O Dia Mundial da Dança, em Viseu, está a ser assinalado com diversas propostas e estilos. O programa decorre até sábado (2 de maio), na Casa da Ribeira, no Antigo Orfeão de Viseu, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, no Palácio do Gelo, na Enérgica - Associação Juvenil de Viseu e em vários espaços públicos.
A programação iniciou no Palácio do Gelo com um espetáculo de dança da Escola Streetgymn ForLife. Até esta quinta-feira, a escola organiza várias atividades para todas as idades.
O movimento chega à Casa da Ribeira com workshops de Danças de Salão organizados pela My Way Associação.
Também esta quarta-feira, o Antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, acolhe iniciativas de Lindy Hop, Hip Hop e Locking, dirigidas pela My Jam Dance School. Já na sexta-feira (feriado de 1 de maio), a Pedro & Fernanda – Escola de Dança convida os participantes a aprenderem movimentos de Kizomba e Bachata. Na noite anterior, a escola de dança organiza também um baile social, no Mercado 2 de Maio. Aqui, momentos antes, a Escola de Dança Lugar Presente vai promover um espetáculo com os alunos do ensino articulado e em regime livre.
O público vai ainda poder aprender os princípios do Ballet Clássico com três aulas abertas na Enérgica - Associação Juvenil de Viseu, esta quarta-feira. Neste dia, a dança espalha-se pela cidade, com vários locais a serem a pista de dança de Flash Mobs. A Escola de Dança Lugar Presente promove as iniciativas na Escola Secundária Emídio Navarro, na Praça D. Duarte, na Rua Formosa, na Praça da República, no Parque Aquilino Ribeiro e na Escola Grão Vasco. Quarta-feira e sábado, a Viseu a Dançar vai ainda organizar uma zona de dança na Rua Formosa.
A programação termina com uma atividade de histórias em movimento para bebés na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, dinamizada pela AM’arte. À tarde, sobem ao palco do Mercado 2 de Maio os alunos da Pedro & Fernanda – Escola de Dança, da AM’arte e da My Jam Dance School, com espetáculos de dança.
Foto: Freepik