Turismo de Portugal aprova candidatura, de Vouzela e Tondela, ao programa 'Transformar Turismo'

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura "Viajar no Tempo - Ferrovia entre o Vouga e o Dão", apresentada ao programa “Transformar Turismo”, e que visa a criação de um novo produto turístico de valorização do património ferroviário e que ligará o Museu Nacional Ferroviário à região de Viseu Dão Lafões, nomeadamente aos concelhos de Vouzela e de Tondela.
Com um investimento total de 608.328,19 euros, a candidatura, liderada pelo município de Vouzela, prevê a beneficiação e a musealização de três antigas estações ferroviárias: a Estação Ferroviária de Vouzela, a Estação Ferroviária de Moçâmedes (Vouzela) com instalação de um Welcome Center e a Estação Ferroviária de Tonda (Tondela), no concelho de Tondela. Além disso, serão também alvo de restauro/musealização as locomotivas na vila de Vouzela e em Real das Donas, bem como outros recursos ligados à história da ferrovia, como por exemplo a Ponte Ferroviária de Vouzela.
A musealização destes espaços será feita com recurso a soluções tecnológicas e multimédia, nomeadamente com realidade aumentada, realidade virtual, recursos audiovisuais e postos interativos de simulação de condução ferroviária.
A candidatura prevê ainda a colocação de sinalética nos locais referidos, acrescendo quatro antigas estações ferroviárias: Sabugosa (Tondela), Parada de Gonta (Tondela), Oliveira de Frades e de São Vicente de Lafões (Oliveira de Frades), bem como a recolha de material iconográfico, de testemunhos da história da ferrovia na região e o desenvolvimento de um plano de comunicação e de promoção turística.
Para Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, este é um projeto "diferenciador", na medida em que "diz muito às populações do ponto de vista afetivo". Segundo o autarca trata-se de "uma oferta turística rica em história e em saberes, que vai permitir viajar no tempo a quem usufrui da ecopista, a quem nos visita e quem teve estas vivências", adianta.
“Serão ainda colocados painéis interativos e informativos a recuperar os espaços interiores e exteriores e que permitirão contar as vivências e a dinâmica de trabalho da atividade ferroviária de Vouzela e da região”, refere.
Nas palavras de Carla Antunes Borges, presidente da Câmara Municipal de Tondela, este é “um projeto inovador que promete enriquecer a experiência turística da região e celebrar o rico património ferroviário que temos o privilégio de possuir, valorizando uma das principais atividades económicas da nossa região”.
“Esta candidatura reforça o compromisso que a Câmara de Tondela tem com a preservação do património cultural, destacando a importância de manter viva a memória de nossa história”, afirma a autarca.
Carla Antunes Borges explica ainda que a candidatura prevê uma “intervenção no edifício da antiga estação do caminho de ferro e no cais da estação de Tonda de modo a instalar nos edifícios um centro interpretativo da Linha do Dão e das atividades económicas que nela estavam ancoradas”.
A candidatura, apresentada ao programa Transformar Turismo gerido pelo Turismo de Portugal, vai ser implementada nos próximos dois anos e tem também como parceiros o Município de Oliveira de Frades, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Turismo de Portugal.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-12-06 17:27:33

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Pavilhão Multiusos de Viseu recebe mais uma edição do 'Escolíadas Glicínias Plaza'

O Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe, esta sexta-feira e sábado (10 e 11 de maio), às 21h30, aquele que é considerado o maior festival artístico do ensino secundário. O evento já passou pela Figueira da Foz e por Ílhavo.
Nesta 33ª edição, em Viseu vão ser apresentados dois espetáculos com as escolas da região. “Há 10 anos que o Município de Viseu nos abre as portas para que o projeto possa chegar às escolas desta região e aqui culmina, no Multiusos, com a apresentação pública do trabalho desenvolvido pelas comunidades escolares”, realça Cláudio Pires, fundador do projeto.
De acordo com a organização, o Pavilhão Multiusos de Viseu acolhe cinco escolas participantes, com cerca de 400 alunos e professores em palco. A concurso vão estar o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Escola Profissional de Carvalhais, Escola Secundária Alves Martins, Escola Secundária de Carregal do Sal e Escola Secundária de Tondela. 
Na soma das duas noites, ficam apuradas para a Final do Polo III, as três escolas com maior pontuação.
O concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, a pensar na promoção da Educação para as Artes. Envolve milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por ameaçar e injuriar agentes da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 49 anos foi detido.
Segundo a polícia, o indivíduo foi detido num  estabelecimento de restauração e bebidas, na cidade de Viseu, onde estaria a importunar os clientes e a perturbar o normal funcionamento do espaço.
A PSP acrescenta, em comunicado, que ao ser abordado, o homem terá adotado um comportamento agressivo, recusando identificar-se, ameaçando e injuriando os agentes policiais, acabando por ser detido.

Política

Eleições Europeias: candidato da CDU passa esta quinta-feira por Mangualde e Viseu

O primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Oliveira, vai estar em contacto com os trabalhadores da Stellantis, em Mangualde, esta sexta-feira (09 de maio) às 14h00.
A CDU marca ainda o dia com um comício, às 18h00, no Rossio, em Viseu.

Desporto

Rally de Portugal passa por Mortágua, esta sexta-feira

A edição 57 do Rally de Portugal 2024 arranca esta quinta-feira (09 de maio). A partida acontece em Coimbra, pelas 17h00, seguindo-se a super especial de abertura com 2,94 Km, na Figueira da Foz, às 19h05. Na sexta-feira, o rali tem duas passagens pelos troços de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km), todos no Centro de Portugal. A partir de sábado a competição percorre a zona Norte.
Este ano, a prova, que acontece até domingo (12 de maio), conta com 22 especiais de classificação.
O Rally de Portugal, que serve de arranque para a fase europeia no WRC, conta com um total de 1.690 Km de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados.

Local/Regional

Associação de Paralisia Cerebral de Viseu promove concerto solidário

A pensar na construção de um novo lar residencial para a APCV - Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, vai decorrer, na noite desta sexta-feira (10 de maio), um concerto solidário com vários artistas convidados. A iniciativa acontece, pelas 21h00, no Auditório do Centro Pastoral da Diocese de Viseu.
De acordo com a instituição, participam Paulo Lima, Pedro Duvalle, Sílvia Mitev, Sérgio Lucas, entre outros artistas, sendo que a apresentação é de responsabilidade do ator Pedro Barroso.
Os bilhetes estão disponíveis na sede da instituição em Vildemoinhos.

Local/Regional

Portugal volta a dançar em Tondela entre esta sexta-feira e domingo

Tondela voota a receber, entre esta sexta-feira e domingo (10, 11 e 12 de maio), mais uma edição do Portugal a Dançar, a maior competição de dança em solo nacional. A concurso vão apresentar-se 230 bailarinos para um total de 54 coreografias. Os participantes são oriundos de vários concelhos das zonas centro e norte do país.
O concurso, promovido pela agência D4U Agency, percorre o país à procura dos melhores talentos de dança. Tondela recebe a segunda prova nacional.
Esta sexta-feira decorre a eliminatória A, no sábado a eliminatória B e três workshops, um de Latin Fusin com Vadim Potapov, outro Commercial orientado por Francisca Marques e o último de Jazz com Ana Carina Rodriguez. A final acontece no domingo, Parque Urbano de Tondela, pelas 16h00. Os vencedores vão depois participar, em dezembro, na grande final da competição.
 A prova é aberta a todos os que tenham talento para dançar, independentemente da idade, estilo de dança, podendo os interessados participar a solo ou de forma coletiva.