A Associação dos Antigos Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU), com sede na Urgeiriça, concelho de Nelas, ameaça devolver, à Assembleia da República, o Prémio dos Direitos Humanos recebido em 2021, caso as reivindicações dos antigos mineiros não sejam atendidas de vez.
A tomada de posição foi transmitida pela ATMU à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, com quem se reuniu esta terça-feira (27 de janeiro).
Em cima da mesa esteve a falta de conclusão da descontaminação das habitações do antigo Bairro Mineiro da Urgeiriça. Conclusão das obras que tem vindo a ser adiada pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).
Radioatividade que, segundo o presidente da Associação de Antigos Trabalhadores das Minas de Urânio, é responsável por diversos casos de doenças oncológicas. António Minhoto exigiu aos deputados que se envolvam na resolução das reivindicações dos antigos mineiros.
Em declarações à Dão Digital, António Minho referiu que os parlamentares se mostraram disponíveis para pressionar o Governo para concluir a descontaminação das habitaçõe, assim como dar seguimento a outras reivindicações, como indemnizações às famílias de antigos mineiros que morram com doença oncológica, a construção do Museu Mineiro e a criação de um memorial às vítimas.
Foto: Dão Digital