Nelas assinala a chegada da Primavera com uma caminhada e plantação de árvores

O Município de Nelas dinamiza na quinta-feira, dia 21 de março, a caminhada do Dia Mundial da Árvore e a plantação de 300 árvores, das espécies Pinheiro Manso e Carvalho Português, no antigo Campo deTiro de Algerás. Na iniciativa participam os alunos integrados no Projeto Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Nelas.
De acordo com a autarquia, o evento tem a concentração marcada na Praça do Município, pelas 08h45, seguindo-se uma caminhada com um percurso de sete quilómetros pela Freguesia de Nelas (grau de dificuldade médio) e plantação de árvores.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-03-19 10:09:11

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Lamego lançou um projeto-piloto de recolha de biorresíduos

O Município de Lamego lançou um projeto-piloto de recolha de biorresíduos no concelho.
Numa primeira fase, de acordo com a autarquia, estão a ser disponibilizados contentores de sete litros nas habitações abrangidas pela campanha. No espaço público, vão ser colocados contentores de 800 litros para deposição de resíduos orgânicos, enquanto que, para o canal horeca, está prevista a entrega de contentores de 120 e 240 litros.
"Em simultâneo, a autarquia está a promover visitas de sensibilização e adesão, porta a porta, aos moradores das zonas abrangidas, para a apresentação do projeto, com a entrega de folhetos explicativos", explica.
Sob o mote “+VALOR, Todos juntos vamos gerar mais valor para o ambiente”, o projeto-piloto abrange as urbanizações da Nossa Senhora da Saúde, Monsanto, Franzia, S. Vicente e o canal horeca da cidade (setor da restauração, cantinas municipais, cafetarias e similares).
"Tem como principais objetivos reforçar a reciclagem e a valorização de biorresíduos, reduzir as quantidades de resíduos depositadas em aterro e promover a economia circular, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem e da neutralidade carbónica e climática^", acrescenta a Câmara Municipal.

Local/Regional

Viseu relembra a Revolução pela lente do fotógrafo Sérgio Valente.Exposição é inaugurada terça-feira

Ainda no âmbito do programa de comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, em Viseu, o Museu Almeida Moreira acolhe uma exposição de fotografia, da autoria de Sérgio Valente, que retrata aspetos do processo de desenvolvimento e refluxo revolucionário. A mostra é inaugurada esta terça-feira (30 de abril), pelas 15h00.
De acordo com a autarquia viseense, a exposição é constituída por diversas fotografias, a cores e a preto e branco, que documentam acontecimentos e os protagonistas, os quais a objetiva de Sérgio Valente foi captando, entre os anos de 1964 e 1982, nos vários concelhos do distrito do Porto, com maior incidência na cidade Invicta.
Sérgio Valente nasceu no Porto, em plena ditadura, no seio de uma família carenciada e politicamente desperta. Cedo iniciou uma participação social e política que se tornou cada vez mais ativa, marcada por três factos relevantes: a campanha eleitoral do General Humberto Delgado; a tentativa, bem-sucedida, de não ser mobilizado para a Guerra Colonial; e as três prisões a que é sujeito pela PIDE, em 1969, 1971 e 1973.
Na luta contra o regime, qualquer acontecimento lhe serviria de pretexto para baralhar a ordem estabelecida. A coragem e a convicção da razão que o movia, mais fortes do que o medo, marcaram a sua intervenção e percurso de vida. Fotógrafo de profissão, descobriu na sua máquina uma arma com enorme potencial de denúncia e de memória.
A exposição pode ser visitada até dia 01 de junho.

Local/Regional

Bispo de Viseu apelou aos alunos finalistas que contribuam para 'a construção de um mundo melhor'

Várias centenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viseu, da Universidade Católica e do Instituto Piaget participaram na Missa dos Finalistas e Bênção das Pastas, que decorreu no domingo, dia 28 de abril, no Pavilhão Multiusos, integrada na Semana Académica.
A celebração, organizada pela Pastoral do Ensino Superior em conjunto com a Federação Académica de Viseu, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu e contou com a participação do Grupo Coral Vespertinos.
Na homilia, o Bispo de Viseu começou por estacar a condição de ser finalista como “um privilégio e uma responsabilidade, um dom e um compromisso na construção de um futuro melhor marcado pela esperança na realização pessoal no mundo do trabalho”, pedindo ao Espírito Santo que os ilumine e os ajude a serem discípulos missionários nas diversas áreas da vida.
Face aos graves problemas que hoje a sociedade enfrenta, apelou aos presentes que contribuam para “a construção de um mundo melhor, mais fraterno e com preocupação ecológica,  cuidando do equilíbrio da Casa Comum, valores ainda longe de serem alcançados”, pedindo aos finalistas para serem “ramos novos, revestidos de valores humanos, éticos, espirituais e cívicos, que os levem a ser protagonistas na construção da paz, na renovação da Igreja e na transformação da sociedade portuguesa”.
“Queridos jovens, não desanimem diante dos problemas graves do mundo de hoje, das crises financeiras e das dificuldades económicas da vida presente. Sejam construtores da verdadeira civilização do amor, da paz, do progresso, da ciência, da cultura e do desenvolvimento humano integral. Façam a diferença e sejam os melhores na competência, na qualidade, no amor e nas relações fraternas. Sejam semeadores da esperança, testemunhas de um mundo novo, otimistas numa nova era marcada pelo acolhimento, pela escuta e pela integração social”, pediu.

Local/Regional

O sol desta segunda-feira dá lugar à chuva nos próximos dias, na região de Viseu (com áudio)

Depois de uma segunda-feira com algum sol, a chuva continua a partir desta terça-feira (30 de abril) e com descida da temperatura. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo instável para os próximos dias, como dá conta a meteorologista Paula Leitão.
Para além da chuva, está ainda prevista queda de neve para a Serra da Estrela, acima dos 1200 metros de altitude. 

Desporto

Natação: Marco Menezes (Castro Daire) foi 'prata' no Campeonato da Europa

No âmbito do Campeonato da Europa Open de Natação Madeira 2024, que decorreu no Funchal, o nadador de Castro Daire, Marco Meneses, conquistou a medalha de prata nos 100 metros costas S11, em paralímpicos.
Marco Menezes fez o tempo de 01h08m03s. À frente do nadador de Castro Daire ficou o checo David Kratochvil com 1h07m10s.

Local/Regional

Museu do Caramulo vai apresentar, no sábado, vespa de 1954, totalmente restaurada

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, terminou o restauro completo da Vespa 125, de 1954, doada por António Herédia. Com motor monocilíndrico a dois tempos de 123,7cc, a Vespa 125 agora restaurada atinge, de acordo com o Museu do Caramulo, uma velocidade máxima de 75 km/h. “É um exemplar raro, dado provir de uma versão que esteve em produção apenas durante os anos de 1953 e 1954”explica.
A peça vai ser apresentada publicamente no próximo “O Museu na Rua”, no sábado (dia 4 de maio), regressando à estrada, podendo depois ser apreciada no Museu do Caramulo, onde ficará permanentemente em exposição.