Mangualde aprova orçamento de 32 milhões de euros (com áudio)








O Orçamento Municipal de Mangualde, para 2024, é de 32  milhões de euros. São menos cerca de três milhões, face ao orçamento deste ano. O documento foi aprovado pelo executivo, contando com a abstenção dos vereadores do PSD/CDS-PP e do Chega.
Educação, Água e Saneamento, Resíduos, Famílias e Ação Social absorvem a maior fatia das Grandes Opções do Plano, como refere o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.
Segundo a autarquia, os investimentos nas redes de abastecimento de água, saneamento básico e tratamento de resíduos, nomeadamente a conclusão da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Cubos absorve uma verba de cerca de três milhões de euros
Para reabilitar as vias municipais também está alocada uma verba superior a um milhão de euros.
Com o objetivo de desagravar as despesas das famílias, o autarca realça que, tal como em 2023, a aplicação da taxa mínima do IMI vai manter-se nos 0,3%, traduzindo-se numa menor receita. Receita que ronda o meio milhão de euros.
A aposta na eficiência energética, a construção de nova zona industrial, a central de camionagem, regeneração urbana, gestão da água, entre outras áreas também são contempladas nas Grandes Opções do Plano.
O presidente do município espera que, para a elaboração do próximo orçamento, possa também ter a participação dos vereadores da oposição PSD/CDS e CHEGA. “Entendo que devemos ouvir e discutir todos os contributos, em nome do futuro de excelência que pretendemos”, justificou.
 O executivo da Câmara Municipal aprovou o orçamento que vai ser votado na próxima Assembleia Municipal, no dia 20 de dezembro.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-12-05 10:43:56

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Executivo Municipal de Viseu recebe, este sábado, vários membros do Governo

Membros do Governo visitam Viseu, este sábado (18 de maio), e são recebidos pelo executivo municipal, no Salão Nobre, pelas 10h30.
De acordo com a autarquia viseense, integram a comitiva o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, e o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
Após a receção no Salão Nobre, segue-se uma visita ao Museu Nacional Grão Vasco. “No espaço museológico decorrerá uma cerimónia alusiva aos 20 anos da reabertura do Museu Nacional ao público, com uma visita guiada à pintura do Grão Vasco pela Ministra da Cultura, antiga diretora e autora do programa museológico. Presentes nesta cerimónia estarão o arquiteto português Souto Moura, responsável pelo projeto de renovação, e o jurista e político Pedro Roseta”, explica a Câmara Municipal.
Ainda no Museu, e como forma de assinalar o Dia Internacional dos Museus, a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, fará uma apresentação das novas políticas culturais: classificação, aquisição e circulação de obras de arte; autonomia dos museus e democratização do acesso à cultura; estudo, classificação e reabilitação do Fontelo.
“O programa será igualmente marcado por uma homenagem a Pedro Roseta e uma interpretação de uma obra musical pelos alunos do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão”, acrescenta.

Local/Regional

Tempo cinzento vai continuar, na região de Viseu, ao longo deste fim-de-semana

Este fim-de-semana (18 e 19 de maio), a região de Viseu ainda vai contar com céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada durante a tarde, no sábado.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento vai soprar fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.
Existe ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. No domingo, o céu mantém-se nublado com aguaceiros, em geral fracos.
Está ainda prevista uma ligeira subida da temperatura máxima.

Local/Regional

Moimenta da Beira apresentou candidatura para obras de requalificação da Escola Básica e Secundária

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira submeteu uma candidatura ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, no valor de cerca de 4,8 milhões de euros, para requalificar e modernizar a Escola Básica e Secundária.
Classificada com o segundo grau do nível de prioridades, Categoria P2 (urgente), as obras projetadas na candidatura pretendem, segundo a autarquia, assegurar a melhoria dos espaços interiores e exteriores “para fazer face à degradação natural das infraestruturas do edifício da escola-sede, que nunca foi alvo de obras estruturantes”. “A nossa escola apresenta pontos críticos que carecem de resolução urgente. Tudo isto tem impacto direto nas condições de segurança, acessibilidade, eficiência energética e conforto, e influencia indiretamente na rentabilização de recursos materiais e humanos e no sucesso educativo dos alunos”, disse Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
De acordo com o projeto de execução definido na candidatura está prevista a ampliação da área útil, remodelação de espaços existentes e respetiva requalificação/reestruturação “gerando novos conceitos de organização, funcionalidade, orientação e identificação”.
“Esta intervenção compreende a interligação entre todos os blocos, através de novos espaços interiores de circulação, lazer e estar, possibilitando a circulação entre os diversos volumes através de uma unidade espacial. Também será feita a reformulação de todos os acessos aos blocos, por forma a dar resposta ao acesso a pessoas com mobilidade condicionada, através de criação de rampas ou elevação dos pisos às cotas de soleira, entre outros”, explica a autarquia, que pretende também melhorar o desempenho energético da escola para melhorar as condições de conforto para a comunidade escolar.

Local/Regional

Lamego: novo Parque de Lazer do Bairro da Ponte é inaugurado este domingo

O novo Parque de Lazer do Bairro da Ponte, em Lamego, vai ser oficialmente inaugurado este domingo, dia 19 de maio, pelas 12h00, numa cerimónia pública que contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
Segundo a autarquia, o novo espaço de recreio nasceu da requalificação da zona ribeirinha do Bairro da Ponte, junto ao rio Balsemão, com o objetivo de "dar maior atratividade turística e gerar novas dinâmicas nesta zona histórica da cidade. I
ncentivará o gosto dos moradores e dos visitantes pelo contacto com a natureza, pelo desporto ao ar livre, pela preservação do património natural e pela sensibilização ambiental".
A inauguração conta com a animação musical do artista Quim Barreiros, pelas 15h00, antecedido de um almoço convívio, oferecido pelo Município de Lamego. O dia começa com a pesca de trutas no Balsemão, dinamizada pelos moradores da zona.


O investimento do Município de Lamego na requalificação da zona ribeirinha do Bairro da Ponte foi de 789.494,34 € +IVA, comparticipado por fundos comunitários, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), financiado pelo NORTE 2020.

Local/Regional

Viseu: Departamento dos Bens Culturais assinala Dia Internacional dos Museus

O Tesouro da Catedral de Viseu - Museu de Arte Sacra está a assinalar o Dia Internacional dos Museus, esta sexta- feira e sábado, dias 17 e 18 de maio. O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu promove diversas atividades direcionadas para várias faixas etárias, que pretendem dar a conhecer aos participantes o Museu da Sé, de uma outra perspetiva. Como explica Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento, na noite desta sexta-feira, às 21h30, o Museu vai abrir excecionalmente para uma visita diferente. “Não é propriamente só uma visita orientada, com a explicação das peças, mas vai-se pautar por vários momentos de paragem, com a declamação de poesia e terá a vertente da música associada. Ou seja, vamos articular a componente musical e da poesia com algumas das peças”, explica.
No sábado, das 15h00 às 17h00, vai ter lugar a atividade “10 Tesouros para descobrir”, direcionada para crianças dos 06 aos 12 anos. “Trata-se de um jogo em que as crianças vão, ao longo do percurso no Museu, com as pessoas que as estiverem a acompanhar, fazer a procura de tesouros, com materiais que lhes vamos entregar, tratando-se de uma espécie de caça ao tesouro. Uma vez que o Museu se chama Tesouro da Catedral quisemos também explorar esse conceito, sendo que no final todos os tesouros se vão juntar e darão origem ao verdadeiro tesouro que está ali, símbolo de um amor maior, que será um coração”, revela.
No mesmo dia, está programada para a noite, a partir das 21h30, uma experiência multimédia imersiva, “iLUZtrARTE”, a cargo do ilustrador Miguel Cardoso.

Local/Regional

São Pedro do Sul: Manhouce recebe mais uma festa dedicada à vitela de Lafões, este fim-de-semana

No concelho de São Pedro do Sul decorre, este fim-de-semana (18 e 19 de maio), a 9ª Festa da Vitela, em Manhouce. O certame conta uma vez mais, no sábado, com o tradicional Cortejo Etnográfico que percorre os caminhos de Manhouce, a entrega de incentivos aos criadores da raça arouquesa e, pelas 21h30, o espetáculo de Augusto Canário.
No domingo, tem lugar o Concurso Pecuário de Raça Arouquesa assim como a tradicional Chega de Bois, que antecede uma tarde musical com ranchos folclóricos e grupo de concertinas.
De acordo com a autarquia local, no recinto da festa, os visitantes podem contar com stands com mostra e venda de produtos e gastronomia local e zona de restauração com pratos de vitela para degustar.
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, vai proceder à abertura oficial da Festa da Vitela, no sábado, dia 18 de maio, pelas 15h00.