2025 é considerado o melhor ano de sempre para a região de Viseu Dão Lafões, no que diz respeito ao turismo. Os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos à atividade turística de 2025 confirmam que foi o melhor ano de sempre para a região. Viseu Dão Lafões registou um aumento de 4,68% no número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico, para um total de 363,7 mil (a média nacional cresceu 2,96%). Nas dormidas, Viseu Dão Lafões teve um acréscimo de 3,66%, para 655,4 mil (também acima da média nacional, que foi de 2,15%). Os números estiveram em destaque na abertura oficial da presença conjunta dos 14 municípios de Viseu Dão Lafões na edição 2026 da Bolsa de Turismo de Lisboa, na quarta-feira (25 de fevereiro).
Além do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, a inauguração do Stand da CIM Viseu Dão Lafões contou com a presença da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno. “Quiz o acaso que estivesse aqui no meu último dia de funções a visitar a BTL. É muito gratificante estar convosco e encontrar os melhores autarcas do mundo. É um privilégio. Esta é uma região com uma riqueza e diversidade muito próprias. Quero salientar o caminho extraordinário que esta CIM percorreu, com pensamento estruturado, com estratégia. E quero deixar um agradecimento à competência de Nuno Martinho, secretário Executivo da CIM, sempre um parceiro exemplar junto da CCDR”, afirmou Isabel Damasceno. Antes, João Azevedo, presidente da CIM, já tinha feito questão de expressar a gratidão dos autarcas da região pelo seu contributo para o território enquanto presidente da CCDR.
O primeiro dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2026 destacou a programação dos municípios de Viseu e de Tondela. Foi um dia igualmente de forte aposta na dimensão gastronómica e vinhos, com os Chefs Diogo Rocha e Inês Beja.
Em pleno pavilhão 2 da BTL, a CIM Viseu Dão Lafões destaca-se com um stand que acolhe a ativação do território na BTL até dia 1 de março. Sob o mote “Segue o Coração”, a região apresenta uma estrutura de dois pisos e três palcos, onde o património e os labirintos dos Jardins Históricos servem de cenário para uma programação vibrante de cinco dias, que aposta na gastronomia, nas artes e nos ofícios dos 14 municípios.