Região de Lafões recebe Torneio Interassociações sub-17 de Futsal Feminino

De 26 de fevereiro a 01 de março, a zona de Lafões vai ser a “Capital do futsal jovem feminino”. Mais de 200 atletas, vindas de 20 associações do país (continente e ilhas), vão estar em prova, nos concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela, no Torneio Interassociações (TIA) de Futsal Feminino Sub-17.
A competição é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em colaboração com a Associação de Futebol de Viseu (AFV) e com o apoio dos três concelhos da região de Lafões.
Durante o torneio realizam-se quatro dezenas de jogos, distribuídos por sete pavilhões: três no concelho de São Pedro do Sul - Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa e Pavilhão David Correia de Andrade; três em Oliveira de Frades - Pavilhão Municipal de Oliveira de Frades, Pavilhão Escola Secundária de Oliveira de Frades e Pavilhão Municipal Arcozelo das Maias; e um em Vouzela - Pavilhão Municipal de Vouzela.
O Presidente da AF Viseu, José Carlos Lopes, refere que, ao todo, "de 26 de fevereiro a 1 de março, vamos ter na zona de Lafões mais de 200 atletas, vindos de 20 associações distritais, quer do continente, quer das ilhas, vão estar envolvidos, para além dos atletas, árbitros, staff da Federação, staff da Associação, técnico, dirigentes, mais de 400 pessoas".
Pedro Mouro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, concelho que servirá de local de jogos mas também de descanso das comitivas, salientou a importância deste tipo de eventos desportivo na economia local. “É fundamental para nós, trazermos cá este tipo de eventos, e portanto, resta-nos agradecer o facto de já ter acontecido cá este evento em anos anteriores e ter corrido bem" que foi uma das razões para voltar a apostar neste território.
Elisa Oliveira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, frisou que a escolha da “região de Lafões” para a realização deste Torneio é motivo de orgulho  e mostra o potencial que tem este território. “Nós estamos disponíveis para vos receber e temos a certeza que tudo vai correr da melhor forma até porque os municípios têm infraestruturas, é importante que sejam utilizadas, quer pelas pessoas que fazem parte dos nossos municípios que também, por aquelas que vindo de fora, os podem conhecer e voltar futuramente e podermos assim, levar Lafões mais longe”, disse.
Carlos Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, salientou que "é uma honra para a região de Lafões receber uma vez mais este Torneio de futsal feminino que é uma oportunidade muito grande de experimentar, para as atletas, o ambiente competitivo a uma escala maior". 
O responsável salientou ainda, "a importância da atividade física em tempos pós pandémicos, não só para as seleções mas também para toda a comunidade. Este Torneio é também uma forma de valorizar não só a prática do futsal mas principalmente o futsal feminino e o desporto na sua globalidade".
José Alberto Ferreira, diretor da FPF destacou  que “há dois anos tivemos aqui o último torneio pré pandemia. O último Torneio Interassociações, realizou-se em lafões e mal sabíamos que iria ser o último torneio e não íriamos voltar a ter estes torneios nos próximos dois anos."
“Nós gostariamos que de alguma maneira, o feminino tivesse uma expressão maior, a nível do desporto, daí que a federação vai investir a nível nacional, quer nas associações, quer nos clubes no sentido de aumentar a prática desportiva em cinquenta porcento”, acrescentou.
José Alberto Ferreira desafiou as autarquias a investirem mais no desporto e a terem um clube na vertente do feminino de modo a promover a prática da modalidade do futsal ou futebol no feminino, "estão a investir no que é a saúde pública, estão a investir naquilo que é, a criação de determinados hábitos de vida".

Publicado por: Irene Ferreira
2022-02-23 11:57:48

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Distrito de Viseu com aviso amarelo devido à previsão de neve. Aguaceiros marcam o fim-de-semana

Devido à previsão de queda de neve, o distrito de Viseu fica sob aviso amarelo a partir das 21h00 desta sexta-feira até às 12h00 deste sábado (26 e 27 de abril). De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a cota situa-se acima de 1100 metros.
A par da previsão de neve, para a região de Viseu está ainda previsto, para este sábado, céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do fim da manhã, com aguaceiros, que poderão ser por vezes acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo. O IPMA prevê também uma pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro.
Para domingo, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, em especial durante a tarde, com possibilidade de aguaceiros, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. A temperatura volta a descer ligeiramente.

Desporto

Jogos Desportivos de Viseu 2.0 arrancam este fim-de-semana

Os Jogos Desportivos de Viseu 2.0 estão de regresso. Entre este sábado (27 de abril) e  28 de julho, a Cidade Europeia do Desporto volta a acolher o evento. Este ano, a iniciativa conta com 27 modalidades, para os jovens dos 5 aos 15 anos. Destaque para dez novas modalidades: Aikido, Atletismo, Dança, Disc Golf, Duatlo, Ginástica, GoalBall, Jiu-Jitsu, Laser Run e o Tiro com Arco.
A par das dez novas modalidades, os mais novos podem ainda contactar com outras, como é o caso do Andebol, do Arborismo, do Basquetebol 3x3, do BTT XCO, do Desporto Adaptado, do Futebol de 7, do Futsal, do Hipismo, do Hóquei em Patins, do Judo, da Natação, da Orientação, da Patinagem, do Ténis, do Ténis de Mesa, do Voleibol de Praia e do Xadrez.
As instalações desportivas de gestão municipal, como é o caso do Pavilhão Desportivo do Fontelo, do Pavilhão Cidade de Viseu ou dos campos que integram o Parque Desportivo do Fontelo, continuam a ser palco privilegiado para a realização das atividades.

Desporto

Ténis de Mesa: Torneio Internacional Cidade de Viseu acontece este fim-de-semana

O Pavilhão Cidade de Viseu recebe este fim-de-semana, dias 27 e 28 de abril, o IX Torneio Internacional Cidade de Viseu em Ténis de Mesa. A prova, que é organizada pela APEE do AE Mundão com o apoio do AE Mundão e da CM de Viseu, pontua no circuito nacional de jovens da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa em 1250 pontos (categoria mais elevada).
A competição, nos escalões de Sub11, Sub13, Sub15 e Sub19, conta, de acordo com a organização, com a presença de cerca de 400 atletas em representação de 49 clubes, distribuídos por 12 associações regionais do continente e ilhas. “Participam ainda mais de uma dezena de atletas oriundos de vários pontos do globo como França, Espanha, Nigéria e Colômbia”, acrescenta.
A entrada é gratuita. A competição tem início às 09h00 e fim previsto às 18h30 em ambos os dias.

Local/Regional

Viseu celebra Dia Mundial da Dança entre este sábado e segunda-feira

O Dia Mundial da Dança é assinalado na segunda-feira, dia 29 de abril, mas em Viseu é celebrado durante este fim de semana com um programa dedicado à arte da dança.
A iniciativa decorre de uma parceria entre o Município de Viseu e cerca de uma dezena de escolas, companhias e formações artísticas do concelho, na área da Dança: Alidanças, Enérgica, Escola de Dança Lugar Presente, Dançando com a Diferença, Street Gymn Forlife, Pedro & Fernanda, Bailado Giselle Brites e Viseu a Dançar.
O dia de sábado é preenchido, de acordo com a autarquia, por aulas abertas de Ballet clássico, Hip-Hop, Jazz Moderno e Contemporâneo, bem como por workshops de técnica de Dança Clássica, Kizomba e Bachata. O dia termina com a apresentação de todas as classes da Escola Streetgymn, com o espetáculo “Kontrastes”, no Palácio do Gelo Shopping.
Já no domingo, as atividades desenrolam-se na Praça da Republica (Rossio) e no Parque Aquilino Ribeiro, com diversas oficinas, exibições, apresentações e workshops, terminando o dia com a atuação do DJ Nelson e Marcelo, no Rossio.
O último dia dedicado às comemorações, segunda-feira, 29 de abril, começa com uma apresentação do vídeo de Dança “Continuamos Aqui/We´re still here”, realizado por Cati e Tomás do Viseu a Dançar, na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ribeira, pelas 09h45.
"Este projeto junta três Instituições de Tondela, sendo elas o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, o Centro Social de Tourigo e o Centro Social Paroquial São Salvador de Tonda. Surgiu da necessidade de combater a solidão da terceira idade e da sensibilização da comunidade para a importância de envolver os idosos nos contextos culturais e sociais. O projeto foi apoiado pela Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do Programa de Apoio à Ação Cultural. Posteriormente, já em 2023, foi escolhido para fazer parte da 31ª Quinzena de Dança de Almada, no Internacional Dance Festival, na Mostra de Vídeo-dança", explica a autarquia viseense.
Pelas 10h30, o Agrupamento de Escolas de Mundão acolhe a apresentação de vídeo-dança “Flores em Ti” e a conversa com dois intérpretes da Dançando com a Diferença. "Este vídeo-dança resulta do trabalho final de reconstrução da confiança e reaproximação entre todos, após a pandemia e o distanciamento físico por ela imposto", acrescenta.
A segunda-feira disponibiliza, ainda várias atividades ao longo da tarde como aula aberta de Ballet Clássico e Hip-Hop.

 

Local/Regional

Mangualde: esta sexta-feira à noite fala-se de 'Liberdade' na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde recebe na noite desta sexta-feira (26 de abril), a conferência “Do Estado Novo ao 25 de Abril", a exposição “Ventos de Mudança” e uma palestra sobre  Zeca Afonso.
Iniciativas que integram as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos”.
A par da conferência e da palestra, estão ainda previstos momentos de degustação de produtos e a atuação do Ensino Articulado do Agrupamento de Escolas de Mangualde, como realça João Carlos Alves, um dos palestrantes.

Desporto

Taekwondo Clube do Dão no Campeonato Regional, este fim-de-semana. Europeu foi adiado (com áudio)

A atleta do Taekwondo Clube do Dão, de Penalva do Castelo, Lara Pessoa, já não vai participar nos Campeonatos da Europa, em junho, devido ao adiamento da competição. 
O mestre Antóanio Lucas disse à Dão Digital, que o clube já estava a preparar a participação do clube, mas sem efeito.
Em contrapartida, a atleta pode participar nos Jogos Europeus no final do mês de maio, na Turquia, caso o clube consiga as verbas necessárias.
Antes, e no escalão de Benjamins, quatro atletas do Taekwondo Clube do Dão  regressam, este fim-de-semana, ao Campeonato Regional Kids para mais uma jornada. A competição acontece em Castelo de Paiva.
António Lucas diz ter boas expectativas para a prova, tendo em conta as medalhas conquistadas na última jornada.
Também dentro de duas semanas, o clube penalvense vai participar no Open de Sintra com vários atletas. Atualmente o Taekwondo Clube do Dão conta com 25 atletas em competição nos diversos escalões.