Com o objetivo de conhecer as práticas da Academia@STEM, implementada pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde, em colaboração com a Câmara Municipal, um grupo de oito elementos, incluindo diretores de escolas da Suécia, estiveram em Mangualde.
"Pediram-nos para conhecer a nossa Academia@STEM, o que é revelador da importância que este projeto tem na comunidade educativa em geral. Desperta o interesse de europeus, é um exemplo para o mundo", afirma o vereador da Educação na Câmara de Mangualde, Rui Costa.
O programa é o primeiro do país a receber o selo "STEM School Label Expert", e, segundo a autarquia, usa metodologias ativas, ou seja, os alunos fazem as aprendizagens a partir de atividades práticas, colocando as “mãos na massa", de forma interdisciplinar e colaborativa, com recurso a tecnologia. “Este modelo de ensino tem como parceiros outras instituições de ensino, tal como a Universidade Católica Portuguesa e empresas locais”, refere.
A autarquia acrescenta que no final da visita, os profissionais de educação suecos afirmaram que pretendem importar o modelo de ensino para os estabelecimentos de ensino do próprio país. “Consideraram o modelo inspirador e mostraram-se surpreendidos com a disponibilidade e envolvimento do município e das empresas locais”, sublinha referindo que no último ano, dirigentes educativos espanhóis, italianos e croatas se deslocaram a Mangualde para conhecer o programa.