Centro de Tecnologia e Inovação vai ser criado no Campus do Instituto Politécnico de Viseu

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a STAR Institute – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologia Aplicadas, com sede em Mangualde, assinaram um acordo que vai permitir a construção de um Centro de Tecnologia e Inovação em Viseu.
Segundo o IPV, o acordo consiste na cedência do direito de superfície no campus do Politécnico de Viseu onde será construída a nova infraestrutura que visa “valorizar o ensino superior da região de Viseu, atrair e fixar jovens e desenvolver atividades de investigação e inovação que potenciem o desenvolvimento do nosso tecido empresarial”. Quem o diz é o presidente da STAR Institute, Elísio Oliveira, para quem este “é um projeto de grande alcance” no território.
Trata-se de uma parcela de 8.500 m2 que será cedida por 40 anos à associação que ali vai construir um edifício no valor de 3,3 milhões de euros e cujo concurso público está a decorrer. A restante verba, de 1,7 milhões, vai ser investida no equipamento. De referir que parte destes investimentos são feitos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente no âmbito da Agenda Green Auto.
Para o Presidente do IPV, José Costa, “O Centro de Tecnologia e Inovação é uma oportunidade excelente para reforçar e fortalecer a nossa ligação ao mundo empresarial e ao sistema científico que nos acompanha. O IPV e a STAR Institute, o qual permitirá o crescimento no Campus de um espaço de enorme acuidade no âmbito da investigação e inovação, é um sinal de enorme confiança e reconhecimento da qualidade da nossa instituição, bem como mais uma oportunidade para os nossos estudantes e professores, em conjunto com as empresas, potenciarem mutuamente o seu caminho e valorização”.
“Este investimento, marcante no território, será gerador de mais valias. Estamos empenhados em fortalecer a qualidade de proximidade com os nossos parceiros. Este será mais um contributo para pôr o IPV a liderar nas preferências dos jovens e para uma crescente afirmação do território”, salientou o presidente do IPV.
“Estamos focalizados nas áreas de inovação e desenvolvimento mais prementes do contexto histórico que vivemos, nomeadamente a transição energética e digital, a descarbonização e os desafios da resiliência e da sustentabilidade”, afirmou Elísio Oliveira, explicando que “a STAR Institute é o primeiro e único Centro de Tecnologia e Inovação do distrito de Viseu, com o reconhecimento da Agência Nacional de Inovação e do Ministério da Economia” que desenvolve atividades em Mangualde, no IPV e na UPTEC- Porto.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-08 16:57:35

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu Dão Lafões celebra, esta quinta-feira, o Dia da Europa com atividades educativas para jovens

O centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões assinalou o Dia da Europa, 09 de maio, com um conjunto de iniciativas direcionadas para os mais jovens. O objetivo foi destacar a importância da participação ativa na construção do projeto europeu, explica a CIM Viseu Dão Lafões.
As atividades tiveram lugar na Casa do Adro, em Viseu, onde está instalado o EUROPE DIRECT. A manhã começou com o momento simbólico do hastear da bandeira da União Europeia. Seguiu-se a iniciativa “Olimpíadas da União Europeia”, que contou com a participação de mais de 130 alunos, desde o 1.º ciclo até ao 3.º ciclo de diversas escolas da região. As Olimpíadas tiveram início com uma apresentação da União Europeia e do que representa o Dia da Europa. Depois, as turmas foram divididas em pequenos grupos, que disputaram jogos que abordam de uma maneira lúdica e interativa os mais variados temas relacionados com a União Europeia. Ao longo do dia os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura dos diversos países e responder a quizzes sobre a União Europeia, entre muitos outros jogos.
Nuno Martinho, secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, entidade que acolhe o EUROPE DIRECT, destacou a importância destas atividades para fortalecer o sentimento de pertença à União Europeia: É crucial que os alunos, em especial os mais jovens, compreendam desde cedo a importância de participarem de forma ativa na construção europeia. A União Europeia não é uma instituição distante, mas sim um organismo dinâmico do qual todos fazemos parte. As diversas atividades realizadas pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, não apenas no Dia da Europa mas ao longo de todo o ano, são pensadas para que essa perceção tão importante se torne uma realidade. Só assim poderemos concretizar o ideal europeu e afirmar a região enquanto parte integrante deste projeto”.

Arte e Cultura

'Heaven in My Hell' é o novo single da banda viseense Fingertips

A banda Fingertips, com origens no distrito de Viseu, acaba de lançar um novo single. "Heaven in My Hell" é a mais recente canção do grupo viseense. De acordo com a editora a Metrosonic, o tema é uma colisão de amor e de união, espelhando a essência do encontro íntimo e universal com outra pessoa. “Com uma linguagem pop contemporânea, os Fingertips continuam a ser maestros de uma inovação sonora, numa era musical onde a inclusão e a diversidade são celebradas através da sua arte”, refere.
A banda descreve o single "Heaven in My Hell", como "uma celebração à vida, onde o mundo se transforma numa pista de dança e o medo se desfaz em pó".
"Heaven In My Hell" vai estar disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 17 de maio.
Os Fingertips celebram, em 2023, os 20 anos de carreira.

Local/Regional

Pavilhão Multiusos de Viseu recebe mais uma edição do 'Escolíadas Glicínias Plaza'

O Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe, esta sexta-feira e sábado (10 e 11 de maio), às 21h30, aquele que é considerado o maior festival artístico do ensino secundário. O evento já passou pela Figueira da Foz e por Ílhavo.
Nesta 33ª edição, em Viseu vão ser apresentados dois espetáculos com as escolas da região. “Há 10 anos que o Município de Viseu nos abre as portas para que o projeto possa chegar às escolas desta região e aqui culmina, no Multiusos, com a apresentação pública do trabalho desenvolvido pelas comunidades escolares”, realça Cláudio Pires, fundador do projeto.
De acordo com a organização, o Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe cinco escolas participantes, com cerca de 400 alunos e professores em palco. A concurso vão estar o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Escola Profissional de Carvalhais, Escola Secundária Alves Martins, Escola Secundária de Carregal do Sal e Escola Secundária de Tondela. 
Na soma das duas noites, ficam apuradas para a Final do Polo III, as três escolas com maior pontuação.
O concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, a pensar na promoção da Educação para as Artes. Envolve milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por ameaçar e injuriar agentes da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 49 anos foi detido.
Segundo a polícia, o indivíduo foi detido num  estabelecimento de restauração e bebidas, na cidade de Viseu, onde estaria a importunar os clientes e a perturbar o normal funcionamento do espaço.
A PSP acrescenta, em comunicado, que ao ser abordado, o homem terá adotado um comportamento agressivo, recusando identificar-se, ameaçando e injuriando os agentes policiais, acabando por ser detido.

Política

Eleições Europeias: candidato da CDU passa esta quinta-feira por Mangualde e Viseu

O primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Oliveira, vai estar em contacto com os trabalhadores da Stellantis, em Mangualde, esta sexta-feira (09 de maio) às 14h00.
A CDU marca ainda o dia com um comício, às 18h00, no Rossio, em Viseu.

Desporto

Rally de Portugal passa por Mortágua, esta sexta-feira

A edição 57 do Rally de Portugal 2024 arranca esta quinta-feira (09 de maio). A partida acontece em Coimbra, pelas 17h00, seguindo-se a super especial de abertura com 2,94 Km, na Figueira da Foz, às 19h05. Na sexta-feira, o rali tem duas passagens pelos troços de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km), todos no Centro de Portugal. A partir de sábado a competição percorre a zona Norte.
Este ano, a prova, que acontece até domingo (12 de maio), conta com 22 especiais de classificação.
O Rally de Portugal, que serve de arranque para a fase europeia no WRC, conta com um total de 1.690 Km de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados.