Tondela assinalou os 38 anos da elevação a cidade com sessão solene, esta quinta-feira

O 38º aniversário da elevação de Tondela a Cidade foi assinalado esta quinta-feira (18 de dezembro) ao final da tarde, numa sessão solene que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia juntou o executivo municipal, elementos da Assembleia Municipal, presidentes de junta, representantes de associações locais, forças de segurança, bombeiros, entre outro público.
“É um momento histórico que celebramos hoje. Os 38 anos da elevação de Tondela à categoria de cidade são uma data com um significado profundo para todos nós: para o município, para as nossas gentes e para todas as forças vivas de Tondela”, afirmou a presidente da Câmara Municipal. “A elevação a cidade, em 1987, foi uma das nossas maiores conquistas nas últimas décadas. Um feito que deve ser reconhecido por todos, porque marcou de forma indelével a nossa história e o nosso percurso de desenvolvimento”, disse Carla Antunes Borges, acrescentando que Tondela é hoje “a segunda e mais importante cidade da área da Comunidade Intermunicipal” Viseu Dão Lafões, apresentando-se “cheia de vida e com novos polos de atração e novas centralidades”.
Um desses novos polos é o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo (CTE) de Tondela, inaugurado na manhã desta sexta-feira (19 de dezembro), pelo ministro da Economia e Coesão Territorial, Castro Almeida.
Quanto a novos projetos para a cidade, a autarca revelou a intenção de o executivo avançar com uma nova fase de regeneração urbana, envolvendo zonas como o Largo Prof. Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho, a Avenida General Humberto Delgado, a Rua Dr. Teófilo da Cruz, a Praceta Dr. Teófilo da Cruz, a Avenida 25 de Abril e a zona envolvente ao Parque Urbano. “O projeto promete transformar profundamente estas artérias, tornando-as mais modernas, funcionais e atrativas”, referiu.
Na zona histórica, avançará a requalificação da antiga Pensão Matos. O edifício vai beneficiar de uma profunda transformação, sendo transformado em 13 apartamentos com rendas acessíveis, num investimento superior a 1,3 milhões de euros.
“Em breve lançaremos a empreitada a concurso público, complementando uma operação iniciada há uns anos de reabilitação do quarteirão e dotando esta zona de mais habitação numa tentativa clara e profunda de fixar gente e devolver vida ao casco da cidade”, explicou Carla Antunes Borges, acrescentando que o executivo pretende ainda “trabalhar de forma acelerada para concluir as obras financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, designadamente a Loja do Cidadão e o Centro de Saúde”.

A sessão dos 38 anos de elevação de Tondela à categoria de cidade ficou ainda marcada pela homenagem a quatro funcionários municipais e nove dos agrupamentos de escolas que se aposentaram este ano. O município prestou também tributo público a 23 trabalhadores que, em 2025, completaram 25 anos de serviço e de entrega à causa pública.

 

Publicado por: Irene Ferreira
2025-12-19 12:18:11

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Esta semana, a temperatura máxima ronda os 30 graus, na região de Viseu (c/ áudio)

O outono permanece quente, na região de Viseu, com as temperaturas (mínima e máxima) acima do normal para esta época do ano.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta semana, a região regista uma nova onda de calor.
A temperatura máxima vai rondar os 30 graus, o céu  apresenta-se pouco nublado e o vento é fraco, como dá conta a meteorologista Patrícia Marques.
Segundo a meteorologista, a partir de sexta-feira, o tempo pode mudar com a temperatura máxima a descer, mas ainda sem certezas.

Local/Regional

Guias de Mangualde vencem prémio nacional com o projeto 'Em Busca da Medula Perdida' (c/ áudio)

"Em Busca da Medula Perdida", um projeto da 1ª Companhia Guias de Mangualde, venceu o 2º lugar, a nivel nacional, da 3ª edição do Prémio Isabel de Sousa de Macedo, promovido pela Associação Guias de Portugal.
O projeto mangualdense de serviço à comunidade, desenvolvido pelo grupo Ramo Caravela, baseia-se na sensibilização e mobilização para a dádiva de medula óssea e de sangue.
Para Ana Coelho, responsável pelas Guias de Mangualde, é uma honra ver a iniciativa comunitária ser premiada.

Ana Coelho considera que o prémio é também um incentivo para o grupo continuar a desenvolver projetos junto da comunidade.
Novas ideias estão já a ser pensadas, mas o projeto "Em Busca da Medula Perdida" vai continuar a ser desenvolvido pelas Guias de Mangualde.
O objetivo passa também por alargá-lo a outras regiões do país.
O 2º lugar da 3ª edição do Prémio Isabel de Sousa de Macedo foi atribuído às Guias de Mangualde, este domingo (11 de outubro), durante a celebração dos 95 anos da Associação Guias de Portugal.
Esta não foi a primeira vez que a 1.ª Companhia de Guias de Mangualde foi premiada, uma vez que na 1.ª edição foram as vencedoras com o projeto "Lutaremos Sempre por Sorrisos".

Local/Regional

Nelas: projeto PAGE, no Folhadal, chega à final dos New European Bauhaus Awards

O projeto CoMemory – Folhadal Biocultural Memory House que resulta da parceria entre a Escola Superior Agrária da Universidade Politécnica de Viseu com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Nelas está entre os 10 finalistas dos New European Bauhaus Boost Awards. O projeto nasceu do trabalho desenvolvido pelo Projeto “PAGE.Paisagens alimentares com gerações de mulheres inovadoras”, no Folhadal, e leva a memória biocultural e a regeneração comunitária a Bruxelas, onde os vencedores serão anunciados na quinta-feira (15 de outubro).
O projeto resulta do processo de investigação-ação participativa desenvolvido com a comunidade local, centrado na valorização da memória biocultural, dos saberes associados à agricultura e alimentação e das histórias de vida da aldeia. O percurso desenvolvido levou à criação da exposição “Caminhos para uma Enciclopédia Viva no Folhadal” e à progressiva reativação da antiga escola primária como espaço de encontro e participação comunitária.
O CoMemory pretende dar continuidade a este trabalho através da consolidação da escola como Casa Comunitária da Memória Biocultural, como espaço de promoção de atividades intergeracionais, educativas, culturais e agroecológicas e reforçando a ligação entre património local, participação e regeneração rural.
Os New European Bauhaus Boost for Small Municipalities são uma iniciativa da União Europeia, apoiada pelo Parlamento Europeu, criada para reconhecer e apoiar projetos desenvolvidos por pequenos municípios, em especial territórios rurais, vilas e municípios de menor dimensão. Na edição deste ano, os projetos selecionados recebem um prémio de 30 mil euros e apoio de comunicação da Comissão Europeia.
A reabertura da antiga escola primária do Folhadal aconteceu a 1 de março deste ano, marcando uma nova etapa no processo iniciado pelo Projeto PAGE. Desde então, a Junta de Freguesia de Nelas tem assegurado a abertura do espaço ao público em todos os dias úteis, mantendo-o também disponível, mediante marcação, para visitas e para a realização de atividades promovidas pela população.

Local/Regional

Mangualde: município vai requalificar a Avenida General Humberto Delgado e ruas envolventes

O Município de Mangualde vai investir cerca de 700 mil euros na requalificação da Avenida General Humberto Delgado, da Rua Ana de Castro Osório e no arruamento que liga a Rua do Hospital à Avenida General Humberto Delgado.
A obra avança, segundo a autarquia, na próxima segunda-feira (19 de outubro), depois de ter sido assinado o auto de consignação.
A empreitada, que será realizada em três fases, “por forma a minimizar constrangimentos", contempla intervenções nas redes de drenagem de águas residuais e pluviais e rede de abastecimento de água, infraestruturas de telecomunicações e rede de iluminação pública.
De acordo com informações do município, o espaço público também vai ser alvo de intervenção com a substituição e requalificação dos pavimentos dos passeios, zonas de estacionamento e faixa de rodagem, permitindo melhorar as condições de circulação automóvel e pedonal.
“Estamos a intervir numa área fundamental para a qualidade de vida da população, como as redes de água, saneamento e drenagem de águas pluviais. Ao mesmo tempo, vamos qualificar o espaço público, melhorar a circulação e criar melhores condições para quem vive, trabalha ou passa por esta zona de Mangualde”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida.
O autarca realça que a intervenção responde a uma necessidade de modernização das infraestruturas existentes e permite uma abordagem integrada do espaço urbano.
“Quando intervimos numa rua, entendemos que é importante fazê-lo de forma estruturada e duradoura. Não basta colocar um novo pavimento, é preciso renovar as infraestruturas e preparar a cidade para as próximas décadas”, acrescenta Marco Almeida.
A primeira fase da obra irá decorrer na Avenida General Humberto Delgado, entre o cruzamento com a Rua Veiga Simão e o cruzamento com a Rua do Hospital, pelo que a circulação automóvel vai estar proibida a partir de dia 19 de outubro,  por um período de cerca de seis meses.
A segunda fase da empreitada avança na Avenida General Humberto Delgado, a partir do cruzamento com a Rua do Hospital até ao cruzamento com a Rua Ana de Castro Osório e, por fim, será intervencionada a Rua Ana de Castro Osório.
A autarquia mangualdense acrescenta que, no total, a empreitada terá um prazo de execução de 18 meses.

Local/Regional

Mangualde: programa de voluntariado está a ser implementado na freguesia de Espinho (c/ áudio)

Sob o lema “A nossa terra precisa de todos nós”, a Junta de Freguesia de Espinho, no concelho de Mangualde, pretende criar um grupo de voluntariado para apoiar na realização de algumas tarefas comunitárias. 
Visitas ao domicílio, apoio ao estudante e ao idoso, pequenas reparações, proteção animal, entre outras atividades são alguns dos objetivos da medida. Bruno Pinto, o presidente da junta, em declarações à Dão Digital, considera que é importante que as pessoas se sintam úteis e participativas no dia-a-dia da freguesia.
O autarca refere, ainda, que com o apoio dos voluntários é mais fácil atender e chegar de forma mais rápida às necessidades dos fregueses.

Bruno Pinto acrescenta que qualquer pessoa pode ser voluntária, mesmo não residindo na freguesia.

Local/Regional

Piscinas Municipais de Nelas vão ser requalificadas ao nível energético

Até dia 29 deste mês de outubro, o Município de Nelas tem a decorrer o Concurso Público para a empreitada de requalificação energética das Piscinas Municipais da vila de Nelas.
Segundo a autarquia, a empreitada tem um preço base de cerca de 505 mil euros correspondendo a um investimento total de 618.491,55€, com uma comparticipação de 380.514,86€, no âmbito do CENTRO 2030 – FEDER-04116900 | Eficiência Energética.
“Um investimento enquadrado nos fundos estruturais do PT2030, no âmbito dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI)”, refere.
A intervenção tem como objetivo requalificar as Piscinas Municipais de Nelas, bem como a otimização dos consumos energéticos e a melhoria das condições de funcionamento do equipamento municipal.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.

Política de Privacidade e Cookies