A Rede Cultural Viseu Dão Lafões, iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, é um dos 25 finalistas da edição deste ano dos Prémios dos Fundos Europeus, na categoria Portugal + Conectado. Estes prémios distinguem os projetos mais inovadores, sustentáveis e transformadores apoiados pelos Fundos da União Europeia em Portugal.
Além da categoria Portugal + Conectado, a Rede Cultural Viseu Dão Lafões é também finalista na categoria Escolha do Público, na qual todos os cidadãos podem participar. A votação já está a decorrer em www.premiosdosfundoseuropeus.pt/finalistas
Promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, o projeto Rede Cultural Viseu Dão Lafões teve como objetivos dinamizar a expressão artística, valorizar o património e envolver as comunidades neste processo, através de uma programação descentralizada que valorizou o talento local e atraiu novos públicos à região.
Esta iniciativa teve origem na candidatura submetida ao fundo extraordinário “Programação Cultural em Rede”, no âmbito do Programa Operacional Centro 2020, tendo sido implementada ao longo do ano de 2021. O projeto foi concebido com o objetivo de articular uma programação cultural em todo o território de Viseu Dão Lafões, promovendo não só a valorização dos recursos patrimoniais e museológicos regionais, mas também os agentes culturais e turísticos locais.
A apresentação pública do projeto está agendada para 18 de outubro, no Convento São Francisco, em Coimbra, durante a 2ª edição da Mostra dos Fundos Europeus. A gala de entrega de prémios terá igualmente lugar neste evento.