Mais de duas mil crianças e jovens são esperados, no domingo (25 de maio), no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu, no âmbito do Jubileu da Educação Cristã, organizado pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Viseu.
Segundo o responsável, Abel Dias, trata-se de “um dia de festa para celebrar a esperança”, que “será marcante para a Diocese”.
“O Jubileu é um tempo de graça, um tempo para nós festejarmos a esperança. Esperança de que o Evangelho seja uma proposta credível para os dias de hoje e, sobretudo, queremos celebrar essa experiência com todas as nossas crianças, nomeadamente com as da catequese e da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica”, disse Abel Dias aos jornalistas.
O responsável referiu, ainda, que “esta é uma oportunidade que a Igreja tem de transmitir a fé” e “preparar estes jovens para os desafios da vida com os valores do Evangelho, sensibilizando-os também para a preservação do meio ambiente".
O acolhimento dos participantes está previsto para as 10h00, seguindo-se várias atividades, com os movimentos diocesanos. Às 11h30, será celebrada a Eucaristia presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano. Às 13h00, haverá um almoço partilhado e, às 14h30, os participantes vão entrar no Estádio para percorrem a pista de atletismo, onde irão atravessar “a porta santa”. O resto da tarde será preenchido com momentos de música, de dança, de partilha e também de oração. As atividades encerram por volta das 17h30.
A iniciativa está inserida no Ano Jubilar da Esperança e surgiu, de acordo com a Diocese de Viseu, há um ano, quando o Coro Infanto-juvenil da Paróquia de Abraveses participou na primeira Jornada Mundial das Crianças, no Estádio Olímpico de Roma.