Rally de Portugal: contrato-programa que oficializa passagem da prova na região foi assinado

A Turismo Centro de Portugal, o ACP - Automóvel Club de Portugal e os municípios do Centro de Portugal que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram esta terça-feira (30 de abril), o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região.
“O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional. Por outro lado, o rali cria laços afetivos entre as pessoas, em cada um dos locais por onde passa. E estes laços afetivos são essenciais para o turismo, porque fazem os visitantes quererem voltar onde foram felizes. Por tudo isto, a Turismo do Centro não poderia deixar de estar presente neste rali”, sublinhou Jorge Sampaio, membro da comissão executiva,
O dirigente da Turismo do Centro acrescentou que é graças ao esforço conjunto de várias entidades que a região tem conseguido receber, ano após ano, o Vodafone Rally de Portugal: “A possibilidade de recebermos o rali resulta de algo que estamos muito habituados a fazer, que é trabalhar em conjunto. A Turismo Centro de Portugal, as CIMs, as diversas entidades e os municípios da região têm esta capacidade de se juntarem e trabalharem em conjunto”.
Também presente na cerimónia, o presidente do ACP, Carlos Barbosa, agradeceu o esforço feito pelos municípios para receberem a competição. “Agradeço às Câmaras o esforço que têm feito todos os anos para mantermos o rali na região Centro. É muito importante o apoio das Câmaras para que o rali se consolide neste território”, salientou Carlos Barbosa.
Assinaram o contrato-programa, além de Jorge Sampaio e Carlos Barbosa, o diretor de operações do ACP, João Mendes Dias, e os autarcas representantes dos municípios. Anabela Tabaçó, vice-presidente do Município da Figueira da Foz; Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil; Rui Sampaio, presidente do Município de Góis; Ricardo Pardal, presidente do Município de Mortágua; Francisco Veiga, vice-presidente do Município de Coimbra; e João Santos, vereador do Município da Lousã.
O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00 de dia 09 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-30 16:49:28

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Distrito de Viseu conta, este ano, com quatro praias fluviais com o selo 'Praia Qualidade de Ouro'

Quatro praias fluviais do distrito de Viseu foram distinguidas com o galardão “Praia Qualidade de Ouro 2024” atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Integram a lista, as águas balneares da Praia Fluvial de Segões, no concelho de Moimenta da Beira, a praia de S. João do Monte, no concelho de Tondela, a praia fluvial do Trabulo, no Sátão e a praia da Senhora a Ribeira, no concelho de Santa Comba Dão.
Para receber a classificação, as águas balneares têm de respeitar diverso critérios: a qualidade da água "excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022); todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados excelentes para indicadores bacterianos definidos na diretiva relativa às águas balneares; na última época balnear (2023) não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Em 2024, foram distinguidas mais 26 praias do que em 2023. Das 420 praias galardoadas, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.

Desporto

Europeu de Futebol: João Félix e António Silva (distrito de Viseu) chamados à Seleção Nacional

Os jogadores de futebol, naturais do distrito de Viseu, João Felix e António Silva, foram, mais uma vez, chamados à Seleção Nacional, Desta vez, foram convocados pelo selecionador Roberto Martínez para integrarem o grupo para o Campeonato Europeu 2024, que arranca em junho. 
João Félix, que joga no Barcelona, e António Silva, no Benfica, juntam-se aos outros 24 jogadores convocados. 
O Europeu arranca no dia 14 de junho e decorre até 14 de julho. Portugal está no Grupo F com as seleções da Turquia, Chéquia e Geórgia. A equipa das quinas entra em campo a 18 de junho com a Chéquia, a 22 de junho frente à Turquia e joga com a Geórgia no dia 26 de junho.

Lista dos convocados portugueses:
Guarda-redes: José Sá (Wolverhampton Wanderers FC), Diogo Costa (FC Porto)  e Rui Patrício (AS Roma);
Defesas: Danilo Pereira (PSG), António Silva (SL Benfica), Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (FC Barcelona), Gonçalo Inácio (Sporting CP), Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers), Pepe (FC Porto), Nuno Mendes (PSG), e Rúben Dias (Manchester City).
Médios: Bruno Fernandes (Manchester United), João Palhinha (Fulham FC), João Neves (SL Benfica), Rúben Neves (Al-Hilal)Otávio Monteiro (Al Nassr) e Vitinha (PSG).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Bernardo Silva (Manchester City),  João Félix (FC Barcelona), Diogo Jota (Liverpool FC), Gonçalo Ramos (PSG), Francisco Conceição (FC Porto), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers) e Rafael Leão (AC Milan).

Desporto

Desportivo de Mangualde vai a eleições a 05 de junho. Já é conhecida uma candidatura (com áudio)

A Comissão Administrativa (CA) do Grupo Desportivo de Mangualde vai avançar com uma candidatura aos novos órgãos sociais do clube.
Depois de terminada a época de futebol da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, foi reaberto o processo eleitoral, a pensar nos próximos dois anos (2024/26).
A Comissão Administrativa, que desde fevereiro deste ano está a gerir o clube depois de três tentativas falhadas (02, 12 e 23 de fevereiro) de encontrar nova direção, mantém-se até 31 de maio. 
A nova data para as eleições é de 05 de junho. Ruben Marques, o presidente da CA, assume publicamente a candidatura. Ruben Marques acredita que para além da candidatura apresentada pelos membros da Comissão Administrativa, desta vez surja mais algum candidato.
O presidente da Comissão Administrativa realça o trabalho que foi feio desde fevereiro, para reaproximar os sócios e também na reorganização financeira.
O novo ato eleitoral está marcado para as 20h00, a realizar na sede do clube.

Local/Regional

Vouzela renovou a certificação da sustentabilidade

O Município de Vouzela obteve, recentemente, a renovação da certificação da sustentabilidade atribuída pelo ITR - Instituto de Turismo Responsável.
De acordo com a autarquia, a auditoria, concluída no início do mês de maio, monitorizou o trabalho realizado e o compromisso da Câmara Municipal com a sustentabilidade em diferentes áreas, desde instalações, projetos, serviços, obras, políticas sociais e ambientais.
Felicitando Vouzela pelo "excelente trabalho" desenvolvido, os auditores do ITR reconheceram o esforço do destino em manter a certificação, elencando como pontos fortes os projetos de promoção da alimentação e estilos de vida saudável, a valorização dos produtos locais e as parcerias com investigadores, entidades e especialistas de diversas áreas.
Para a autarquia, a renovação da certificação Biosphere Destination é mais um reforço positivo e o reconhecimento oficial do trabalho que o território tem desenvolvido, desde 2021, na área da promoção da sustentabilidade turística.
“A estratégia adotada por Vouzela está alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável garantindo, dessa forma, que as decisões políticas articulem de forma harmoniosa as dimensões económica, social e ambiental”, refere o município.
De acordo com o ITR,  a renovação é válida por um período de um ano. 

Local/Regional

Temperatura volta a subir nos próximos dias, na região de Viseu, e chuva dá tréguas (com áudio)

O tempo melhora ligeiramente a partir desta quarta-feira (22 de maio), apesar das nuvens que ainda persistem. A temperatura máxima também começa a subir, como explica a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A temperatura máxima começa a aproximar-se dos valores normais para a época do ano, mas a mínima vai continuar baixa, na região de Viseu, não ultrapassando os 10 graus ao longo desta semana.

Local/Regional

Nelas: aras votivas romanas vão integrar as reservas patrimoniais da autarquia

Depois de vários anos, o Município de Nelas anunciou a relocalização das aras votivas romanas, que, segundo a autarquia, estavam perdidas desde o final da década de 80. É objetivo da Câmara Municipal integrar as peças nas reservas patrimoniais da autarquia, em colaboração com a União de Freguesias de Carvalhal Redondo e Aguieira, que, de acordo com a autarquia, as recebeu de um dos habitantes da aldeia.
“Originalmente encontradas a servir de ombreiras num lagar em Carvalhal Redondo, as preciosas relíquias foram recolhidas no verão de 1985, resultando num artigo científico elaborado pelo ilustre arqueólogo João Inês Vaz. Este achado reveste-se de extrema importância para o concelho, atestando um denso povoamento na época romana”, explica.
A Câmara Municipal de Nelas acrescenta que as aras estão sob o devido acompanhamento do Serviço de Turismo e Património Cultural, “que irá catalogar os achados com vista a serem musealizados num futuro próximo, para usufruto da comunidade”.
As aras encontram-se temporariamente na sede da Junta de Freguesia, onde podem ser apreciadas pelo público.
Uma Ara é uma pedra aparelhada, geralmente prismática, com uma inscrição na qual o dedicante agradece a uma determinada divindade algum benefício ou graça concedida.