Durante os últimos dias foram cerca de 500 os peregrinos, que se deslocam a pé para Fátima, apoiados pelo Movimento da Mensagem de Fátima, da Diocese de Viseu, ultrapassando os 300 previstos inicialmente.
No Seminário Maior de Viseu foi-lhes dado o apoio necessário, tanto pelos membros do Movimento, como também por coletividades, instituições e empresas que se ofereceram para ajudar estes homens e mulheres que se deslocam a Fátima com o intuito de orar e de celebrar a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.
Além da alimentação e dos cuidados de higiene e de saúde, os peregrinos foram ainda confortados espiritualmente com momentos de oração e celebração diária da Eucaristia, assegurada pelo assistente espiritual do MMF, o Padre Carlos Casal.
O Movimento da Mensagem de Fátima chegou ao fim destes dias com o “coração cheio e com muita gratidão”, como destacou Isabel Silva, presidente do MFF. “Foram apoiados cerca de 500 peregrinos, vindos do interior norte do país, que tiveram refeições à sua disposição: pequeno-almoço, almoço e jantar. Os nossos voluntários foram-se revezando, durante a noite, para que ninguém saísse sem um pequeno-almoço reforçado. Os elementos do Secretariado estiveram presentes, de acordo com as suas disponibilidades profissionais e pessoais, e, mais uma vez, fica a nossa gratidão a todos os elementos que voluntariamente colaboraram connosco na logística preparatória desta atividade, assim como às empresas que nos forneceram produtos alimentares e farmacêuticos a título gratuito. Não podemos esquecer os profissionais de saúde, incluindo professores e alunos da Escola Superior de Saúde. Ficámos mais ricos com o pedacinho de carinho e oração de cada peregrino e também eles levaram um pedacinho de nós”, concluiu a responsável.
Recorde-se que o MMF faz ainda a ponte com o Santuário de Fátima e os guias de peregrinos a pé, para que estes sejam habilitados com cartão de guia, ao concluírem a formação, que tem a duração de dois anos, seguidos ou interpolados. Os interessados em fazer a formação podem contactar o MMF.