Automobilismo: Jorge Almeida, piloto de Mangualde, é tricampeão de perícia (com áudio)








Piloto de Mangualde, Jorge Almeida, é tricampeão nacional de perícia automóvel.
O campeonato nacional da modalidade ainda não terminou, faltam três jornadas, mas o título já está garantido, depois de ter vencido a prova do passado domingo (14 de agsoto) na Mêda.
Dez vitórias em dez jornadas, leva Jorge Almeida a fazer já um balanço positivo do campeonato.
Jorge Almeida é campeão nacional há três épocas consecutivas. O segredo é, como disse à Dão Digital, a experiência e o gosto pela modalidade há mais de 20 anos.
Apesar de ter garantido o título de campeão nacional, o piloto de Mangualde não deixa de participar nas três provas que ainda faltam para o fim do campeonato.

Publicado por: Irene Ferreira
2022-08-16 12:22:08

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: 'Sala de Estudo' é proposta ao Orçamento Participativo Jovem (com áudio)

No âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), promovido pela Câmara Municipal de Mangualde, na edição deste ano, a terceira, foram submetidos três projetos.
Uma das propostas, designada de “Sala de estudo”, os promotores pretendem a criação de uma sala de estudo para servir os alunos, dos vários níveis de ensino, do concelho de Mangualde. Segundo Diogo Silva, os horários da Biblioteca Municipal não são compatíveis com as horas de estudo dos estudantes.
A proposta sugere o antigo colégio ou a Biblioteca Municipal de Mangualde como os locais mais apropriados para acolher a “Sala de Estudo”.
A criação de uma sala de estudo é uma das três propostas do Orçamento Municipal Jovem de Mangualde que estão em votação. Outra ideia é intitulada “De Mangualde para o Mundo” diz respeito à promoção durante um fim de semana ou um mês de Ranchos Folclóricos, Grupos de Concertinas, Fanfarra, Bandas Filarmónicas, etc.
Um outro projeto designado “O Maior Sunset do Distrito de Viseu 2025”  tem como objetivo aumentar a dimensão do sunset, realizado anualmente em Mangualde, transformando-o num evento regional.
A votação já está a decorrer até 31 de julho.

Desporto

Vaz Pinto, treinador penalvense, vai treinar o Clube Desportivo de Mafra (com áudio)

O treinador de futebol, natural de Penalva do Castelo, Carlos Vaz Pinto, vai liderar a equipa técnica do Clube Desportivo de Mafra, depois de nos últimos dois anos ter treinado uma equipa na Índia.
O Mafra, que milita na 2ª Liga, é o primeiro clube profissional que o técnico vai treinar em Portugal, como o próprio disse à Dão Digital.
Vaz Pinto é o treinador principal do clube de Mafra para a nova temporada 2024/25. Para o técnico trata-se de um desafio exigente, mas diz ter boas expectativas.
Nos últimos dois anos esteve a treinar o Sreenidi Deccan Football Club, na Índia. No regresso a Portugal faz um balanço positivo da passagem pelo país indiano.
Carlos Vaz Pinto iniciou a carreira de treinador em 2003 no Sport Clube de Penalva do Castelo e já passou por Angola, Etiópia, Quénia e Índia.

Local/Regional

Chuva forte e persistente coloca distrito de Viseu sob aviso amarelo, esta segunda-feira (com áudio)

A chuva está de regresso à região de Viseu até quinta-feira (20 de junho). Para esta segunda-feira (dia 17) foi emitido, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte. Aviso que fica ativo entre as 15h00 e as 00h00 de terça-feira.
Para os próximos dias, a situação volta a agravar-se na quarta-feira, como sublinha o meteorologista Bruno Café.
O tempo volta a melhorar a partir de sexta-feira (21 de junho), com o regresso do sol e subida da temperatura.

Local/Regional

‘Voz do Interior’ é o novo hino do Académico de Viseu. Tema da autoria da fadista Mara Pedro

A Gala dos 110 anos do Académico de Viseu FC, que decorreu no domingo (16 de junho) à tarde no Teatro Viriato, em Viseu, foi encerrada com a apresentação oficial do novo hino do clube intitulado ‘Voz do Interior’, da autoria da jovem fadista viseense, Mara Pedro.
De acordo com o clube, a música que faz agora parte da história do emblema beirão, exalta o espírito do mesmo e o orgulho dos  adeptos. "A letra celebra a história e a ousadia do Académico de Viseu, destacando o fervor crescente e a determinação em alcançar novos patamares. Menciona também a importância do Estádio do Fontelo e a relevância do passado vitorioso do clube, com recurso a um refrão que convoca o Académico a manter viva a voz dos viseenses, celebrando as conquistas e o orgulho de vestir as cores do clube. As bancadas, sempre atentas, refletem a paixão dos academistas e a estratégia em campo, com a meta de se tornarem campeões. A letra termina reafirmando a lealdade e a luta incessante até o final, típica do espírito beirão indomável que representa a terra e o legado de Viriato", conta.
Em declarações, no final da Gala dos 110 anos do Académico de Viseu, Mara Pedro assumiu a grande tarefa que teve pela frente, afirmando sentir-se honrada: “Foi mesmo um grande desafio. Compactar 110 anos numa só música foi algo que nunca me tinham sugerido. Estive sempre em comunicação com o Académico, para estarmos em sintonia com aquilo que queríamos transmitir às pessoas e transportar-lhes a história do clube. Sinto-me muito feliz e honrada”, sublinha a cantora.
“Palavras-chave como ‘Viriato’, ‘Muralhas’, ‘Interior’, entre outras que são o que nós representamos, ajudaram-nos a transparecer o espírito guerreiro. Desde o início que foi incrível fazer parte deste processo. Este é um momento de agregação entre todos os academistas e, tal como dizemos na letra, este é um ponto de viragem do clube que todos desejamos que o leve em frente”, considerou a fadista e compositora viseense.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por suspeita de furto em espaço comercial

Por suspeita da prática do crime de furto em estabelecimento comercial, a PSP de Viseu deteve um homem de 25 anos. De acordo com a polícia, a esquadra foi alertada para o facto de um indivíduo estar retido por furto.
A PSP explica, em comunicado, que o suspeito, de forma dissimulada, passou as linhas de caixa com vários artigos, numa mochila, num valor de cerca de 145 euros, sem efetuar o respetivo pagamento. Acabou intercetado por dois funcionários e ao ser confrontado com o furto, o suspeito terá agredido um dos funcionários do espaço comercial.
À chegada das autoridades, o homem foi detido.

Saúde e Bem-Estar

Pediatria no Hospital de Viseu tem novo modelo de resposta desde esta segunda-feira

A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULS VDL) conta desde esta segunda-feira (17 de junho), com um novo modelo de atendimento.
De acordo com a unidade, o objetivo passa por garantir melhor resposta às crianças com doença aguda, ou seja, situações urgentes/emergentes.
O projeto “Lado a Lado na Pediatria” assenta em quatro áreas de atuação: referenciação para a Urgência Pediátrica Hospitalar; alargamento da Consulta de Doença Aguda nos Cuidados de Saúde Primários; triagem Pré-Hospitalar e Educação e Literacia.
O objetivo é envolver os Cuidados de Saúde Primários (entre as 08h e as 23h00) e os Serviços de Urgência Básica (entre as 23h00 e as 08h00), garantindo que, no período noturno, a Urgência Pediátrica de Viseu possa dar resposta aos casos emergentes (INEM), mantendo o apoio fundamental às crianças internadas e ao bloco de partos.
O Conselho de Administração da ULSVDL pretende, com esta medida, diminuir a utilização desadequada da Urgência Pediátrica, reencaminhando os utentes que se dirigem à urgência pediátrica e que podem ser vistos nos cuidados primários de saúde. Para além disso, o projeto pretende melhorar as condições de trabalho e de organização da Unidade Local de Saúde.
Assim, desde esta segunda-feira, todos os utentes com sintomas de doença aguda não emergentes (tosse, febre, náuseas, vómitos, entre outros) devem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24), e apenas quando há necessidade de observação clínica são encaminhados no próprio dia para a Urgência Pediátrica ou para a consulta nos Cuidados de Saúde Primários.
A resposta dos Cuidados de Saúde Primários é alargada com mais vagas diárias nas equipas de família. Das 20h00 às 23h00 e aos fins-de-semana vai haver um reforço de atendimento na Consulta de Atendimento Complementar Infantil dos Cuidados de Saúde Primários, no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros.