A Residência Municipal de Estudantes de Moimenta da Beira foi inaugurada esta semana, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Presidência, António Leitão Amaro. Segundo a autarquia local, a abertura do novo equipamento assinala um passo decisivo no reforço da coesão territorial e na valorização da oferta educativa no interior do país.
“É uma enorme honra termos entre nós um membro do nosso Governo para inaugurar e visitar um investimento realizado pelo município através de uma candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este investimento resulta de um projeto que muito ambicionamos no passado: trazer o ensino superior para Moimenta da Beira”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.
Foi igualmente recordado o protocolo celebrado em 2022 entre o Município e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), que permitiu a instalação de cursos superiores em Moimenta da Beira. “A nova Residência Municipal surge agora como resposta fundamental para apoiar o crescimento desta dinâmica académica, oferecendo condições de alojamento adequadas aos estudantes”, explica a autarquia.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do IPV, disponibiliza, atualmente, em Moimenta da Beira os cursos de Técnico Superior Profissional (CTeSP): Computação Cloud, Assessoria e Comunicação Organizacional e Intervenção Social e Comunitária.
Foto: MunicÃpio de Moimenta da Beira