É no final de setembro deste ano que o único troço ainda fechado da Linha da Beira Alta, entre Mangualde e Pampilhosa, vai reabrir depois da requalificação da via férrea.
O anúncio da reabertura total foi feito pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, três anos depois do início das obras.
Declarações de Miguel Pinto Luz, esta semana, durante a cerimónia de assinatura do contrato de concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã.
A Linha da Beira Alta encerrou em abril de 2022 por um período previsto de nove meses, mas com sucessivos adiamentos.
Só em novembro do ano passado reabriu o primeiro troço, entre Vilar Formoso, Guarda e Celorico da Beira e no dia 6 de abril deste ano reabriu o troço entre Mangualde e Celorico da Beira, restabelecendo o serviço de transporte de passageiros entre Mangualde e Vilar Formoso.
Nesta altura, falta a ligação Mangualde-Pampilhosa para repor toda a circulação na Linha da Beira Alta, que tem 193 quilómetros. Segundo o ministro das Infraestruturas e da Habitação, a Infraestruturas de Portugal (IP) está a trabalhar na emissão dos certificados de conformidade, no âmbito da regulamentação nacional de aplicação ferroviária. Certificados que são necessários sempre que uma nova linha entra ao serviço ou no caso de grandes obras de modernização, como ocorreu na Linha da Beira Alta.
Foto: Dão Digital