A Diocese de Viseu vai ter duas peregrinações no final deste mês de julho, a primeira de 27 a 30, com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, e a segunda, de 28 de julho a 3 de agosto, a Roma, para o Jubileu dos Jovens.
Na primeira viagem são 408 os peregrinos inscritos, num total de oito autocarros, com acompanhamento de oito guias. Uma viagem que conta com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano, e que terá vários momentos altos, entre eles, a procissão de velas, a Via-Sacra ao percurso histórico de Santa Bernadete e a celebração da missa na gruta.
“Vamos pedir pela santificação das famílias, pelas crianças, adolescentes e jovens, rezar pelos avós e idosos, doentes, migrantes e deslocados e orar por mais vocações sacerdotais, missionárias e religiosas para a nossa Igreja Diocesana”, refere o Bispo.
Um dia depois do início desta viagem, os adolescentes e jovens partem para Roma, onde vão participar no Jubileu dos Jovens, de 28 julho a 3 de agosto. No total são 273 peregrinos, sendo que 217 efetuaram a inscrição através da Pastoral Juvenil, que os acompanha nesta aventura. Entre os peregrinos está o Padre Eduardo Abrantes, recém-ordenado, natural do concelho de Mangualde.
O programa em Roma contempla as boas-vindas na Praça de São Pedro e a vigília e Eucaristia presididas pelo Papa Leão XIV.
O Padre Paulo Domingues, responsável pela Pastoral Juvenil na Diocese de Viseu, acredita que esta presença no Jubileu dos Jovens vai “criar nas comunidades um maior espírito de grupo e pertença à comunidade paroquial e à Igreja, que será certamente uma esperança para a Diocese e para a própria juventude”.