhecer Antónia Rodrigues, uma mulher à frente do seu tempo, que deixou a sua vila ao pé do Rio Vouga em busca de uma vida de aventuras, nomeadamente a bordo das caravelas portuguesas. 
Nos dias 23, 24 e 25, o Teatro Viriato acolhe a estreia europeia de “BU!”, uma performance da artista brasileira Vanessa Martins. A artista materializa ironicamente, numa só boneca, os desejos do patriarcado e do mundo capitalista.  
Ainda este mês, o Teatro Viriato promove mais uma sessão da oficina Casa Aberta/Open House, com a companhia Oliveira & Bachtler, no dia 25. Quase no final do mês a companhia Mala Voadora apresenta a peça “Old Cock”, nos dias 28 e 29 de maio. A peça será apresentada no dia 29 para público geral e no dia 28 para turmas do ensino secundário e ensino superior.  
O mês termina com o seminário “Cinema de Vanguarda/Nos anos 1930 a 1970 norte-americanos”, que acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, com o historiador de cinema Richard Peña. É organizado pelo Teatro Viriato em parceria com o Cine Clube de Viseu.

Local/Regional

Alunos de Mangualde construiram laço humano contra os maus tratos às crianças e jovens

No âmbito do “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mangualde, em colaboração com a autarquia, promoveu diversas iniciativas, durante o mês de abril, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.
Pela cidade foram colocados diversos laços azuis, realizados por instituições e escolas do concelho mangualdense.
Para fechar o mês dedicado à temática, centenas de alunos do Agrupamento de Escolas juntaram-se na Escola Secundária Felismina Alcântara e construíram, esta terça-feira (30 de abril), um “gigante” laço humano.
A iniciativa estava prevista para o Largo Dr. Couto, mas a previsão de chuva levou a organização a cancelar a ação.