O serviço de transporte flexível IR e VIR, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai passar a operar no concelho de Viseu, passando assim a servir todos os 14 municípios da região.
A nova fase do serviço foi apresentada esta terça-feira (13 de maio), em Viseu. A partir do dia 26 deste mês, 21 táxis passam a operar exclusivamente no concelho de Viseu, assegurando cobertura em 52 localidades que, até agora, não dispunham de qualquer serviço de transporte público regular ou cuja cobertura era apenas parcial.
De acordo com a CIM Viseu Dão Lafões, este reforço eleva para 117 o número total de táxis envolvidos no serviço IR e VIR, que já registou cerca de 37 mil viagens desde o lançamento.
Outra novidade do IR e VIR é a oferta de uma nova modalidade de transporte: o “Serviço Aeródromo”, que possibilita ligações diretas ao Aeródromo Gonçalves Lobato (Viseu).
Segundo a entidade, o IR e VIR oferece ainda o “Serviço Municipal”, que liga todas as localidades sem acesso a transporte público (ou que apenas têm esse transporte em alguns horários) aos centros dos municípios e o “Serviço Intermunicipal”, que oferece ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos.
Para Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, e também da Câmara Municipal de Viseu, “a chegada do IR e VIR a Viseu era um passo natural e necessário. Esta é uma resposta concreta à necessidade de garantir transportes públicos nas localidades mais periféricas e um exemplo claro de como podemos usar soluções inovadoras e sustentáveis para servir todo o território”.
O IR e VIR é um serviço público de transporte flexível e a pedido, que permite deslocações de táxi ao preço de um bilhete de autocarro, em áreas sem cobertura adequada de transporte coletivo.
Funciona em dias úteis, com horários e paragens definidos, sendo ativado pelo próprio utente através de reserva gratuita até às 12h00 do dia útil anterior.
Toda a informação pode ser obtida pelo número gratuito 800 10 20 30, disponível em dias úteis, ou nas plataformas digitais da CIM Viseu Dão Lafões.