O Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) implementou um Sistema Integrado de Atendimento, na área da consulta externa e no átrio principal do Hospital de Viseu.
Trata-se de uma solução de gestão de filas de espera, com recurso a quiosques multimédia e monitores LCD, que, segundo a unidade hospitalar, pretende otimizar o processo de atendimento e chamada de utentes, quer para atos clínicos, quer para atos administrativos.
"Nos quiosques multimédia, o utente poderá efetivar logo a sua consulta, através da leitura do cartão de cidadão, ou tirar senha para atendimento num balcão administrativo", explica acrescentando que a senha identifica o utente de forma anonimizada e indica a área de espera onde se deverá dirigir.
No monitor LCD da sala de espera, o utente pode acompanhar as senhas que estão a ser chamadas e a indicação do gabinete de destino, "passando a haver total privacidade na convocatória dos utentes, em cumprimento da legislação sobre proteção de dados pessoais".
"Para suportar a implementação deste sistema foi revista toda a sinalética dos espaços envolvidos, estando agora facilitada a identificação das diversas áreas e a circulação dos utentes no hospital. Foram ainda alocados colaboradores do CHTV, da Associação de Voluntários do Hospital de São Teotónio e da Liga de Amigos, no sentido de promover a adesão dos utentes e profissionais, assegurando o apoio com o funcionamento dos quiosques e todos os esclarecimentos necessários", explica.
O projeto enquadra-se no âmbito da estratégia definida pelo Conselho de Administração de transformação digital e modernização administrativa e é parte integrante da candidatura SAMA “Utente 4.0 - Transformação digital dos processos de interação com o utente”, tendo sido cofinanciada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI-05-5762-FEDER-40623).
"O objetivo é qualificar a prestação de serviços do CHTV, investindo na melhoria da comunicação, na simplificação e modernização dos processos, adotando como princípio norteador o Utente, as suas expetativas e a sua satisfação", refere.