Numa organização conjunta do município de Tondela e da Rede de Bibliotecas Escolares de Tondela, decorre desde esta quarta-feira (17 de janeiro), e até dia 31 deste mês, o evento “Janeiro Cultural”, que este ano tem como pano de fundo as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A iniciativa, que vai já na quinta edição, é promovida com o objetivo, segundo a autarquia, de ampliar a cultura e o conhecimento do público escolar.
Palestras, conferências, debates, espetáculo de teatro e workshops de cinema são as atividades agendadas e que têm como destinatários os alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.
O “Janeiro Cultural” arrancou no Auditório Municipal, com a palestra “Liberdade e os direitos humanos” pelo jornalista Joaquim Furtado.
Na sexta-feira (dia 19), mais uma vez no Auditório Municipal e no período da manhã, acontece a palestra “A educação na revolução” pelo professor universitário Joaquim Pintassilgo.
Já no dia 22 de janeiro (segunda-feira) realiza-se, à tarde, no Auditório 1 da ACERT, a conferência/debate “A escola antes de abril, escola de hoje e a escola do futuro”, que terá como palestrantes José Pacheco, da Escola da Ponte, José Carlos Magalhães Loureiro, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e de António Rochette, da Universidade de Coimbra.
Nos dias 22, 23 e 24, durante todo o dia, a companhia Gambozinos e Peobardos leva à cena, no Auditório 2 da ACERT, o espetáculo de teatro “O dia depois de amanhã”.
O historiador, comentador e antigo político Pacheco Pereira vai participar no dia 26, à noite, no Auditório 2 da ACERT, na conferência\debate “Democracia: que futuro?”, sendo esta iniciativa também aberta a toda a comunidade.
No âmbito do “Janeiro Cultural” decorrem ainda na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, workshops de cinema “Celebrar abril. Um poema. Um filme”, numa ação promovida pelo Cineclube de Viseu e pelo BAP – Animation Studio.