O Plátano da Quinta da Cruz, em Viseu, é uma das 52 árvores que este ano participam no Concurso “Árvore do Ano”, competição que decorre em dois níveis, nacional e europeu. A candidatura do Plátano da Quinta da Cruz foi apresentada pela Câmara Municipal de Viseu.
O exemplar viseense tem 43 metros de altura e mais de 6 metros de diâmetro.
A votação aberta ao público, online, vai abrir no dia 3 de dezembro e estende-se até ao dia 7 de janeiro. A árvore vencedora, que vai representar Portugal na competição europeia, será conhecida no dia 12 de janeiro.
O Concurso Árvore do Ano é coordenado, a nível nacional, pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica no âmbito do Concurso Europeu Tree of the Year, uma iniciativa da Environmental Partnership Association (EPA).
A competição pretende destacar árvores de relevância histórica, cultural, estética e biológica, para reforçar a importância da conservação da natureza como garantia de futuro, mas também o de preservar parte integrante do património de um local.