O Teatro Viriato, em Viseu, apresenta “Teatro Paraíso – Palavra Ambulante”, um espetáculo itinerante produzido pela companhia Trigo Limpo Teatro ACERT, esta sexta-feira e sábado (5 e 6 de junho), às 21h30, no Jardim de Santo António, em Viseu.
Instalado numa carrinha transformada em teatro ambulante, o espetáculo tem o propósito de relembrar as bibliotecas itinerantes e o cinema sobre rodas, recuperando a dimensão comunitária e próxima do teatro de rua.
Com o intuito de continuarem o legado, um avô decide deixar uma herança aos três netos: uma antiga carrinha de cinema e biblioteca ambulante. Os três, artistas desempregados, decidem cumprir a vontade do avô, mesmo não sabendo de todos os segredos do ofício.
Entre peripécias, histórias fragmentadas, memórias soltas e momentos improvisados, o espetáculo coloca a oralidade e a relação com o público no centro da experiência cénica.
A palavra, elemento unificador do espetáculo, atravessa o teatro, a música, o cinema, levando a criação a espaços e públicos fora dos circuitos habituais, para ser, como dizem os criadores, "uma casa da hospitalidade".
A peça integra, ainda, referências textuais de José Saramago, João Maria André e Michel Séonnet, incorporando no seu universo dramatúrgico uma reflexão sobre memória, hospitalidade e transmissão. Neste contexto, a palavra assume-se como um elemento vivo e estruturante da criação teatral.
O espetáculo conta com a interpretação de Afonso Cortêz, José Abrantes, Maria Ferreira e Mia Henriques.
A peça acontece no Jardim de Santo António, junto à Escola Emídio Navarro. A entrada é gratuita.
© Daniel Nunes