Parque florestal de Lamego e Viseu beneficiam de medida de Resiliência dos Territórios Face ao Risco

Parques florestais de Lamego e Viseu vão beneficiar do programa Resiliência dos Territórios Face ao Risco que disponibiliza 1,5 milhões de euros para sete parques situados em espaços urbanos na região norte do país. Para além de Lamego também a Quinta do Soqueiro em Viseu é contemplada.
O programa governamental Resiliência dos Territórios Face ao Risco foi esta quarta-feira (11 de agosto) apresentado, e disponibiliza 45 milhões de euros para ações de recuperação, beneficiação e rearborização de áreas florestais, mas também para a modernização dos viveiros públicos.
“São de facto 45 milhões de euros destinados ao restauro dos ecossistemas”, disse aos jornalistas o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
A verba será utilizada para intervir nos perímetros florestais, onde o ministro destacou o “papel da maior relevância” das associações de produtores florestais, “mormente dos baldios”.
Outro objetivo, acrescentou João Pedro Matos Fernandes, passa pelo combate à desertificação.
“O deserto não se combate regando, não vale a pena ir com mangueiras. O deserto combate-se garantindo que o solo é mais rico, tem mais matéria orgânica e a forma mais perene de garantir que essa matéria orgânica está no solo é plantando árvores”, argumentou.
O ministro do Ambiente avisou ainda que, para cumprir o objetivo do Governo de que Portugal tenha uma floresta “essencialmente baseada em árvores autóctones”, não existem plantas e sementes em quantidade suficiente para poder plantar todas as árvores novas que se quer.
“E, por isso mesmo, este grande investimento nos viveiros, esta descoberta de um Portugal onde não existem ainda viveiros de plantas dunares e a criação de um deles”, frisou Matos Fernandes, aludindo, também, ao investimento nos parques florestais, “alguns deles abandonados e que, estando na periferia próxima dos centros urbanos, são grandes espaços de educação ambiental e de educação para a floresta”.
A maior ‘fatia’ - 25 milhões de euros - fica reservada para a recuperação e manutenção dos territórios submetidos ao Regime Florestal (Matas Nacionais e Perímetros Florestais), dos quais poderão ser beneficiários o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e entidades gestoras dos baldios.
Dez milhões de euros são destinados à “[re]arborização de áreas ambientalmente sensíveis e suscetíveis à desertificação e de ações que promovam o aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo”.
O programa disponibiliza ainda dois milhões de euros para mais do que duplicar a capacidade de produção de plantas nos viveiros públicos (prevendo uma produção média anual de 2,25 milhões), mas também investir no Centro Nacional de Sementes florestais.


Publicidade

 

 


2021-08-11 16:29:52
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Cultura

Mangualde: dezenas de pessoas participaram na visita guiada à Igreja Matriz (com áudio)

No âmbito das visitas ao patrímónio histórico do concelho de Mangualde, promovidas por João Carlos Alves, investigador e docente de História, este sábado (16 de outubro) foi retomada a iniciativa depois de um interregno devido à pandemia.
A Igreja Matriz, também conhecida por Igreja de S. Julião e classificada como Monumento de Interesse Público desde 1983, foi o monumento escolhido para a visita guiada orientada João Carlos Alves, see que contou com a participação de dezenas de pessoas.
A iniciativa contou com a presença de alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde e encarregados de educação, alunos da Universidade Sénior e elementos da Associação Cultural Azurara da Beira (ACAB).
João Carlos Alves explica os objetivos das visitas guiadas ao património do concelho de Mangualde.


 

Local

Três homens detidos por tráfico de droga em Santa Comba Dão e Carregal do Sal

Por tráfico de droga nos concelhos de Santa Comba Dão e Carregal do Sal, três homens com idades compreendidas entre os 24 e os 36 anos, foram detidos pela GNR.

As detenções ocorreram no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de nove meses, na qual já tinham sido detidos dois homens no dia 28 de julho, ficando um deles em prisão preventiva.

Desta vez, os militares efetuaram diversas buscas que culminaram na detenção dos três suspeitos e na apreensão de diverso material, nomeadamente:

50 doses de cocaína, 50 doses de heroína, três balanças de precisão, sete telemóveis, um computador portátil, uma trotinete elétrica, vários cartões de cidadão furtados e diverso material de embalamento de droga.
No decorrer da operação foi ainda constituída arguida uma mulher de 24 anos pelo mesmo crime.
Depois de ouvidos em tribunal, um dos suspeitos ficou sujeito a apresentações diárias e os restantes a apresentações bissemanais às autoridades.

Local

Nelas: antigos mineiros em vigília este sábado à noite (com áudio)

Antigos mineiros da Urgeiriça e respetivas famílias manifestam-se este sábado (16 de outubro), no concelho de Nelas, contra o atraso na recuperação das habitações contaminadas com radiações.
António Minhoto, porta-voz dos ex trabalhadores, considera lamentável que as casas contaminadas continuem a ser habitadas.
Os ex-trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio e os moradores da Urgeiriça, exigem receber o relatório sobre as 28 habitações intervencionadas no âmbito do processo de recuperação ambiental.
Para este sábado às 21h00 está prevista uma manifestação para pressionar o Governo para o acelerar do processo de descontaminação das habitações e novos protestos podem acontecer.

 

Desporto

Atletas femininas do Desportivo de Mangualde chamadas à seleção distrital da AFV

Laura Silva (Sub16), Laura Garcia (Sub14) e Telma Ribeiro (Sub14), atletas femininas do Grupo Desportivo de Mangualde (GDM) foram convocadas para integrarem os treinos das Seleções Distritais da Associação de Futebol de Viseu (AFV). A informação foi avançada pelo clube mangualdense.
Treinos que estão agendados para segunda-feira, dia 18 de outubro, no Complexo Desportivo de Castro Daire.
As Seleções Distritais da AFV iniciam assim a preparação para os torneios que vão decorrer no próximo mês de dezembro, em Vila Real.
Para a Seleção Sub-14 de Futebol Feminino Foram convocadas 38 atletas, provenientes de 19 clubes dos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Viseu, que vão trabalhar sob a orientação de João Peres.
Para a Seleção Sub-16 de Futebol Feminino foram convocadas 22 atletas, provenientes de sete clubes dos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Viseu, que vão trabalhar sob a orientação de Miguel Marques.

Local

SEF faz fiscalização em Viseu e outras cidades do país. Uma centena de pessoas identificadas

Uma centena de cidadãos nacionais e estrangeiros, cinco dos quais em situação irregular, foram identificados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) numa ação de fiscalização em seis estabelecimentos de diversão noturna, em diferentes locais do país, incluindo Viseu.

O SEF refere em comunicado que a operação de fiscalização e investigação ocorreu durante a madrugada em estabelecimentos situados em Coimbra, Figueira da Foz, São João da Madeira, Leiria e Viseu.

No decurso da operação foram detetados cinco cidadãos estrangeiros em situação irregular no país, notificados para abandono voluntário, e três com relações de trabalho fictícias.

Cultura

Galeria de Arte do Solar da Porta dos Figos, em Lamego, tem patente uma exposição de pintura

"DOURO INCONVENCIONAL” é o título da exposição de pintura patente na Galeria de Arte do Solar da Porta dos Figos, situada no Bairro do Castelo, em Lamego. A mostra é da autoria de Nuno Castelo, pseudónimo de Nuno Filipe da Silva Costa.
Nuno Castelo é o criador de uma revolução pictórico-plástica e de uma nova estética de representação do Alto Douro Vinhateiro e, em especial, do Homem Duriense. Da sua criatividade nasceu, em 1993, o “Homem Garrafa”. Distinguido, no ano seguinte, com 1º Prémio Inatel, este artista plástico figura em algumas publicações nacionais e internacionais, nomeadamente da UNESCO, ao lado dos principais nomes da pintura portuguesa como Silva Porto, José Malhoa, Júlio Pomar, entre outros.
"DOURO INCONVENCIONAL” é de entrada livre e pode ser apreciada, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, até dia 20 de novembro.