A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda (BE) aprovou Manuela Antunes para encabeçar a lista do distrito de Viseu do Bloco de Esquerda, no âmbito das eleiçõees legislstivas agendadas para o dia 30 de janeiro de 2022.
Em segundo lugar surge o nome de Manuel Coelho, de Tarouca, e em terceiro a independente Inês Coelho, de Mangualde.
Manuela Antunes refere que é cabeça de lista do Bloco no distrito de Viseu com "uma lista plural que reúne pessoas de vários setores de atividade profissional de todo o distrito que querem fazer a diferença, que se comprometem a apresentar e defender propostas concretas que coloquem as pessoas e o seu território no centro de decisão, promovendo o desenvolvimento e a fixação de pessoas no distrito e na região, através da criação de empregos e de um maior investimento na habitação e nos transportes públicos". "Não queremos trabalho precário. Não queremos portagens onde não existe transporte público. Queremos mais justiça social. Queremos um distrito que coloque a emergência climática no centro de todas as decisões. Queremos estar nos centros de decisão“, acrescenta Manuela Antunes.
Manuel Coelho diz que aceitou o convite para integrar esta lista "com o intuito de contribuir para esclarecer o distrito de Viseu da necessidade da viragem à Esquerda para aprofundarmos as políticas social, nomeadamente para termos um Serviço Nacional de Saúde (SNS) que sirva o distrito, uma política ambiental virada para a urgência climática, da necessidade de uma política de transporte público que sirva todas as populações. Sobretudo na construção de um distrito para todas as pessoas, onde não seja necessário sair, quando o que se quer é ficar”.
Também Inês Coelho explica que integra a candidatura porque "o Bloco de Esquerda, é o único partido em Portugal cujas lutas e compromissos são interseccionais e no qual todas e todos contam. Erradicar as desigualdades e discriminações, salvar o SNS, proteger os trabalhadores e as trabalhadoras da precariedade, lutar pela igualdade, inclusão e justiça social é o que me faz dar a cara por este projeto".