Em contagem decrescente para o fim do prazo das obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 30 de junho deste ano, as obras de requalificação e ampliação do Bairro Municipal, em Mangualde, encontram‑se, segundo a autarquia, executadas em cerca de 60 por cento.
A intervenção representa um investimento de cerca de três milhões de euros, maioritariamente financiado (2.598.883,88 euros) pelo PRR, através da União Europeia – NextGenerationEU.
“Esta empreitada com fim à vista, é determinante para garantir melhores condições de habitabilidade e mais conforto às famílias. Aproveitámos uma oportunidade de financiamento comunitário a fundo perdido, destinada a projetos desta natureza”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, que se deslocou ao Bairro Municipal para acompanhar as obras, integradas na Estratégia Local de Habitação de Mangualde.
Construído na década de 50 do século passado, o bairro está a ser alvo de uma intervenção que, segundo a autarquia, preserva a traça original e incide em dez moradias geminadas e respetivos anexos. A obra inclui ainda a remodelação de infraestruturas e a melhoria dos espaços públicos envolventes, “contribuindo para a valorização de toda a área urbana".
As 20 famílias que habitam o Bairro Municipal encontram‑se temporariamente realojadas, enquanto decorrem os trabalhos.
Após a conclusão das obras, o Bairro Municipal passará a dispor de 20 fogos, de tipologias T2 e T3, reforçando a resposta habitacional do concelho.