PCP lamenta estado da Saúde na região de Viseu e no país

Perante as decisões do Governo no que diz respeito às questões da Saúde, a Organização Regional de Viseu do PCP já tomou uma posição.
O Partido Comunista considera que as políticas de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, levadas a cabo pelos sucessivos governos PS, PSD e CDS nas últimas décadas, deixaram as populações desprotegidas e à mercê de uma calamidade que se adivinha.
“Foram opções políticas nas últimas décadas, a aglomeração em Centros Hospitalares, com encerramento de múltiplos serviços, abrindo espaço para que floresça o negócio privado da doença. Prepara-se agora uma nova aglomeração com a criação de Unidades Locais de Saúde, integrando os Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde) nos Centros Hospitalares, subjugando a organização dos Centros de Saúde a uma maior centralização, com a sua sistemática desvalorização”, explica em comunicado.
O PCP sublinha que são opções políticas de direita dos sucessivos governos que, mantendo ou aumentando a dotação orçamental do SNS, este não representou melhorias no seu funcionamento uma vez que a maior fatia do orçamento público da saúde é entregue aos privados também através das inúmeras parcerias público-privadas que aumentam anualmente.
“Veio agora a público as várias insuficiências do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, onde já em junho os profissionais de saúde tinham alertado que não existiam condições para assegurar em segurança clínica o internamento, urgência e sala de partos, o que colocava a urgência pediátrica à beira da ruptura. Agora activa o Plano de Contigência que implica o encerramento da urgência de Cirurgia Geral e Ortopedia durante o período nocturno em todo o mês de Novembro, e o encerramento da chamada via verde coronária durante 12 dias”, refere.
O PCP manifesta assim preocupação “com as dificuldades em assegurar os serviços necessários na prestação de cuidados de saúde no nosso distrito, apelando aos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, bem como aos utentes, que se juntem à luta pela defesa do SNS de qualidade, universal e gratuito”.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-11-03 17:11:02

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: Segurança Social serve de cenário para simulacro de incêndio e exercício de evacuação

Com o objetivo de testar e aperfeiçoar a capacidade de resposta a eventuais acidentes (incêndio, sismo, atentado), o edifício alto da Segurança Social de Viseu, designado de “Edifício MAS - Ministério dos Assuntos Sociais”, vai ser alvo de um simulacro, esta sexta-feira (10 de maio).
Uma iniciativa da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões prevista para as 10h00. “Trata-se de um “Exercício à Escala Total”, obrigatório para cumprimento da regulamentação em vigor”, explica a Unidade, acrescentando que serve também para “fortalecer as capacidades de coordenação e comunicação entre as diversas entidades envolvidas em situações de emergência". A iniciativa implica ainda um exercício de evacuação do edificio localizado na Av.ª Dr. António José de Almeida.

Local/Regional

Tondela: Festival Internacional de Cartoons Escolares recebeu milhares de trabalhos de vários países

O Festival Internacional de Cartoons Escolares organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, com o apoio do Município de Tondela, recebeu este ano 3.600 desenhos de 80 países.
Segu ndo informações da Câmara Municipal de Tondela, a 7ª edição contou com a participação de alunos de Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Índia, Rússia, Ucrânia, Turquia, Grécia, China, Brasil, Israel, Estados Unidos, México, Cuba, Irão, Bulgária e Indonésia, entre outros. "O Irão e a Turquia foram as nações que submeteram mais trabalhos", conta acrescentando que pela primeira vez participaram estabelecimentos de ensino de Israel e do Panamá. Por Portugal concorreram 20 escolas.
Os 25 vencedores do 7º Festival Internacional de Cartoons Escolares foram conhecidos na tarde desta quarta-feira (08 de maio). Entre os premiados estão 13 alunos, do pré-escolar ao secundário, do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo. Há ainda três estudantes nacionais galardoados e quatro estrangeiros (Turquia, Irão e Indonésia). Na categoria profissional foram entregues três prémios e uma menção honrosa a artistas do Chipre, Irão, Turquia e Bulgária.
"Os 25 melhores trabalhos que concorreram ao festival estão agora expostos na Galeria da ACERT. A mostra tem nesta edição a 'Liberdade' como tema, isto no ano em que se assinala meio século do 25 de Abril", explica. Os trabalhos podem ser vistos até ao dia 22 de maio.
A “Saúde” será o tema a trabalhar na próxima edição do festival.

Local/Regional

Moimenta da Beira: concentração de telescópios bate recorde de participantes. Começa sexta-feira

A 8ª edição da Concentração de Telescópios, em Moimenta da Beira, acontece entre esta sexta-feira e domingo (de 10 a 12 de maio) com um recorde de telescópios. Esta quinta-feira, a um dia do arranque, a autarquia de Moimenta da Beira fala em 164 pré-inscritos na plataforma, sendo que 146 já estão confirmados.
O evento conta, este ano, com três dias em vez dos habituais dois e conta também com um recorde do número de participantes, já que dos 315 pré-inscritos, 272 estão confirmados. Segundo a Câmara Municipal, 217 são de fora do concelho de Moimenta da Beira. "Neste número incluem-se participantes portugueses oriundos de todas as regiões do país, do Minho ao Algarve, e três portugueses que voam das ilhas de S. Miguel e Terceira, nos Açores, pela primeira vez, e de Amesterdão, nos Países Baixos", explica acrescentando que aos portugueses juntam-se 37 participantes oriundos de várias zonas de Espanha e até do sul de França.
"A tudo isto acresce ainda o facto do evento se ter internacionalizado, já que se vai realizar em simultâneo com a “III Reunión Europea de Telescopios Astronómicos”, promovida pela Associação Astronómica de Ara de Los Olmos, de Espanha", refere.
Ao longo dos três dias, a Concentração de Telescópios vai incluir documentários, palestras sobre várias temáticas do universo, intercâmbio ibérico, observações solares e noturnas do espaço celeste abertas à comunidade, momentos musicais e uma visita cultural.

Local/Regional

Acidentes com vítimas aumentaram no distrito de Viseu. Mortes nas estradas diminuíram em 2023

No ano passado, a sinistralidade rodoviária aumentou no distrito de Viseu, comparando com 2022.
De acordo com o Relatório Anual da Sinistralidade, disponibilizado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), na região em 2023, houve a registar pelas autoridades 1358 acidentes envolvendo vítimas. Foram 51 a mais do que em 2022. Dos acidentes registados resultaram 15 vítimas mortais. Um número inferior a 2022, ano em que houve o registo de 24 mortes nas estradas do distrito viseense. Já os feridos graves aumentaram no ano passado, assim como os feridos leves.
No que diz respeito aos graves, em 2023 houve 110, mais 14 comparando com 2022 e leves foram 1 606 no ano passado. Em 2022  tinham sido registados 1 536.
A nível nacional, o Relatório Anual da Sinistralidade refere que em 2023 registaram-se 34.974 acidentes com vítimas, dos quais resultaram 467 mortes, 2.437 feridos graves e 41.058 feridos leves.

Local/Regional

Viseu Dão Lafões celebra, esta quinta-feira, o Dia da Europa com atividades educativas para jovens

O centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões assinalou o Dia da Europa, 09 de maio, com um conjunto de iniciativas direcionadas para os mais jovens. O objetivo foi destacar a importância da participação ativa na construção do projeto europeu, explica a CIM Viseu Dão Lafões.
As atividades tiveram lugar na Casa do Adro, em Viseu, onde está instalado o EUROPE DIRECT. A manhã começou com o momento simbólico do hastear da bandeira da União Europeia. Seguiu-se a iniciativa “Olimpíadas da União Europeia”, que contou com a participação de mais de 130 alunos, desde o 1.º ciclo até ao 3.º ciclo de diversas escolas da região. As Olimpíadas tiveram início com uma apresentação da União Europeia e do que representa o Dia da Europa. Depois, as turmas foram divididas em pequenos grupos, que disputaram jogos que abordam de uma maneira lúdica e interativa os mais variados temas relacionados com a União Europeia. Ao longo do dia os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura dos diversos países e responder a quizzes sobre a União Europeia, entre muitos outros jogos.
Nuno Martinho, secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, entidade que acolhe o EUROPE DIRECT, destacou a importância destas atividades para fortalecer o sentimento de pertença à União Europeia: É crucial que os alunos, em especial os mais jovens, compreendam desde cedo a importância de participarem de forma ativa na construção europeia. A União Europeia não é uma instituição distante, mas sim um organismo dinâmico do qual todos fazemos parte. As diversas atividades realizadas pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, não apenas no Dia da Europa mas ao longo de todo o ano, são pensadas para que essa perceção tão importante se torne uma realidade. Só assim poderemos concretizar o ideal europeu e afirmar a região enquanto parte integrante deste projeto”.

Arte e Cultura

'Heaven in My Hell' é o novo single da banda viseense Fingertips

A banda Fingertips, com origens no distrito de Viseu, acaba de lançar um novo single. "Heaven in My Hell" é a mais recente canção do grupo viseense. De acordo com a editora a Metrosonic, o tema é uma colisão de amor e de união, espelhando a essência do encontro íntimo e universal com outra pessoa. “Com uma linguagem pop contemporânea, os Fingertips continuam a ser maestros de uma inovação sonora, numa era musical onde a inclusão e a diversidade são celebradas através da sua arte”, refere.
A banda descreve o single "Heaven in My Hell", como "uma celebração à vida, onde o mundo se transforma numa pista de dança e o medo se desfaz em pó".
"Heaven In My Hell" vai estar disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 17 de maio.
Os Fingertips celebram, em 2023, os 20 anos de carreira.