Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil apela a mais cuidados por causa do tempo quente

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para os próximos dias, prevê-se tempo quente e seco, com condições favoráveis ao
incremento do risco de incêndio rural. O IPMA destaca a subida gradual da temperatura máxima até domingo, dia 15 de agosto, mais significativa esta sexta-feira.
A humidade relativa do ar tem valores baixos, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul, fraca recuperação noturna nas terras altas do interior Norte e Centro, no Alentejo e Algarve a agravar gradualmente, sobretudo em zonas de serra devido a pronunciadas inversões de temperatura. Estão ainda previstas noites tropicais em grande parte do território e risco de incêndio elevado até à próxima segunda-feira, dia 16 de agosto, em especial no interior Norte e Centro, na região do vale do Tejo e no Algarve.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC), as condições meteorológicas previstas são favoráveis à eventual ocorrência e propagação de
incêndios rurais e da dificuldade das ações de supressão (controlo e extinção).
A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o perído crítico, até 30 setembro é:
− PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas sem autorização das respetivas autarquias.
− PROIBIDO fazer Queima de Amontoados sem autorização. 
− PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
− PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
− PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
− PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
− PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
− OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e um ou dois extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.
A ANEPC apela assim à tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-12 10:22:20

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Taekwondo Clube do Dão no Campeonato Regional, este fim-de-semana. Europeu foi adiado (com áudio)

A atleta do Taekwondo Clube do Dão, de Penalva do Castelo, Lara Pessoa, já não vai participar nos Campeonatos da Europa, em junho, devido ao adiamento da competição. 
O mestre Antóanio Lucas disse à Dão Digital, que o clube já estava a preparar a participação do clube, mas sem efeito.
Em contrapartida, a atleta pode participar nos Jogos Europeus no final do mês de maio, na Turquia, caso o clube consiga as verbas necessárias.
Antes, e no escalão de Benjamins, quatro atletas do Taekwondo Clube do Dão  regressam, este fim-de-semana, ao Campeonato Regional Kids para mais uma jornada. A competição acontece em Castelo de Paiva.
António Lucas diz ter boas expectativas para a prova, tendo em conta as medalhas conquistadas na última jornada.
Também dentro de duas semanas, o clube penalvense vai participar no Open de Sintra com vários atletas. Atualmente o Taekwondo Clube do Dão conta com 25 atletas em competição nos diversos escalões.

Local/Regional

Mangualde: autarquia atribuiu a Miguel Monteiro (atleta) a Medalha de Mérito Municipal (com áudio)

O atleta paralímpico Miguel Monteiro, natural de Mangualde, recebeu esta quinta-feira, dia em que foram assinalados os 50 anos do "25 de Abril", a Medalha de Mérito Municipal atribuida pela autarquia mangualdense.
Na hora dos agradecimentos, o atleta da Casa do Povo de Mangualde, prometeu ainda melhores resultados nas provas futuras.
Para além de ​​​​​​Miguel Monteiro, também o antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, foram homenageados com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde:Câmara Municipal atribuiu três 'Medalhas de Ouro da Cidade', esta quinta-feira (com áudio)

Esta quinta-feira (25 de abril) ficou marcada, em Mangualde, pela atribuição de “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” a três personalidades do concelho.
A título póstumo foi atribuída a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde” ao antigo ministro e empresário Jorge Coelho. A filha, Maria João Coelho, recebeu a homenagem e sublinhou o orgulho que Jorge Coelho iria ter em receber a condecoração. O mangualdense Jorge Coelho morreu em abril de 2021.
João Azevedo, antigo presidente da Câmara Municipal, também recebeu a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”. O também deputado na Assembleia da República agradeceu a homenagem e sublinhou a importância da família e amigos no percurso que tem feito. 
A única mulher homenageada foi Teresa Cruz,  fundadora da Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde. Por motivos de saúde, não esteve presente. O marido, o Coronel Fernando Almeida, recebeu, em substituição, a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde assinala o '25 de Abril' com homeangem a personalidades do concelho (com áudio)

No dia da celebração dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, a Câmara Municipal de Mangualde homenageou, esta quinta-feira, quatro personalidades do concelho: “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” e com a  “Medalha de Mérito Municipal”. 
O antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”, e o atleta paralímpico Miguel Monteiro, com a “Medalha de Mérito Municipal”, foram os homenageados.
Antes da entrega das medalhas, o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, sublinhou a importância do 25 de Abril para o Poder Local. 
Um a um, o autarca realçou qualidades dos homenageados que pesaram na atribuição das respectivas medalhas. Os galardões foram atribuídos por deliberação da Câmara Municipal e aprovados em Assembleia Municipal entre 2020 e 2021.
Elisio Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, aproveitou para também homenagear, por palavras, todos os que nos últimos 50 anos serviram as instituições e o poder local no concelho de Mangualde.

Local/Regional

Viseu acolhe mais uma Semana Académica entre esta quarta e a próxima terça-feira

A Semana Académica de Viseu arranca esta quarta-feira (24 de abril). Até terça-feira (30 de abril), a festa dos estudantes conta com diversas iniciativas, desde concertos, a Serenata, Missa e Benção das Pastas e o tradicional desfile académico.
O Pavilhão Multiusos recebe, na abertura, o Revenge of the 90’s, na quinta-feira os DJ’s Breyth e Zanova e na sexta-feira sobe ao palco o Baile das Novinhas.
No sábado é a vez de ProfJam, no domingo é Mizzy Miles e Saúl sobe ao palco do Multiusos na segunda-feira. Para fechar o cartaz, na terça-feira, último dia do evento estudantil, atua o rapper Dillaz.
A serenata acontece esta sexta-feira e a Missa de Finalistas (14h30) e a Bênção das Pastas no domingo.
O tradicional desfile académico, pelas ruas da cidade de Viseu, marca o dia de segunda-feira.

Local/Regional

Mangualde: Mega Caminhada liga, esta quinta-feira, Água Levada a Casal de Cima (com áudio)

Mais de uma centena de pessoas participam, nesta quinta-feira, feriado do 25 de Abril, na 11ª Mega Caminhada organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Água Levada, no concelho de Mangualde.
Uma iniciativa que pretende dar a conhecer a região e partilhar experiência com outras coletividades, como refere Carlos Henriques, o presidente. Este ano, a caminhada liga Água Levada a Casal de Cima, na freguesia de Santiago de Cassurrães, numa distância de 14 quilómetros.
De acordo com a organização, os caminhantes vão poder desfrutar de um percurso por vias secundárias em volta do vale do Rio Castelo, com passagem pelas encostas da serra de Almeidinha. A participação na caminhada é gratuita. O encontro, em Água Levada, é às 08h45.