A Igreja de Lamas, na paróquia de Ferreira de Aves, no concelho do Sátão, celebrou 50 anos de dedicação ao culto e consagração do altar, com uma eucaristia presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, na tarde de domingo, 24 de agosto.
Na homilia, o Bispo enalteceu a importância da data realçando o espírito de comunhão, gratidão e renovação da fé ao longo das cinco décadas. “Este é um dia grande de festa para esta paróquia, de um modo especial para esta comunidade cristã de Lamas, com a celebração do 50º ano da construção desta igreja, da sua dedicação e consagração ao altar”, começou por referir D. António Luciano.
A igreja foi construída no lugar onde existia uma pequena capela dedicada a Santo Amaro, tendo na altura sido benzida e consagrada pelo Bispo de então, D. José Pedro da Silva.
O Prelado referiu, ainda, a figura da Igreja como “modelo do nosso caminho para Deus, lembrando que ela é sempre um mistério de salvação, visível na vida dos fiéis. Por isso, a Igreja é santa porque é animada pelo Espírito Santo e é pecadora porque os fiéis são chamados permanentemente à conversão e a viver o verdadeiro caminho de santidade”.
“Esta festa desafia-nos a sermos a Igreja viva, tornando-nos semeadores da graça, construtores da paz, animadores da esperança, vivida com alegria e repleta de dons jubilares”, acrescentou.