Santa Comb Dão: Ministério Público pede pena de prisão suspensa para antigo presidente

O Ministério Público (MP) pediu esta sexta-feira (01 de outubro) uma pena de prisão suspensa para o antigo presidente da Câmara de Santa Comba Dão João Lourenço e para outros arguidos envolvidos num processo relacionado com o pedido de financiamento comunitário para dois ginásios.
O ex-autarca e mais 14 arguidos (entre os quais se encontram engenheiros civis, técnicos superiores da autarquia e as empresas Embeiral e Scoprolumba) começaram em dezembro, do ano passado, a ser julgados no Tribunal de Viseu pelos crimes de fraude na obtenção de subsídio e de prevaricação.
Esta sexta-feira, durante as alegações finais, o Ministério Público pediu a absolvição de três deles e a condenação dos restantes, em penas de prisão que deverão “ser suspensas na sua execução”.
O procurador do Ministério Público disse que João Lourenço (presidente da Câmara de Santa Comba Dão entre 2005 e 2013) foi “o mentor e liderou” todo o processo de candidatura aos fundos comunitários para dois ginásios que já estavam a ser construídos, um na sede do concelho e outro na localidade de Cancela.
No seu entender, o município não se podia candidatar aos fundos comunitários porque os ginásios “já se encontravam em fase avançada de construção” e eram “de propriedade alheia”, estando a ser construídos em terrenos que tinham sido adquiridos pela parceria público-privada Dão Gest (Câmara, Embeiral e Scoprolumba) e alvo de um contrato com uma instituição financeira de crédito.
O Ministério Público considerou também ter ficado provado que houve a intenção de fazer crer que os edifícios destinados aos ginásios eram autónomos dos centros educativos Centro e Sul (inaugurados em setembro de 2009).
A candidatura aos fundos comunitários foi aprovada em março de 2010, tendo a primeira tranche sido paga em maio seguinte, acrescentou.
O procurador lamentou “a frequência com que se vêm cometendo crimes deste género” e que impere um “sentimento de impunidade”.

 

Publicado por: Irene Ferreira
2021-10-01 14:37:28

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Arte e Cultura

'Heaven in My Hell' é o novo single da banda viseense Fingertips

A banda Fingertips, com origens no distrito de Viseu, acaba de lançar um novo single. "Heaven in My Hell" é a mais recente canção do grupo viseense. De acordo com a editora a Metrosonic, o tema é uma colisão de amor e de união, espelhando a essência do encontro íntimo e universal com outra pessoa. “Com uma linguagem pop contemporânea, os Fingertips continuam a ser maestros de uma inovação sonora, numa era musical onde a inclusão e a diversidade são celebradas através da sua arte”, refere.
A banda descreve o single "Heaven in My Hell", como "uma celebração à vida, onde o mundo se transforma numa pista de dança e o medo se desfaz em pó".
"Heaven In My Hell" vai estar disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 17 de maio.
Os Fingertips celebram, em 2023, os 20 anos de carreira.

Local/Regional

Pavilhão Multiusos de Viseu recebe mais uma edição do 'Escolíadas Glicínias Plaza'

O Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe, esta sexta-feira e sábado (10 e 11 de maio), às 21h30, aquele que é considerado o maior festival artístico do ensino secundário. O evento já passou pela Figueira da Foz e por Ílhavo.
Nesta 33ª edição, em Viseu vão ser apresentados dois espetáculos com as escolas da região. “Há 10 anos que o Município de Viseu nos abre as portas para que o projeto possa chegar às escolas desta região e aqui culmina, no Multiusos, com a apresentação pública do trabalho desenvolvido pelas comunidades escolares”, realça Cláudio Pires, fundador do projeto.
De acordo com a organização, o Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe cinco escolas participantes, com cerca de 400 alunos e professores em palco. A concurso vão estar o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Escola Profissional de Carvalhais, Escola Secundária Alves Martins, Escola Secundária de Carregal do Sal e Escola Secundária de Tondela. 
Na soma das duas noites, ficam apuradas para a Final do Polo III, as três escolas com maior pontuação.
O concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, a pensar na promoção da Educação para as Artes. Envolve milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por ameaçar e injuriar agentes da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 49 anos foi detido.
Segundo a polícia, o indivíduo foi detido num  estabelecimento de restauração e bebidas, na cidade de Viseu, onde estaria a importunar os clientes e a perturbar o normal funcionamento do espaço.
A PSP acrescenta, em comunicado, que ao ser abordado, o homem terá adotado um comportamento agressivo, recusando identificar-se, ameaçando e injuriando os agentes policiais, acabando por ser detido.

Política

Eleições Europeias: candidato da CDU passa esta quinta-feira por Mangualde e Viseu

O primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Oliveira, vai estar em contacto com os trabalhadores da Stellantis, em Mangualde, esta sexta-feira (09 de maio) às 14h00.
A CDU marca ainda o dia com um comício, às 18h00, no Rossio, em Viseu.

Desporto

Rally de Portugal passa por Mortágua, esta sexta-feira

A edição 57 do Rally de Portugal 2024 arranca esta quinta-feira (09 de maio). A partida acontece em Coimbra, pelas 17h00, seguindo-se a super especial de abertura com 2,94 Km, na Figueira da Foz, às 19h05. Na sexta-feira, o rali tem duas passagens pelos troços de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km), todos no Centro de Portugal. A partir de sábado a competição percorre a zona Norte.
Este ano, a prova, que acontece até domingo (12 de maio), conta com 22 especiais de classificação.
O Rally de Portugal, que serve de arranque para a fase europeia no WRC, conta com um total de 1.690 Km de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados.

Local/Regional

Associação de Paralisia Cerebral de Viseu promove concerto solidário

A pensar na construção de um novo lar residencial para a APCV - Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, vai decorrer, na noite desta sexta-feira (10 de maio), um concerto solidário com vários artistas convidados. A iniciativa acontece, pelas 21h00, no Auditório do Centro Pastoral da Diocese de Viseu.
De acordo com a instituição, participam Paulo Lima, Pedro Duvalle, Sílvia Mitev, Sérgio Lucas, entre outros artistas, sendo que a apresentação é de responsabilidade do ator Pedro Barroso.
Os bilhetes estão disponíveis na sede da instituição em Vildemoinhos.