Viseu: Casa da Ribeira acolhe exposição sobre reciclagem

No âmbito de um projeto desenvolvido pelas Equipas do Rendimento Social de Inserção de Viseu, nomeadamente a Cáritas Diocesana de Viseu, a Casa do Povo de Abraveses e o Centro Social e Paroquial de São José, em colaboração com o Município de Viseu, a Casa da Ribeira vai acolher a exposição “RSIclagem Criativa”. A inauguração acontece na tarde desta sexta-feira (03 de maio).
A exposição é constituída por trabalhos concebidos através de materiais reciclados, como CD´s, cartão, rolos de papel higiénico, tecidos, casca de ovo, tintas, rolhas de plástico, paus, garrafas, lã, entre outros, e pelas mãos de doze beneficiários da medida RSI (Rendimento Social de Inserção).
De acordo com a autarquia viseense, o projeto tem como objetivo sensibilizar para a importância da reciclagem, bem como consciencializar para a conservação ambiental e diminuição dos resíduos nos aterros sanitários. "Pretende ainda combater o sedentarismo, promover a autoestima e as relações interpessoais e de partilha dos envolvidos neste projeto", acrescenta.
A exposição fica patente até dia 17 de maio.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-05-02 14:32:06

 

Foto: Visit Viseu Dão Lafões

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: 'Dias de Festa' conta, este sábado, com a apresentação de um livro de Olavo Moreira

No âmbito da programação cultural do Município de Mangualde “Dias de Festa”, o escritor Olavo Moreira vai estar este sábado, 18 de maio, às 15h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, para apresentar “Da morte e outras vidas”, o livro que compila uma série de contos e short stories (pequenas histórias).
Olavo Moreira, de 47 anos, é natural do Porto, mas reside em Aveiro. O escritor é também autor do romance “Se o Abismo Existe” (2015), coautor da coletânea Paradigmas (2016) e colaborou na revisão da primeira tradução literária em português do poema épico finlandês, Kelava, obra traduzida pelo irmão, Orlando.
A programação cultural “Dias de Festa”, que estreou em janeiro deste ano, conta com iniciativas todos os meses, desde apresentação de livros, teatro, concertos, entre outras atividades.

Local/Regional

Fotografias da campanha de Humberto Delgado, às eleições presidenciais, doadas ao Museu de Lamego

No domingo, dia 19 de maio, pelas 16h30, vai decorrer, no salão nobre do Museu de Lamego, a cerimónia de entrega da Doação Miguel Ramalho.
Compreendendo um conjunto de 71 positivos a preto e branco, referentes à passagem por Lamego, Castro Daire e Viseu do general Humberto Delgado, aquando da campanha eleitoral à Presidência da República, em junho de 1958, a doação constitui, segundo o Museu de Lamego, um testemunho de inequívoco valor documental no que respeita à história durante o período do Estado Novo.
Inserida na programação elaborada pelo Museu de Lamego destinada a comemorar os 50 Anos do 25 de Abril, após a cerimónia de entrega terá lugar a conferência “Eleições 1958 – Humberto Delgado na Campanha do Norte – Roteiro fotográfico”, que será proferida pelo antigo proprietário das fotografias, Miguel Ramalho.

Local/Regional

Oliveira de Frades assinala o Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus

No âmbito do Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus, assinalado este sábado (18 de maio), o Município de Oliveira de Frades e o Museu Municipal vão assinalar a data com diversas atividades. Do programa conta a apresentação da mais recente incorporação no acervo do Museu: “Uma Estação da Via Sacra”, a inauguração da exposição temporária de fotografia: “O Enigma do Rosto”, da autoria de Aníbal Seraphim, também o concerto na Praça Luís Bandeira: “Rock & Love” (covers rock anos 80 e 90). “Palavras batidas à varanda do Museu” pelos Zela Zound Zystem (projeto artístico que mistura poesia e prosa com beats de dança, é outra aitividade prevista, assim como visitas guiadas ao Museu e à exposição: “Catástrofes: os fogos florestais. Oportunidades e ameaças ao património arqueológico”.

Local/Regional

Viseu: vinhos da região em destaque, esta sexta-feira e sábado, no Solar do Vinho do Dão (com áudio)

O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, volta a receber, esta sexta-feira e sábado (17 e 18 de maio), mais uma edição do Dão Primores.
O presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, falou à Dão Digital sobre o evento que conta com um seminário, esta sexta-feira, provas de vinhos e o concurso dos melhores vinhos do Dão, no sábado.
A concurso vão estar mais de uma centena de vinhos de cerca de 20 produtores. Arlindo Cunha diz que o evento Dão Primores pretende ser um estímulo para os produtores locais.
No sábado marca presença o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Local/Regional

Alunos da Academi@ STEM Mangualde visitaram a Patinter

Alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde visitaram a  Patinter para conhecer a realidade da empresa de transportes internacionais, parceira da Academi@ STEM Mangualde.
Durante a atividade STEM, dinamizada por funcionários da empresa, os alunos ficaram a conhecer os diferentes setores da Patinter, assim como as preocupações que enfrentam no dia a dia.
De acordo com a autarquia mangualdense, a geografia de uma viagem de camião, a reutilização da água e os cuidados relacionados com a eficiência energética e a segurança rodoviária e como os pneus usados são reaproveitados foram alguns dos temas abordados.
Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a ETAR e experimentaram uma viagem de camião.
A Academi@ Stem Mangualde é um programa com um modelo inovador, que desenvolve práticas pedagógicas, promovendo a autonomia dos alunos, com recurso a metodologias ativas de aprendizagem.

Local/Regional

Cinco detidos por tráfico de droga em Viseu, Mangualde, Sátão, Santa Comba Dão e Aguiar da Beira

Por tráfico de droga, cinco pessoas, entre os 21 e os 42 anos, foram detidas pela GNR de Viseu. Uma mulher e quatro homens que, segundo a autoridades, cometeram o crime nos concelhos de Viseu, Mangualde, Sátão, Santa Comba Dão e Aguiar da Beira.
Segundo o Tenente Coronel João Marques, a investigação decorria há cerca de seis meses. Depois de vários mandados de busca, os militares do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde apreenderam 900 doses de haxixe, 175 doses de cocaína, 2,4 gramas de cetamina, armas brancas,  telemóveis, computadores, botijas de óxido nitroso, entre outro material. 
A investigação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Franca de Xira, do NIC de Santa Comba Dão, do Núcleo de Apoio Operativo e Tecnológico do Comando Territorial de Viseu e do Posto Territorial de Mangualde.
O Tenente Coronel João Marques garante que a GNR vai continuar a investigar com o objetivo de combater o tráfico de droga na região.