Entre esta terça e o próximo domingo (de 21 a 26 de outubro), o Exército Português instala-se em Viseu, para as comemorações do Dia do Exército 2025.
Promovidas pelo Exército Português, em parceria com o Município de Viseu, as celebrações arrancam com a realização da cerimónia de inauguração das comemorações, pelas 16h00, no Adro da Sé, seguida pela abertura oficial da Expo Exército 2025, instalada no Multiusos de Viseu e no Campo de Viriato.
A Expo Exército 2025 é uma exposição de equipamentos militares, apresentações e demonstrações, assim como momentos de interação que permitem aos visitantes conhecer de perto a história do Exército Português.
Na quarta-feira, com início pelas 9h30, a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu acolhe o Seminário “Horizonte 2045: O Exército Português na Era da Inovação”, que inclui a participação de diversos palestrantes nas áreas da Defesa e da Inovação, explora temas como a “A Força Terrestre Portuguesa na Vanguarda da Inovação” ou “Inovação e Parcerias com a Defesa”, assim como dá a conhecer casos de sucesso nestas áreas.
Na quinta-feira e sexta-feira, as cerimónias passam também pelas cidades da Amadora, Lisboa e Coimbra.
Na sexta-feira, o Mercado 2 de Maio, em Viseu, acolhe, pelas 21h30, o concerto da Orquestra Ligeira do Exército com Raquel Rodrigues. O concerto é totalmente gratuito.
O fim de semana é o ponto central das comemorações, com início no sábado, pelas 9h00, com a abertura do ECO Bootcamp militar, um percurso de obstáculos que alia a aventura e a disciplina e desafia toda a comunidade a participar. Pelas 10H30, no Largo Mouzinho de Albuquerque, decorre a cerimónia de homenagem aos mortos em campanha seguida da inauguração do monumento de homenagem do Exército à Cidade de Viseu, pelas 12h00, no Parque Aquilino Ribeiro. No mesmo dia, o Pavilhão Cidade de Viseu recebe o Sarau Gímnico e Musical, no qual participam a Academia Militar, o Colégio Militar, o Instituto de Pupilos do Exército, a Street Gymn, a Casa do Benfica de Viseu e o Vox Visio Coral.
Ainda no sábado, o Teatro Viriato acolhe o concerto da Banda Sinfónica do Exército com Sílvia Mitev, a partir das 21h30.
Na manhã de domingo, último dia de comemorações do Dia do Exército 2025, está programada a Missa de Ação de Graças e Sufrágio com participação do Coro Diocesano de S. Teotónio, na Sé de Viseu, a partir das 10h00, e mais tarde, pelas 11h30, decorre a Cerimónia Militar, no Campo Viriato. As comemorações do Dia do Exército ficam concluídas com o encerramento da Expo Exército 2025, pelas 17h00, e ainda, no Adro da Sé, pelas 17h30, com a realização da Cerimónia de Encerramento das Comemorações do Dia do Exército.
Foto: Exército Português