A quarta fase das obras na Sé de Viseu, que integra o programa global iniciado em 2012, arrancaram no final do mês de fevereiro e deverão ficar concluídas em agosto, segundo a Diocese de Viseu.
Os trabalhos de conservação e restauro, que representam um investimento de cerca de um milhão e 200 mil euros, têm como objetivo preservar e valorizar o património histórico e artístico, contemplando retábulos, painéis de azulejo e esculturas.
Os azulejos do Claustro Superior e Inferior, do corredor de acesso à Sacristia, da Capela de São João Baptista, da sala do Cabido (Museu de Arte Sacra), da Torre Sul, da Sala Capitular e da loja do Museu vão ser alvo de intervenção.
Ao nível dos trabalhos em madeira, vão contemplar o pavimento da Capela-Mor, diversos retábulos, o cadeiral do Coro-Baixo, o portão da Capela Tércia, os bancos do Claustro Inferior, nove esculturas de vulto, o suporte dos cabeçotes dos sinos da Torre do Relógio, a porta principal de acesso à Igreja e vários vãos exteriores em madeira maciça.
A intervenção refere-se, ainda, à conservação do catavento da Sé, bem como de gradeamentos, guardas, portões, rufos e caleiras. Vários elementos em pedra também serão alvo de intervenção, nomeadamente nas capelas e retábulos, assim como os pavimentos, inclusive o Passeio dos Cónegos. Serão ainda recuperados os vãos exteriores de vidro.
Foto: Dão Digital