Viseu: autarca diz que o Estado está a transferir os problemas da área Social para as Câmaras

Com o aproximar da data para a transferência de competências da área da Ação Social para a Câmara Municipal de Viseu, o presidente da autarquia, Fernando Ruas, referiu durante a reunião de Câmara que “já começam a aparecer as dificuldades e os constrangimentos deste processo”.
Desta forma, o autarca referiu que não deixará de apontar, “sempre que for necessário”, aos responsáveis por esta imposição, os problemas que estão a transferir para o Município de Viseu. “Não deixaremos que nos imputem quaisquer responsabilidades que não são nossas, até porque é-nos dito, por quem hoje executa essa tarefa para o Estado Central, que as verbas transferidas são insuficientes para as despesas. Por isso, volto a reiterar que não aceitámos esta competência. Ela vai é ser-nos imposta por decisão superior do Estado Central.”
O presidente da Câmara sustentou que o valor que vai ser transferido impossibilita que as tarefas na Ação Social sejam desenvolvidas, mesmo com a última atualização financeira que foi realizada. “As verbas continuam a ser insuficientes, por isso não nos podem pedir para arcar com esse custo adicional de equilíbrio de contas. De uma responsabilidade, que, como disse, nunca quisemos assumir”, acrescentou.
Ao elencar exemplos de “equipas que não têm valores atualizados de vencimentos há mais de uma década”, “carros de serviço que estão para lá da sua idade de substituição”, “locais e equipamentos onde se desenvolvem as tarefas obsoletos, com grandes necessidades de obras e reparações”, Fernando Ruas revela que os valores financeiros propostos não estão a acompanhar nem a inflação, nem o aumento do custo de vida atual.
Segundo o presidente de Viseu, estão a ser reportados défices de financiamento, sem contar com custos de instalações e restantes custos de contexto, na ordem dos 15% a menos e o número de processos de referência para cada técnico “é manifestamente gigantesco”.

Publicado por: Irene Ferreira
2023-03-17 09:50:44

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Arte e Cultura

Penalva do Castelo: Encoberta recua, até domingo, a tempos medievais (com áudio)

Os tempos medievais estão de regresso à aldeia de Encoberta, no concelho de Penalva do Castelo, entre esta sexta-feira e domingo (26 a 28 de julho), com a realização da 3ª Feira Medieval.
Uma iniciativa da Associação Cultural, Recreativa, Social e Desportiva da Encoberta.
Segundo o presidente da coletividade, Nuno Costeira, este fim-de-semana são esperados, na aldeia, cerca de 10 mil visitantes. A edição deste ano da Feira Medieval conta com mais de meia centena de expositores, entre taberneiros e artesãos. O certame conta ainda com mercadores, malabaristas, entre outros.
O responsável acrescenta que toda a aldeia está envolvida no evento.
O presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a esposa são os convidados deste ano, como reis do certame.

Local/Regional

Miss Viseu é eleita este sábado (com áudio)

Doze jovens de vários concelhos do distrito de Viseu participam, este sábado (27 de julho), a partir das 21h00, na 8ª edição do Miss Viseu, no Palácio do Gelo.
A concurso estão várias categorias, como Miss Viseu, Miss Palácio do Gelo, Miss Teen Viseu, Mrs. Viseu, Voz Pela Mudança, Miss Popular, entre outras, como explica Nuno Peixoto, da organização.
A gala deste sábado foi preparada ao longo da última semana, que foi de estágio para as participantes num hotel de Tondela.

Local/Regional

Céu limpo e temperatura máxima acima dos 30 graus marcam este fim-de-semana na região de Viseu

Este fim-de-semana (27 e 28 de julho) vai contar com tempo quente e céu praticamente limpo, na região de Viseu. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para sábado, céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado (até 30 km/h), mas nas terras altas pode atingir rajadas até 60 km/h.
No domingo, o céu vai continuar pouco nublado ou limpo e com uma pequena subida da temperatura máxima.

Local/Regional

Viseu: discoteca The Day After volta a abrir para noites de verão

A mítica discoteca The Day After volta a abrir portas neste verão, sob o lema “Summer Power by Ice Club Viseu”, sob curadoria e gestão da discoteca Ice Club Viseu, Grupo Noite Biba.
A abertura da programação é este sábado, dia 27 de julho, com o “Baile das Novinhas”, com a participação do músico/rapper brasileiro MC Zuca, mas também com os Dj’s André Flor e Verylight. O artista Dark Waves vai estar no After Beat, enquanto no Bar Americano, o protagonista será o Dj Rocha - The Rock.
A programação regressa uma semana depois, no sábado, 03 de agosto, com destaque para a presença do rapper francês Koba Lad, Johnny The Bass e Verylight. O After Beat vai contar, a 03 de agosto, com a atuação de Fabeladona e Baile Punk. Já no Bar Americano, a noite fica por conta do Dj Rocha – The Rock. A noite de sábado, 10 de agosto, tem em cartaz o cantor, produtor musical, compositor e autor franco-português, Lucenzo e os Dj´s Deejay Sam e Verylight, com atuação no principal espaço do The Day After. Dark Waves e Dj Rocho – The Rock tocarão, respetivamente, no After Beat e no Bar Americano. De acordo com a organiação, o “Summer Power by  Ice Club Viseu” terá ainda animação na quarta-feira, 14 de agosto com destaque para a banda com origem cabo-verdiana Supa Squad, Gainza e Verylight na Danceteria e o Dj Peter Sky e + 55 do Brasil no After Beat. A 17 de agosto, Badoxa é o cabeça de cartaz, estando também presentes Johnny The Bass, Verylight e Dar Waves. A fechar as noites do verão no The Day After, vai acontecer a “mega noite branca” de 24 de agosto que será animada pelo Dj português Kura e por Verylight, na danceteria; por Peter Sky e +55, no After Beat e pelo Dj Rocha – The Rock, no Bar Americano.

Local/Regional

Mangualde: Santiago de Cassurrães recebe mais uma Festa dos Pastores (com áudio)

A aldeia de Santiago de Cassurrães, no concelho de Mangualde, volta a receber a Festa dos Pastores entre esta sexta-feira e domingo (26 a 28 de julho). Participam 13 rebanhos.
Uma iniciativa que teve início em 2016, através de uma família de pastores da freguesia, para não deixar morrer a tradição, e que ano após ano tem atraído rebanhos de vários pontos da região, como contou à Dão Digital Esmeralda Pinto, da organização. 
A romaria das ovelhas está agendada para o final da tarde de domingo, mas a partir desta sexta-feira estão previstas outras atividades e animação musical. 
Esmeralda Pinto realça que a vida de pastor não é fácil, mas sublinha que nos últimos tempos têm surgido, na região, novos pastores e rebanhos.

Local/Regional

Produtos endógenos da região do Dão em destaque, esta segunda-feira, no Mercado do Bolhão

Os produtos endógenos da região do Dão, nomeadamente dos Municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão, tais como, a Maçã Bravo de Esmolfe DOP, a Castanha dos Soutos da Lapa DOP, o Queijo da Serra da Estrela DOP, o Azeite do Dão, os Míscaros do Dão, entre outros, vão estar em destaque no Mercado do Bolhão, na cidade do Porto.
A iniciativa da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) acontece esta segunda-feira (29 de julho) e conta com a participação do  Chef Henrique Ferreira. O Chef vai promover o Showcooking “Dão Emoções”, às 15h00.
De acordo com a organização, o evento contará com a presença das autarquias locais do território do Dão, dos representantes institucionais da ADD e de outras organizações nacionais e regionais. 
Através do projeto “Dão Emoções”, a ADD pretende apoiar os produtores locais e estruturar uma oferta complementar ao enoturismo, que permita qualificar e promover a produção artesanal, de grande qualidade e autenticidade, que acrescenta valor à experiência turística.