Viseu: Meia Maratona de Viseu condiciona trânsito na cidade, este domingo

Este domingo, dia 04 de setembro, é realizada a 39ª Meia Maratona de Viseu. A iniciativa contempla uma maratona de 21 quilómetros, uma mini-maratona de 10 quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros. Tem início pelas 09h00, na Praça de Viriato, na Feira de São Mateus.
Segundo a autarquia de Viseu, é uma edição especial, com a inclusão do 10º Campeonato do Mundo de Meia Maratona VIRTUS. Organizada pela Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), esta é uma prova direcionada para atletas com deficiência, que conta com a participação de quatro nomes portugueses do atletismo: Cristiano Pereira, João Monteiro, Luís Pimentel e Paulo Benavente. Atletas de outros três continentes também se fazem representar em Viseu.

Em virtude da iniciativa desportiva, a circulação automóvel estará interdita entre as 08H30 e 14H30, nos seguintes locais: Avenida da Bélgica (entre a Rotunda do Continente e a Rotunda de Viriato); Estrada Velha de Abraveses (entre a Avenida Mário Soares e a Avenida da Bélgica); Rotunda do Continente; Avenida Pedro Henriques; Rotunda Grupo Desportivo Ribeirinhos; Avenida Mário Soares; Circular Norte, nos acessos à seguintes rotundas: Fábrica da Pólvora; Heróis Lusitanos; Santiago e Praça Grão Vasco; Cava de Viriato (Rua do Coval, Rua dos Plátanos e Rua Heróis Lusitanos); Avenida Cidade de Salamanca (no sentido Praça Grão Vasco - Rotunda do Coval); Rotunda do Coval; Túnel de Viriato; Avenida Europa (no sentido Rotunda Cibernética - Rotunda da Aguieira, o que inclui também a Rotunda do Centenário do Comércio); Avenida Capitão Homem Ribeiro (no sentido Rotunda José Branquinho - Rotunda Cibernética e ainda entre a Rotunda Cibernética e a Rotunda de Viriato); Rua José Branquinho; Rua César Anjo; Rua Tenente Manuel Joaquim; Rua Nova da Balsa; Avenida Almirante Afonso Cerqueira; Avenida Monsenhor Cónego António Freire (no sentido Praça Carlos Lopes - Rotunda José Branquinho); Travessa da Balsa; Avenida Alberto Sampaio; Praça da República; Avenida 25 de Abril (entre o cruzamento com a Avenida Infante Dom Henrique  a Rotunda Calouste Gulbenkian); Avenida Calouste Gulbenkian; Avenida Alexandre Herculano (entre a Rua Mendonça e Rua Dom António Alves Martins); Largo General Humberto Delgado; Rua Alexandre Lobo; Rua Formosa; Rua Nunes de Carvalho; Largo Major Teles; Avenida Dr. António José de Almeida.
Uma vez que todas as ruas e avenidas adjacentes serão também afetadas pela mesma, o comboio turístico não irá concretizar as visitas nos horários das 10 e 11 horas.

Autor: Irene Ferreira
2022-09-02 10:27:18

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu celebra Dia Mundial da Dança entre este sábado e segunda-feira

O Dia Mundial da Dança é assinalado na segunda-feira, dia 29 de abril, mas em Viseu é celebrado durante este fim de semana com um programa dedicado à arte da dança.
A iniciativa decorre de uma parceria entre o Município de Viseu e cerca de uma dezena de escolas, companhias e formações artísticas do concelho, na área da Dança: Alidanças, Enérgica, Escola de Dança Lugar Presente, Dançando com a Diferença, Street Gymn Forlife, Pedro & Fernanda, Bailado Giselle Brites e Viseu a Dançar.
O dia de sábado é preenchido, de acordo com a autarquia, por aulas abertas de Ballet clássico, Hip-Hop, Jazz Moderno e Contemporâneo, bem como por workshops de técnica de Dança Clássica, Kizomba e Bachata. O dia termina com a apresentação de todas as classes da Escola Streetgymn, com o espetáculo “Kontrastes”, no Palácio do Gelo Shopping.
Já no domingo, as atividades desenrolam-se na Praça da Republica (Rossio) e no Parque Aquilino Ribeiro, com diversas oficinas, exibições, apresentações e workshops, terminando o dia com a atuação do DJ Nelson e Marcelo, no Rossio.
O último dia dedicado às comemorações, segunda-feira, 29 de abril, começa com uma apresentação do vídeo de Dança “Continuamos Aqui/We´re still here”, realizado por Cati e Tomás do Viseu a Dançar, na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ribeira, pelas 09h45.
"Este projeto junta três Instituições de Tondela, sendo elas o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, o Centro Social de Tourigo e o Centro Social Paroquial São Salvador de Tonda. Surgiu da necessidade de combater a solidão da terceira idade e da sensibilização da comunidade para a importância de envolver os idosos nos contextos culturais e sociais. O projeto foi apoiado pela Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do Programa de Apoio à Ação Cultural. Posteriormente, já em 2023, foi escolhido para fazer parte da 31ª Quinzena de Dança de Almada, no Internacional Dance Festival, na Mostra de Vídeo-dança", explica a autarquia viseense.
Pelas 10h30, o Agrupamento de Escolas de Mundão acolhe a apresentação de vídeo-dança “Flores em Ti” e a conversa com dois intérpretes da Dançando com a Diferença. "Este vídeo-dança resulta do trabalho final de reconstrução da confiança e reaproximação entre todos, após a pandemia e o distanciamento físico por ela imposto", acrescenta.
A segunda-feira disponibiliza, ainda várias atividades ao longo da tarde como aula aberta de Ballet Clássico e Hip-Hop.

 

Local/Regional

Mangualde: esta sexta-feira à noite fala-se de 'Liberdade' na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde recebe na noite desta sexta-feira (26 de abril), a conferência “Do Estado Novo ao 25 de Abril", a exposição “Ventos de Mudança” e uma palestra sobre  Zeca Afonso.
Iniciativas que integram as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos”.
A par da conferência e da palestra, estão ainda previstos momentos de degustação de produtos e a atuação do Ensino Articulado do Agrupamento de Escolas de Mangualde, como realça João Carlos Alves, um dos palestrantes.

Desporto

Taekwondo Clube do Dão no Campeonato Regional, este fim-de-semana. Europeu foi adiado (com áudio)

A atleta do Taekwondo Clube do Dão, de Penalva do Castelo, Lara Pessoa, já não vai participar nos Campeonatos da Europa, em junho, devido ao adiamento da competição. 
O mestre Antóanio Lucas disse à Dão Digital, que o clube já estava a preparar a participação do clube, mas sem efeito.
Em contrapartida, a atleta pode participar nos Jogos Europeus no final do mês de maio, na Turquia, caso o clube consiga as verbas necessárias.
Antes, e no escalão de Benjamins, quatro atletas do Taekwondo Clube do Dão  regressam, este fim-de-semana, ao Campeonato Regional Kids para mais uma jornada. A competição acontece em Castelo de Paiva.
António Lucas diz ter boas expectativas para a prova, tendo em conta as medalhas conquistadas na última jornada.
Também dentro de duas semanas, o clube penalvense vai participar no Open de Sintra com vários atletas. Atualmente o Taekwondo Clube do Dão conta com 25 atletas em competição nos diversos escalões.

Local/Regional

Mangualde: autarquia atribuiu a Miguel Monteiro (atleta) a Medalha de Mérito Municipal (com áudio)

O atleta paralímpico Miguel Monteiro, natural de Mangualde, recebeu esta quinta-feira, dia em que foram assinalados os 50 anos do "25 de Abril", a Medalha de Mérito Municipal atribuida pela autarquia mangualdense.
Na hora dos agradecimentos, o atleta da Casa do Povo de Mangualde, prometeu ainda melhores resultados nas provas futuras.
Para além de ​​​​​​Miguel Monteiro, também o antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, foram homenageados com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde:Câmara Municipal atribuiu três 'Medalhas de Ouro da Cidade', esta quinta-feira (com áudio)

Esta quinta-feira (25 de abril) ficou marcada, em Mangualde, pela atribuição de “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” a três personalidades do concelho.
A título póstumo foi atribuída a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde” ao antigo ministro e empresário Jorge Coelho. A filha, Maria João Coelho, recebeu a homenagem e sublinhou o orgulho que Jorge Coelho iria ter em receber a condecoração. O mangualdense Jorge Coelho morreu em abril de 2021.
João Azevedo, antigo presidente da Câmara Municipal, também recebeu a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”. O também deputado na Assembleia da República agradeceu a homenagem e sublinhou a importância da família e amigos no percurso que tem feito. 
A única mulher homenageada foi Teresa Cruz,  fundadora da Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde. Por motivos de saúde, não esteve presente. O marido, o Coronel Fernando Almeida, recebeu, em substituição, a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde assinala o '25 de Abril' com homeangem a personalidades do concelho (com áudio)

No dia da celebração dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, a Câmara Municipal de Mangualde homenageou, esta quinta-feira, quatro personalidades do concelho: “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” e com a  “Medalha de Mérito Municipal”. 
O antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”, e o atleta paralímpico Miguel Monteiro, com a “Medalha de Mérito Municipal”, foram os homenageados.
Antes da entrega das medalhas, o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, sublinhou a importância do 25 de Abril para o Poder Local. 
Um a um, o autarca realçou qualidades dos homenageados que pesaram na atribuição das respectivas medalhas. Os galardões foram atribuídos por deliberação da Câmara Municipal e aprovados em Assembleia Municipal entre 2020 e 2021.
Elisio Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, aproveitou para também homenagear, por palavras, todos os que nos últimos 50 anos serviram as instituições e o poder local no concelho de Mangualde.