A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde foi a corporação que mais recolheu resíduos elétricos e eletrónicos na 9ª edição da campanha “Quartel Electrão”, que decorreu ao longo de 2024.
No total, as 17 associações humanitárias do distrito de Viseu recolheram mais de 170 toneladas de pilhas e baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, que foram encaminhados para reciclagem pelo Electrão.
Os bombeiros de Mangualde recolheram 28 480 quilos, recebendo, como prémio, 2 287 euros. A corporação de Tarouca surge em 2º lugar com 23 620 quilos e Tabuaço com 15 197 quilos.
A nível do distrito, o valor global dos prémios atribuídos às associações humanitárias de bombeiros voluntários ascende a 13 107 euros.
Aderiram, a nível nacional, 217 associações humanitárias de bombeiros voluntários, o número mais alto da campanha, o que permitiu a recolha de mais de 2 720 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, um valor acima das 2 300 reunidas na edição anterior. Em 2024, foram recolhidas, mais concretamente, 2 725 toneladas de equipamentos elétricos usados, 29 toneladas de pilhas e baterias e 19 toneladas de lâmpadas. O valor global dos prémios a atribuir às associações aderentes ascende a mais de 316 mil euros.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão, no distrito de Castelo Branco, reuniu a maior quantidade de equipamentos a nível nacional, em peso, e ganhou o primeiro prémio: um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 70 mil euros.
Foto: Dão Digital