O Museu Terras de Besteiros, em Tondela, vai receber uma nova exposição temporária a partir desta segunda-feira (dia 11 de maio). “Os Segredos da Olaria de Molelos” é o título da mostra de fotografias da autoria de Carlos Abreu e Sílvia Fragoso.
A exposição é constituída por cerca de cinco dezenas de fotografias a preto e branco, algumas delas já com algumas décadas. As imagens representam antigos oleiros de Molelos, outros centros produtores de olaria negra e os ceramistas da localidade no seu trabalho na oficina e na Soenga. As fotografias que integram a mostra revelam ainda crianças a trabalharem o barro na roda de oleiro, numa imagem que invoca a necessidade de transmitir este saber-fazer ancestral.
A mostra estará dividida em dois núcleos, um no Museu Terras de Besteiros, patente de 11 de maio e 20 junho. Já o outro núcleo poderá ser visto na Soenga, evento que terá lugar no Parque das Raposeiras, em Molelos, nos dias 16 e 17 de maio.
Foi de Carlos Abreu que partiu a ideia de documentar em imagem a Louça Preta de Molelos. Em 2024 lançou o desafio a Sílvia Fragoso para fotografarem em conjunto a atividade dos oleiros de Molelos, no dia a dia e durante a realização da Soenga. Foi assim que nasceu a exposição que promete desvendar “Os Segredos da Olaria de Molelos”.