Penalva do Castelo recebeu, este domingo (19 de abril), o 1º Ínsua Nature Trail, organizado pela Junta de Freguesia de Ínsua.
Participaram cerca de 550 pessoas, distribuídos pelas modalidades Trail Longo 18 Km, Mini Trail 14 Km e Caminhada 8 Km. De acordo com a organização, a iniciativa foi “um verdadeiro sucesso, reunindo centenas de participantes, entusiastas da natureza, num dia marcado pelo desporto, convívio e valorização do património natural”.
A Junta de Freguesia de Ínsua refere ainda que um dos destaques foi a “expressiva” participação de atletas provenientes de diversas localidades do país, “evidenciando o reconhecimento do evento a nível regional".
“O percurso proporcionou aos atletas uma experiência única, combinando trilhos desafiantes com vistas deslumbrantes. O trail foi ainda reforçado pela passagem por locais de elevado interesse histórico e zonas representativas da atividade económica do concelho, proporcionando aos participantes não só um desafio desportivo, mas também uma verdadeira viagem pelo património local”, acrescenta.
Ao longo do percurso, os participantes contactaram com tradições, paisagens rurais e espaços que refletem a identidade e dinamismo económico da comunidade.
“Com este resultado positivo, o Ínsua Nature Trail afirma-se como uma referência no calendário regional de trail running, deixando fortes expectativas para futuras edições”, conclui a Junta de Freguesia de Ínsua.
Foto: Montanha Clube de Mangualde