Mangualde: Agnelo Figueiredo insiste e volta a ser chumbado para o Agrupamento de Escolas

O Conselho Geral de Educação de Mangualde voltou a chumbar a recondução de Agnelo Figueiredo como diretor do Agrupamento de Escolas. 
O candidato tinha pedido a impugnação da votação que aconteceu a 26 de abril, depois da polémica que envolveu um dos 21 conselheiros, a ACAB, que se fez representar por dois elementos e acabou por não votar.
Na altura, o novo presidente da ACAB, João Carlos Alves, eleito a 20 de abril e que tinha tomado posse no dia 25 do mesmo mês, apresentou-se para votar ao mesmo tempo que o antigo presidente da coletividade, Lúcio Balula, também pretendia exercer o direito de voto.
Nessa votação Agnelo Figueiredo não foi reeleito, obtendo 10 votos a favor dos 11 necessários.
Perante o pedido de impugnação, o Conselho Geral pediu um parecer jurídico à DGAE (Direção Geral da Administração Escolar), que acabou por confirmar que João Carlos Alves era o representante oficial da ACAB e não Lúcio Balula. 
Entretanto, o Conselho Geral aprovou a repetição da votação, que aconteceu esta segunda-feira (15 de maio).
Os 21 conselheiros voltaram a não eleger Agnelo Figueiredo, que obteve nove votos a favor, uma abstenção e 11 votos contra.
O atual mandato de Agnelo Figueiredo termina no dia 22 de julho deste ano, sendo que o Conselho Geral terá de dar início a um novo processo de recrutamento para a direção do agrupamento.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-05-16 11:57:57

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Vaz Pinto, treinador penalvense, vai treinar o Clube Desportivo de Mafra (com áudio)

O treinador de futebol, natural de Penalva do Castelo, Carlos Vaz Pinto, vai liderar a equipa técnica do Clube Desportivo de Mafra, depois de nos últimos dois anos ter treinado uma equipa na Índia.
O Mafra, que milita na 2ª Liga, é o primeiro clube profissional que o técnico vai treinar em Portugal, como o próprio disse à Dão Digital.
Vaz Pinto é o treinador principal do clube de Mafra para a nova temporada 2024/25. Para o técnico trata-se de um desafio exigente, mas diz ter boas expectativas.
Nos últimos dois anos esteve a treinar o Sreenidi Deccan Football Club, na Índia. No regresso a Portugal faz um balanço positivo da passagem pelo país indiano.
Carlos Vaz Pinto iniciou a carreira de treinador em 2003 no Sport Clube de Penalva do Castelo e já passou por Angola, Etiópia, Quénia e Índia.

Local/Regional

Chuva forte e persistente coloca distrito de Viseu sob aviso amarelo, esta segunda-feira (com áudio)

A chuva está de regresso à região de Viseu até quinta-feira (20 de junho). Para esta segunda-feira (dia 17) foi emitido, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte. Aviso que fica ativo entre as 15h00 e as 00h00 de terça-feira.
Para os próximos dias, a situação volta a agravar-se na quarta-feira, como sublinha o meteorologista Bruno Café.
O tempo volta a melhorar a partir de sexta-feira (21 de junho), com o regresso do sol e subida da temperatura.

Local/Regional

‘Voz do Interior’ é o novo hino do Académico de Viseu. Tema da autoria da fadista Mara Pedro

A Gala dos 110 anos do Académico de Viseu FC, que decorreu no domingo (16 de junho) à tarde no Teatro Viriato, em Viseu, foi encerrada com a apresentação oficial do novo hino do clube intitulado ‘Voz do Interior’, da autoria da jovem fadista viseense, Mara Pedro.
De acordo com o clube, a música que faz agora parte da história do emblema beirão, exalta o espírito do mesmo e o orgulho dos  adeptos. "A letra celebra a história e a ousadia do Académico de Viseu, destacando o fervor crescente e a determinação em alcançar novos patamares. Menciona também a importância do Estádio do Fontelo e a relevância do passado vitorioso do clube, com recurso a um refrão que convoca o Académico a manter viva a voz dos viseenses, celebrando as conquistas e o orgulho de vestir as cores do clube. As bancadas, sempre atentas, refletem a paixão dos academistas e a estratégia em campo, com a meta de se tornarem campeões. A letra termina reafirmando a lealdade e a luta incessante até o final, típica do espírito beirão indomável que representa a terra e o legado de Viriato", conta.
Em declarações, no final da Gala dos 110 anos do Académico de Viseu, Mara Pedro assumiu a grande tarefa que teve pela frente, afirmando sentir-se honrada: “Foi mesmo um grande desafio. Compactar 110 anos numa só música foi algo que nunca me tinham sugerido. Estive sempre em comunicação com o Académico, para estarmos em sintonia com aquilo que queríamos transmitir às pessoas e transportar-lhes a história do clube. Sinto-me muito feliz e honrada”, sublinha a cantora.
“Palavras-chave como ‘Viriato’, ‘Muralhas’, ‘Interior’, entre outras que são o que nós representamos, ajudaram-nos a transparecer o espírito guerreiro. Desde o início que foi incrível fazer parte deste processo. Este é um momento de agregação entre todos os academistas e, tal como dizemos na letra, este é um ponto de viragem do clube que todos desejamos que o leve em frente”, considerou a fadista e compositora viseense.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por suspeita de furto em espaço comercial

Por suspeita da prática do crime de furto em estabelecimento comercial, a PSP de Viseu deteve um homem de 25 anos. De acordo com a polícia, a esquadra foi alertada para o facto de um indivíduo estar retido por furto.
A PSP explica, em comunicado, que o suspeito, de forma dissimulada, passou as linhas de caixa com vários artigos, numa mochila, num valor de cerca de 145 euros, sem efetuar o respetivo pagamento. Acabou intercetado por dois funcionários e ao ser confrontado com o furto, o suspeito terá agredido um dos funcionários do espaço comercial.
À chegada das autoridades, o homem foi detido.

Saúde e Bem-Estar

Pediatria no Hospital de Viseu tem novo modelo de resposta desde esta segunda-feira

A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULS VDL) conta desde esta segunda-feira (17 de junho), com um novo modelo de atendimento.
De acordo com a unidade, o objetivo passa por garantir melhor resposta às crianças com doença aguda, ou seja, situações urgentes/emergentes.
O projeto “Lado a Lado na Pediatria” assenta em quatro áreas de atuação: referenciação para a Urgência Pediátrica Hospitalar; alargamento da Consulta de Doença Aguda nos Cuidados de Saúde Primários; triagem Pré-Hospitalar e Educação e Literacia.
O objetivo é envolver os Cuidados de Saúde Primários (entre as 08h e as 23h00) e os Serviços de Urgência Básica (entre as 23h00 e as 08h00), garantindo que, no período noturno, a Urgência Pediátrica de Viseu possa dar resposta aos casos emergentes (INEM), mantendo o apoio fundamental às crianças internadas e ao bloco de partos.
O Conselho de Administração da ULSVDL pretende, com esta medida, diminuir a utilização desadequada da Urgência Pediátrica, reencaminhando os utentes que se dirigem à urgência pediátrica e que podem ser vistos nos cuidados primários de saúde. Para além disso, o projeto pretende melhorar as condições de trabalho e de organização da Unidade Local de Saúde.
Assim, desde esta segunda-feira, todos os utentes com sintomas de doença aguda não emergentes (tosse, febre, náuseas, vómitos, entre outros) devem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24), e apenas quando há necessidade de observação clínica são encaminhados no próprio dia para a Urgência Pediátrica ou para a consulta nos Cuidados de Saúde Primários.
A resposta dos Cuidados de Saúde Primários é alargada com mais vagas diárias nas equipas de família. Das 20h00 às 23h00 e aos fins-de-semana vai haver um reforço de atendimento na Consulta de Atendimento Complementar Infantil dos Cuidados de Saúde Primários, no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros.

Local/Regional

Sátão: Acácio Pinto é o vencedor do Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa

Acácio Santos da Fonseca Pinto é o vencedor da edição deste ano do Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa. Um prémio promovido pela Câmara Municipal de Sátão.
Segundo a autarquia, este ano concorreram oito obras na modalidade de prosa. Acácio Santos da Fonseca Pinto sagrou-se vencedor com a obra “O Leitor de Dicionários”. A menção honrosa foi atribuída a Rosa Maria Lopes Quinteiro do Amaral com a obra "Feiticeira do Bosque".
A cerimónia de entrega do Prémio Literário tem lugar no dia 20 de agosto de 2024 (Feriado Municipal de Sátão), às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.