Por suspeitas de maus-tratos a animais, no concelho de Moimenta da Beira, sete homens, com idades entre os 18 e 79 anos, e duas mulheres, de 39 e 40 anos, foram identificados pela GNR.
A operação foi realizada no seguimento de uma investigação pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, que decorria há cerca de cinco meses, no referido concelho. No seguimento da ação desenvolvida, foram fiscalizados 32 animais, entre os quais canídeos de diversas raças, equídeos e outros animais de pecuária. A intervenção culminou na identificação de nove indivíduos, tendo sido elaborados 16 autos de contraordenação. Segundo a GNR, em causa estava a ausência de registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), a falta de vacinação antirrábica, deficiências nas condições de alojamento, omissão na identificação de equídeos e asininos e a inexistência de licenciamento da atividade pecuária.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, sendo que a operação contou com a colaboração do médico veterinário municipal de Moimenta da Beira.