Atletismo: Cristiano Pereira (CP Mangualde) vai correr no Cazaquistão, no domingo

O atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira, vai participar, no domingo (21 de abril), nos Campeonatos do Mundo de Meia Maratona e de 10 Km da Virtus. A competição decorre no Cazaquistão. O atleta, natural do concelho de Nelas, vai ser o único português em prova. O objetivo da participação passa por manter o título mundial conquistado em 2022.
Na prova de domingo vão também marcar presença atletas de oito países, desde Espanha, Polónia, Suécia, Japão, China, Bulgária e Cazaquistão.
Cristiano Pereira vai estar acompanhado do treinador da Casa do Povo de Mangualde, João Amaral.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-17 14:15:57

 

Foto: João Amaral (treinador de atletismo)

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Moimenta da Beira recebe, esta quarta-feira, um concerto de Carlos Peninha

O Mercado Municipal de Moimenta da Beira vai receber esta quarta-feira (16h00), 01 de maio, Dia do Trabalhador, Carlos Peninha e o concerto “Tocar o Chão”. A entrada é gratuita.
A acompanhar o músico viseense vão estar Sara Figueiredo (voz), Luísa Vieira (flauta e voz), André Cardoso (guitarra nylon), Daniel Tapadinhas (trompete), Miguel Cardoso (baixo elétrico e voz) e Flávio Martins (percussão).
“Tocar o Chão”, cuja autoria da música e arranjos e algumas interpretações vocais são de Carlos Peninha, conta com poemas de Amílcar Cabral, Eugénio de Andrade, João Luís Oliva, João Pedro Grabato Dias, Jorge de Sena, Luís Pastor, Miguel Torga, Ruy Belo, Teodomiro Leite de Vasconcelos.

Desporto

Tondela acolhe, no sábado, Encontro Inter concelhio Andebol4kids

Mais de uma centena de atletas vão participar no Encontro Inter-concelhio do projeto Andebol4kids, que terá lugar no próximo sábado (4 de maio) no Campo da Corte, em Campo de Besteiros, no concelho de Tondela.
A iniciativa vai juntar alunos do 3º e 4º anos de escolaridade dos municípios de Carregal do Sal, Mortágua, Nelas e Tondela. Cada concelho será representado por quatro equipas, duas masculinas e outras duas feminina, num total de 112 atletas.
O evento desportivo terá início pelas 09h00, com a receção dos participantes, seguindo-se 45 minutos depois o arranque dos jogos. A entrega dos prémios está prevista para as 17h00.
“É com uma enorme satisfação que o concelho recebe mais uma edição do encontro Inter-concelhio Andebol 4Kids para uma autêntica festa dedicada ao andebol que decorrerá na Vila de Campo de Besteiros”, afirma o vice- presidente da Câmara e vereador com o pelouro da Educação no executivo municipal, acrescentando que o concelho “tem provas dadas nesta modalidade”.
No próximo ano, o concelho será palco do Encontro Distrital do projeto, que juntará atletas de toda a região.
O Andebol 4Kids é um projeto da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol de Viseu.

Local/Regional

1º de Maio faz-se, no distrito de Viseu, com concentrações e uma manifestação (com áudio)

Com o objetivo de assinalar o 1º de Maio, Viseu, Lamego e Mangualde acolhem, esta quarta-feira, iniciativas promovidas pela CGTP. Este ano, o lema é “Aumentar salários e pensões, garantir direitos”. 
Para o coordenador em Viseu, Francisco Almeida, a data tem um significado especial, uma vez que este ano também assinala os 50 anos, em Portugal. 
Em Mangualde e Lamego estão previstas, durante a tarde, concentrações e em Viseu as comemorações contam com uma manifestação a partir das 14h00. O ponto de encontro é o Largo de Santa Cristina.

Local/Regional

Mangualde: saúde mental da mulher em destaque, na sexta-feira, na Biblioteca Municipal (com áudio)

“Feliz é a mulher que bem se quer…” é o lema da oficina que a Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe na noite de sexta-feira (03 de maio). A iniciativa, uma oficina sobre prevenção da saúde mental, é dirigida a mulheres e focada em questões de auto estima, como explica Ângela Tomás, da organização.
A atividade, marcada para as 21h00, com entrada gratuita, conta também com a participação de Alexandra Figueiredo para abordar as danças circulares meditativas e Joana Figueiredo com meditação de compaixão. Para Ângela Tomás, debater a saúde mental da mulher é importante pelas diversas vertentes que apresenta na sociedade.
De acordo com a organização, as mulheres que pretenderem participar na iniciativa, na Biblioteca Municipal de Mangualde, devem fazer-se acompanhar de uma caneca e roupa confortável. 

Local/Regional

Castro Daire: edifício da vila vai ser transformado em espaço de teletrabalho

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com o Município de Castro Daire, vai recuperar um edifício no centro da vila, através de um projeto que o transformará num moderno espaço colaborativo de coworking.
De acordo com a CIM, o edifício que será recuperado encontra-se contíguo a um solar do século XVIII – o Solar dos Mendonça. Trata-se da casa onde viveria Baltasar Coutinho, no romance “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco.
O projeto resulta de uma candidatura conjunta da CIM Viseu Dão Lafões e do Município de Castro Daire ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa 6 do PRR, que visa promover o teletrabalho. "Mais especificamente, enquadra-se no Ponto 6.2, que propõe a criação de centros de coworking através da adaptação e conversão de edifícios existentes", descreve a CIM.
"O objetivo central da iniciativa é criar em Castro Daire um espaço de coworking, que irá proporcionar os equipamentos mais modernos e as condições tecnológicas necessárias a empresários, empreendedores, startups e todos os trabalhadores que optam pelo teletrabalho neste território. O valor da empreitada totaliza 115.605 euros, acrescidos de IVA, e o prazo de execução previsto é de seis mese", explica. 
Este é o segundo projeto de recuperação de edifícios protagonizado pela CIM Viseu Dão Lafões este ano, depois de uma iniciativa idêntica ter sido lançada em janeiro, em Vila Nova de Paiva, onde uma antiga escola primária está a ser transformada num moderno espaço de coworking.
Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, "é para nós uma honra realizar este tipo de cerimónias e testemunhar o lançamento de mais uma obra que, naturalmente, vai alavancar o desenvolvimento e a coesão de todo o nosso território. Somos uma comunidade homogénea e a CIM, através dos mais variados projetos, tem realizado um trabalho consistente e de fundo em prol do desenvolvimento comum".  
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Paulo Almeida, "este é um momento bastante importante para o município de Castro Daire, na medida em que temos definido um conjunto de políticas de desenvolvimento e uma delas passa precisamente por aumentar a atratividade e a competitividade do nosso território, ao mesmo tempo que estimulamos o empreendedorismo das nossas populações. Esperamos que este seja, também, um projeto que à nossa escala também contribua para desenvolver toda a região".

 

Local/Regional

Detidos por sequestro, roubo e ofensa à integridade física grave, em Viseu e Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), em cumprimento de mandados de detenção, deteve um homem e uma mulher, em Viseu e em Coimbra, pela presumível autoria dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida, de que foi vítima um homem de 24 anos.
Os factos ocorreram, segundo a PJ, no passado dia 02 de fevereiro, quando os detidos, na companhia de um outro homem que, na altura, se encontrava evadido, a pretexto de consumirem droga, conduziram a vítima até uma zona florestal nos arredores da cidade de Viseu.
No local, afastado de habitações, foi ameaçado, de acordo com as autoridades, com uma arma de fogo, violentamente agredido, amarrado e regado com combustível. Contudo, por ter conseguido libertar-se e fugir, acabou por não ter sido incendiado. Segundo os elementos recolhidos pela Diretoria do Centro da PJ, os crimes foram motivados por questões passionais. 
Os dois detidos, com 33 e 21 anos, foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, ficando o homem sujeito à medida de coação de prisão preventiva e a mulher com apresentações semanais e proibição de contactos com os restantes intervenientes.