Cinfães: produtores de raça arouquesa vão ter apoio financeiro a duplicar

O apoio dado pela Câmara de Cinfães aos produtores de gado de raça arouquesa vai ser duplicado, para além de outros apoios já aprovados pela autarquia para ajudar as famílias, disse o presidente do Município.
“Já estamos a ajudar, mas vamos reforçar o apoio aos nossos agricultores, sobretudo aos produtores de ovinos e caprinos e aos produtores da nossa raça autóctone, a raça arouquesa”, anunciou Armando Mourisco à Lusa.
O autarca socialista adiantou que entre os apoios concedidos aos agricultores está o “aumento em 100% do apoio por cada animal que têm, nomeadamente da raça arouquesa”.
“Por cada animal que os nossos produtores têm e por cada um que nasça em cada ano estamos a dar um apoio de 50 euros que vai passar para 100 euros”, especificou o presidente da Câmara de Cinfães, a norte do distrito de Viseu.
O autarca explicou que o município “não vai permitir que falte alguma coisa às famílias, sobretudo às que menos têm, fruto da inflação e do aumento das taxas de juro”.
“Temos um fundo de emergência social que irá ser reforçado para ajudar, por exemplo, de forma esporádica, para os géneros alimentares, para pagamento de luz ou água, para as famílias que estejam a passar mais dificuldade”, admitiu.
Armando Mourisco defendeu que “o apoio às crianças nas escolas também não pode faltar” e, por isso, disse que o executivo está a “ponderar atribuir um vale de compras por cada aluno das escolas” do concelho.
Ainda na área da educação, o município está a “estudar o processo para aumentar em cerca de 50% o apoio nas bolsas de estudo dos alunos do ensino superior, tanto para os que já frequentam como os que entram de novo”.
“Também já atribuímos mais verbas por aluno às nossas escolas, mais verbas por kit escolar, aumentamos também a comparticipação do município nas visitas de estudo”, acrescentou o autarca.
Outra das medidas que o presidente já colocou em prática, foi a retenção no IRS de 03% e não de 05%, uma vez que os municípios têm direito a uma variável até aos 05% e, este ano, Cinfães “permitiu que 02% ficasse no bolso dos contribuintes” do concelho.

 

Autor: Irene Ferreira
2022-10-10 11:23:17

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Jogos Desportivos de Viseu 2.0 arrancam este fim-de-semana

Os Jogos Desportivos de Viseu 2.0 estão de regresso. Entre este sábado (27 de abril) e  28 de julho, a Cidade Europeia do Desporto volta a acolher o evento. Este ano, a iniciativa conta com 27 modalidades, para os jovens dos 5 aos 15 anos. Destaque para dez novas modalidades: Aikido, Atletismo, Dança, Disc Golf, Duatlo, Ginástica, GoalBall, Jiu-Jitsu, Laser Run e o Tiro com Arco.
A par das dez novas modalidades, os mais novos podem ainda contactar com outras, como é o caso do Andebol, do Arborismo, do Basquetebol 3x3, do BTT XCO, do Desporto Adaptado, do Futebol de 7, do Futsal, do Hipismo, do Hóquei em Patins, do Judo, da Natação, da Orientação, da Patinagem, do Ténis, do Ténis de Mesa, do Voleibol de Praia e do Xadrez.
As instalações desportivas de gestão municipal, como é o caso do Pavilhão Desportivo do Fontelo, do Pavilhão Cidade de Viseu ou dos campos que integram o Parque Desportivo do Fontelo, continuam a ser palco privilegiado para a realização das atividades.

Desporto

Ténis de Mesa: Torneio Internacional Cidade de Viseu acontece este fim-de-semana

O Pavilhão Cidade de Viseu recebe este fim-de-semana, dias 27 e 28 de abril, o IX Torneio Internacional Cidade de Viseu em Ténis de Mesa. A prova, que é organizada pela APEE do AE Mundão com o apoio do AE Mundão e da CM de Viseu, pontua no circuito nacional de jovens da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa em 1250 pontos (categoria mais elevada).
A competição, nos escalões de Sub11, Sub13, Sub15 e Sub19, conta, de acordo com a organização, com a presença de cerca de 400 atletas em representação de 49 clubes, distribuídos por 12 associações regionais do continente e ilhas. “Participam ainda mais de uma dezena de atletas oriundos de vários pontos do globo como França, Espanha, Nigéria e Colômbia”, acrescenta.
A entrada é gratuita. A competição tem início às 09h00 e fim previsto às 18h30 em ambos os dias.

Local/Regional

Viseu celebra Dia Mundial da Dança entre este sábado e segunda-feira

O Dia Mundial da Dança é assinalado na segunda-feira, dia 29 de abril, mas em Viseu é celebrado durante este fim de semana com um programa dedicado à arte da dança.
A iniciativa decorre de uma parceria entre o Município de Viseu e cerca de uma dezena de escolas, companhias e formações artísticas do concelho, na área da Dança: Alidanças, Enérgica, Escola de Dança Lugar Presente, Dançando com a Diferença, Street Gymn Forlife, Pedro & Fernanda, Bailado Giselle Brites e Viseu a Dançar.
O dia de sábado é preenchido, de acordo com a autarquia, por aulas abertas de Ballet clássico, Hip-Hop, Jazz Moderno e Contemporâneo, bem como por workshops de técnica de Dança Clássica, Kizomba e Bachata. O dia termina com a apresentação de todas as classes da Escola Streetgymn, com o espetáculo “Kontrastes”, no Palácio do Gelo Shopping.
Já no domingo, as atividades desenrolam-se na Praça da Republica (Rossio) e no Parque Aquilino Ribeiro, com diversas oficinas, exibições, apresentações e workshops, terminando o dia com a atuação do DJ Nelson e Marcelo, no Rossio.
O último dia dedicado às comemorações, segunda-feira, 29 de abril, começa com uma apresentação do vídeo de Dança “Continuamos Aqui/We´re still here”, realizado por Cati e Tomás do Viseu a Dançar, na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ribeira, pelas 09h45.
"Este projeto junta três Instituições de Tondela, sendo elas o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, o Centro Social de Tourigo e o Centro Social Paroquial São Salvador de Tonda. Surgiu da necessidade de combater a solidão da terceira idade e da sensibilização da comunidade para a importância de envolver os idosos nos contextos culturais e sociais. O projeto foi apoiado pela Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do Programa de Apoio à Ação Cultural. Posteriormente, já em 2023, foi escolhido para fazer parte da 31ª Quinzena de Dança de Almada, no Internacional Dance Festival, na Mostra de Vídeo-dança", explica a autarquia viseense.
Pelas 10h30, o Agrupamento de Escolas de Mundão acolhe a apresentação de vídeo-dança “Flores em Ti” e a conversa com dois intérpretes da Dançando com a Diferença. "Este vídeo-dança resulta do trabalho final de reconstrução da confiança e reaproximação entre todos, após a pandemia e o distanciamento físico por ela imposto", acrescenta.
A segunda-feira disponibiliza, ainda várias atividades ao longo da tarde como aula aberta de Ballet Clássico e Hip-Hop.

 

Local/Regional

Mangualde: esta sexta-feira à noite fala-se de 'Liberdade' na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde recebe na noite desta sexta-feira (26 de abril), a conferência “Do Estado Novo ao 25 de Abril", a exposição “Ventos de Mudança” e uma palestra sobre  Zeca Afonso.
Iniciativas que integram as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos”.
A par da conferência e da palestra, estão ainda previstos momentos de degustação de produtos e a atuação do Ensino Articulado do Agrupamento de Escolas de Mangualde, como realça João Carlos Alves, um dos palestrantes.

Desporto

Taekwondo Clube do Dão no Campeonato Regional, este fim-de-semana. Europeu foi adiado (com áudio)

A atleta do Taekwondo Clube do Dão, de Penalva do Castelo, Lara Pessoa, já não vai participar nos Campeonatos da Europa, em junho, devido ao adiamento da competição. 
O mestre Antóanio Lucas disse à Dão Digital, que o clube já estava a preparar a participação do clube, mas sem efeito.
Em contrapartida, a atleta pode participar nos Jogos Europeus no final do mês de maio, na Turquia, caso o clube consiga as verbas necessárias.
Antes, e no escalão de Benjamins, quatro atletas do Taekwondo Clube do Dão  regressam, este fim-de-semana, ao Campeonato Regional Kids para mais uma jornada. A competição acontece em Castelo de Paiva.
António Lucas diz ter boas expectativas para a prova, tendo em conta as medalhas conquistadas na última jornada.
Também dentro de duas semanas, o clube penalvense vai participar no Open de Sintra com vários atletas. Atualmente o Taekwondo Clube do Dão conta com 25 atletas em competição nos diversos escalões.

Local/Regional

Mangualde: autarquia atribuiu a Miguel Monteiro (atleta) a Medalha de Mérito Municipal (com áudio)

O atleta paralímpico Miguel Monteiro, natural de Mangualde, recebeu esta quinta-feira, dia em que foram assinalados os 50 anos do "25 de Abril", a Medalha de Mérito Municipal atribuida pela autarquia mangualdense.
Na hora dos agradecimentos, o atleta da Casa do Povo de Mangualde, prometeu ainda melhores resultados nas provas futuras.
Para além de ​​​​​​Miguel Monteiro, também o antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, foram homenageados com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”.