Cultura no Dão anima época de Natal

Este mês de novembro e durante o mês de dezembro, os municípios que integram a Rede Cultura no Dão (Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo) recebem diversos eventos e espetáculos. Em Mangualde foi recordado no dia 20 de novembro, o músico José dos Santos no projeto Reviver Santos Pinto, com um concerto sinfónico da Orquestra Poema (integrado na Programação Anual da Orquestra Poema).
O programa cultural prossegue no próximo sábado, dia 27 de novembro, às 21h30, no âmbito do 24º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves,  com a atuação da Minnemann Blues Band na Biblioteca Municipal. Banda liderada por Wolffram Minneman.

Em dezembro, as escolas em Mangualde vão ter a oportunidade de assistir, em formato digital, ao espetáculo de teatro musical “O Colar Encantado” e, no dia 19, será possível assistir à peça na Biblioteca Municipal pelas 16h30. No dia 18 de dezembro os “Capitão Mondego” animam o Mercado Municipal de Mangualde, às 21h00.
A 19 de dezembro, pelas 21h00, sobe ao palco do Mercado Municipal de Mangualde “Xico&João” e, no dia 20, atua Tiago Correia com um concerto de saxofone. Já muito próximo do Natal, será a vez de o mesmo espaço receber o espetáculo “Mosca na Sopa”, desta feita a 21 de dezembro, às 21h00. À mesma hora, mas no dia 22 de dezembro, os sons jazz ecoam no Mercado com o “
T r i p a r p i r c/ Rafael Portugal”.
Ainda no âmbito dos espetáculos “Cultura no Dão”, a agenda de dezembro em Mangualde fica concluída, no dia 23 de dezembro, com o espetáculo “Andreia e João”, no Mercado Municipal às 21h00.
O município de Penalva do Castelo aposta na época festiva com uma série de concertos de Natal. No dia 12 de dezembro atua o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, na Loja do Cidadão. Neste mesmo espaço, mas dia 18 é a vez da Tuna Realense e, no dia seguinte, o palco será do Grupo de Cantares Pena Alba e da Casa do Povo de Esmolfe. A 26 de dezembro, a Loja do Cidadão de Penalva do Castelo recebe a peça de teatro, “O Mistério do Colar Encantado”.

 


Publicidade

 

 


2021-11-22 15:39:44
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Autarquia de Penalva do Castelo entrega Cartão Sénior Municipal

O autarquia de Penalva do Castelo entregou o Cartão Sénior Municipal aos primeiros seniores aderentes. Atualmente com 19 pessoas inscritas, o Cartão Sénior Municipal, "enquanto medida de promoção da inclusão social e de cidadania ativa, permite aos beneficiários usufruírem de um conjunto de vantagens e descontos nos 35 estabelecimentos comerciais que aderiram até ao momento", explica a Câmara Municipal.
O mesmo é disponibilizado nos serviços de Ação Social da Câmara Municipal, de forma gratuita, podendo dele usufruir todas as pessoas residentes no concelho de Penalva do Castelo com 65 ou mais anos.

Local

Tondela: Presidente da Câmara condenado a perda de mandato e cinco anos de prisão suspensa

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, foi condenado pelo Tribunal de Viseu a uma pena de cinco anos de prisão suspensa e perda de mandato na autarquia. A leitura da sentença aconteceu esta sexta-feira (26 de novembro) depois de vários adiamentos. José António Jesus tinha sido reeleito no passado dia 26 de setembro.
Em causa, um crime de peculato e dois de falsificação de documento, tendo ficado provado que o presidente da Câmara de Tondela se apropriou de dinheiro público ao receber pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias, quando as viagens tinham sido feitas em viaturas da autarquia. Crimes ocorridos entre 2010 e 2017.
Segundo a juiz presidente do coletivo, a perda de mandato só se torna definitiva após o trânsito em julgado do acórdão.
O autarca fica também proibido do exercício de função pública por um período de quatro anos.

Local

Nelas: conferência sobre prospeção de lítio acontece este sábado (com áudio)

Em Nelas decorre este sábado (27 de novembro), uma conferência sobre a exploração de lítio na região.
Uma iniciativa organizada pela AZU, Associação de Zonas Uraníferas, que tem como objetivo alertar para os impactos que a prospeção do metal tem para a região, como dá conta António Minhoto, presidente da AZU.
A par da conferência, antigos mineiros da Urgeiriça e familiares participam numa marcha de indignação contra os atrasos na descontaminação do urânio nas habitações.

 

Local

Banco Alimentar contra a fome faz, este fim-de-semana, nova recolha de alimentos (com áudio)

Os hipermercados do distrito de Viseu acolhem, este fim-de-semana (27 e 28 de novembro), mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a fome.
Iniciativa que no último ano não foi realizada nos moldes tradicionais por causa da pandemia. Pandemia, aliás, que levou a um aumento dos pedidos de ajuda junto da instituição, como explica Fátima Ribeiro, do Banco Alimentar de Viseu.
A recolha de saco deste fim de semana, ao contrário de anos anteriores, abrange apenas os hipermercados, num total de 16 no distrito viseense. Nos supermercados também é possível contribuir, mas com os vales de alimentos, como refere Fátima Ribeiro.
A responsável pelo Banco Alimentar de Viseu espera na campanha deste fim-de-semana conseguir as 20 toneladas de alimentos.

Desporto

Treinador do Tondela testa positivo à Covid-19

O treinador do Tondela, Pako Ayestarán, testou positivo à Covid-19, o que o vai afastar do próximo jogo frente ao Sporting, marcado para domingo (28 de novembro).
Segundo o clube que milita na 1ª Divisão de futebol “o treinador teve uma tosse ligeira na quarta-feira (24 de novembro) e resolveu não esperar pelos testes regulares e realizou logo nesse dia o teste, o que acabou por se confirmar na quinta-feira à noite”.
Assim, Pako Ayestarán, que se encontra em isolamento, fica afastado do próximo jogo e também deverá falhar a receção ao Moreirense, que está agendada para o dia 04 de dezembro, no Estádio João Cardoso, a contar para a 13.ª jornada do campeonato.
O restante plantel e ‘staff’ do clube ainda não tem os resultados.

Local

Associação Empresarial de Resende prepara o IV concurso de Montras de Natal

A Associação Empresarial de Resende (AER) está a preparar a quarta edição do Concurso de Montras de Natal. Trata-se de um concurso destinado a todos os agentes do comércio local, que possuem estabelecimentos comerciais e/ou de serviços, com montra para o exterior. O objetivo passa por eleger as três melhores montras de Natal em Resende, através de uma votação online na página de Facebook da AER e mais três através da votação por um júri composto por cinco ilustres resendenses. "O propósito basilar desta atividade é dinamizar e promover os estabelecimentos locais, tornando-os mais apelativos durante a época natalícia, apelando ao consumo no concelho de Resende", explica a associação.
A quarta edição do concurso de montras de natal decorre entre os dias 10 e 22 de dezembro. Durante esta época natalícia, os Pais Natal da AER voltarão a animar as ruas de Resende e incentivar ao consumo no comércio local.
Para Joaquim da Conceição Sousa, presidente do organismo “a Associação Empresarial de Resende, depois do sucesso das edições anteriores, acredita que esta será, mais uma vez, uma enorme oportunidade de dinamização e enriquecimento do comércio local e valorização da proximidade dos comerciantes com os consumidores”. “Todos em conjunto, irão criar um ambiente interessante para promover o consumo no Natal, tornando o comércio local ainda mais atrativo durante a quadra natalícia", acrescenta.