Cáritas Diocesana de Viseu implementa o programa 'Bairros Saudáveis' no bairro social de Paradinha

A Cáritas Diocesana de Viseu viu aprovada a candidatura ao programa “Bairros Saudáveis” que irá ser implementado no Bairro Social de Paradinha até maio do próximo ano.
Segundo a Cáritas, o bairro de Paradinha cumpre alguns dos critérios de elegibilidade definidos pelo Regulamento do Programa, nomeadamente condições de habitabilidade deficientes ou precárias, número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso e número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono.
“Assim, propusemos um projeto que engloba ações integradas para uma dotação financeira de 50 mil euros com o objetivo de promover redes comunitárias e de vizinhança, através da educação ambiental e do desenvolvimento de competências sociais”, explica.
Serão trabalhadas as áreas do eixo social, eixo ambiental, intervenções de qualificação do espaço público e/ou comum, melhoria da limpeza urbana e ações de educação ambiental.
Ao nível das atividades a desenvolver com os participantes do projeto, a Cáritas Diocesana de Viseu propõe um ateliê de carpintaria, a criação e manutenção de uma Horta Indoor e a criação de um espaço exterior de compostagem.
A Cáritas Diocesana de Viseu, enquanto instituição promotora, convidou entidades parceiras para a execução do projeto, nomeadamente, a Câmara Municipal de Viseu, a Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador, o ACES Dão-Lafões, e o Grupo Informal de Moradores do Bairro Social de Paradinha.

Autor: Irene Ferreira
2021-10-21 14:43:08

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo celebra 'Abril' com música, uma arruada, um simulacro e uma sessão solene

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em Penalva do Castelo, têm início na noite de quarta, estendendo-se para o dia de feriado, quinta-feira (24 e 25 de abril).
Na quarta-feira, às 21h00, a Praça do Antigo Município acolhe um concerto de música tradicional com Daniel Pereira Cristo. No feriado, depois do hastear da bandeira na Câmara Municipal, às 09h00, segue-se a arruada com o movimento associativo do concelho ao som da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
De acordo com a autarquia, para as 11h00 está agendado o simulacro de um acidente de viação, pelos bombeiros locais. Durante a tarde, o concerto “50 anos de Abril” pela Banda Recreativa está agendado para as 15h00, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, com a presença de João Marcelo de Carvalho.
A sessão solene “Os 50 anos da Democracia” acontece às 16h00 no antigo edifício dos Paços do Concelho.

Local/Regional

Este ano, a GNR de Viseu já sinalizou mais de mil terrenos por limpar

No âmbito da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos, a GNR continua a realizar ações de sensibilização junto da população. Ações que acontecem até ao final deste mês de abril, sendo que a partir de 01 de maio arranca a fase de fiscalização da limpeza dos terrenos, com aplicação de coimas para os proprietários incumpridores.
Desde 2019 que a GNR tem registado uma diminuição do número de sinalizações por falta de limpeza de terrenos.
No distrito de Viseu, em 2023 foram sinalizados 1650 casos, em 2022 foram 1258 e em 2021 sinalizou 1391 terrenos por limpar. Em 2020 foram registados 2410 incumprimentos e em 2019 foram 3213.
Este ano, e ainda com dados provisórios, a GNR de Viseu já registou 1107 terrenos em incumprimento de gestão de combustível.

Local/Regional

Trabalhadores da alimentação, limpeza e outros, do Hospital de Viseu, em greve esta segunda-feira

Os Serviços de Alimentação, Lavandaria, Resíduos e Manutenção do Hospital de Viseu sofrem, esta segunda-feira (22 de abril), os efeitos da greve dos trabalhadores da empresa Such, responsável por esses setores.
Afonso Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, explica que o protesto se deve ao facto de a empresa ter recusado negociar o aumento dos salários e para reivindicar melhores condições de trabalho.
Em dia de greve, os trabalhadores da empresa Such também pretendem concentrar-se, a partir das 09h00, na entrada do Hospital de Viseu.

Local/Regional

Fim-de-semana, na região de Viseu, vai contar com mais nuvens e até pode chover e trovejar

O fim-de-semana (20 e 21 de abril), na região de Viseu, vai contar com maior nebulosidade principalmente durante o dia de sábado.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu nublado, aguaceiros, que por vezes podem ser fortes e acompanhados de trovoadas. A temperatura desce ligeiramente.
Para domingo, o céu vai apresentar-se com menos nuvens, mas ainda podem ocorrer aguaceiros e trovoada. No domingo, a temperatura volta a subir.

Arte e Cultura

Penalva do Castelo: Real recebe, no domingo, mais um Encontro de Música Popular (com áudio)

A freguesia de Real, no concelho de Penalva do Castelo, recebe, na tarde de domingo (21 de abril), mais um Encontro de Música Popular. É a 11ª edição.
À semelhança de edições anteriores, o evento também conta com expositores de artesanato e produtos da terra.
O evento, organizado pela Associação Cultural Recreativa e Social de Real (ACRSR), associa-se, este ano, ao percurso pedestre “Trilho de Ryal” que acontece durante a manhã, como realça Paulo Martins, presidente da associação.
No encontro participam grupos de música de Povolide, Cinfães e Mangualde, para além da anfitriã Tuna Realense.
Paulo Martins sublinha que este tipo de eventos é uma mais valia, já que dá a conhecer a freguesia e o concelho e também pela troca de experiências e conhecimentos entre grupos de música participantes.

Local/Regional

Viseu: homem morreu num acidente com um trator em S. João de Lourosa

Um homem de 74 anos morreu na manhã desta sexta-feira (19 de abril) num acidente com um trator, na freguesia de S. João de Lourosa, no concelho de Viseu. O acidente ocorreu numa propriedade agrícola, onde a vítima estaria a realizar alguns trabalhos com recurso ao trator.
De acordo com informações do Comando SUB regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, o óbito foi declarado no local, sendo o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu.
No local do acidente estiveram 17 operacionais dos Bombeiros Sapadores de Viseu, INEM e GNR, apoiados por sete viaturas.