A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou nas últimas semanas, uma operação de fiscalização através da Brigada Especializada de Vinhos e Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro, direcionada à verificação do cumprimento das regras na distribuição e posterior comercialização de produtos vitivinícolas, no distrito de Viseu.
Durante a ação de inspeção, a ASAE procedeu à apreensão de aproximadamente 21 130 litros de vinho engarrafado e prontos para serem introduzidos no consumo, dos quais, 11 450 litros de vinho branco e 9 680 litros de vinho tinto, “em claro incumprimento da legislação aplicável”.
De acordo com a entidade, foram instaurados dois processos de contraordenação, por incumprimento das regras das menções obrigatórias na rotulagem de vinhos e falta de comunicação prévia dos rótulos ao Instituto da Vinha e do Vinho.
Foto: ASAE